O único hábito

Estabelecer hábitos é difícil. Estabelecer hábitos é frequentemente uma tarefa desafiadora devido à natureza intrínseca do nosso comportamento humano. Nossos cérebros são programados para economizar energia e, portanto, tendemos a resistir a mudanças, preferindo a comodidade do familiar. Além disso, a criação de hábitos requer consistência e repetição ao longo do tempo, o que pode ser difícil de manter em um mundo repleto de distrações e demandas constantes. O fato de que os resultados dos hábitos muitas vezes não são imediatamente visíveis pode levar à desmotivação. No entanto, compreender esses desafios e adotar estratégias eficazes pode tornar o processo de estabelecer hábitos mais gerenciável e gratificante a longo prazo.

Minha abordagem no momento é simplificada. Eu escolho um hábito-chave, que vai impactar todos os outros, e foco apenas nele. Um hábito-chave, frequentemente chamado de “hábito mestre” ou “keystone habit”, é um hábito que tem o poder de desencadear uma série de mudanças positivas em sua vida. Esses hábitos-chave funcionam como catalisadores, influenciando outros comportamentos e escolhas de forma positiva. Quando você desenvolve e mantém um hábito-chave, ele cria um efeito dominó que melhora diversas áreas da sua vida. Por exemplo, o hábito de fazer exercícios regularmente pode ser um hábito-chave, pois tende a levar a uma alimentação mais saudável, a uma maior disposição mental e a um melhor sono, afetando positivamente a sua saúde geral e bem-estar. O que eu tenho recomendado cada vez mais e explorado na minha vida é essa estratégia de escolher um hábito para focar e o resto simplesmente acontece.

Por isso, no meu caderno do ano, eu criei uma tabela simples, em uma página, em que vou trackear esse hábito. A ideia é manter um registro visual da minha prática diária pra ser uma fonte de compromisso e motivação adicional. Além disso, essa tabela pode ser uma ferramenta útil para identificar padrões e tendências no meu comportamento ao longo do tempo. Por exemplo, posso perceber que sou mais consistente nos dias úteis do que nos finais de semana, me levando a repensar algumas atividades.

Nem todo hábito precisa ser trackeado. A escolha de rastrear um hábito ou não depende muito da importância que você atribui a ele e de seus objetivos pessoais. Alguns hábitos-chave ou aqueles que você está tentando estabelecer pela primeira vez podem se beneficiar do rastreamento, pois isso fornece uma forma tangível de acompanhar seu progresso e criar responsabilidade. No entanto, há muitos outros hábitos que podem ser tão automatizados em sua vida diária que não exigem monitoramento constante.

A chave está em encontrar um equilíbrio que funcione para você. Rastrear aqueles hábitos que são importantes para seus objetivos e que você deseja monitorar de perto. Para outros hábitos que já são parte natural de sua rotina, você pode simplesmente aproveitar os benefícios que eles oferecem sem a necessidade de acompanhamento constante. A flexibilidade e a adaptabilidade são fundamentais quando se trata de desenvolver e manter hábitos saudáveis em sua vida.

Obs: Eu sei que vão aparecer comentários perguntando qual é o meu hábito. Essa informação não acrescenta em nada na sua trajetória pessoal. É uma informação minha. O importante do post foi mostrar como fazer, para que você possa aplicar para os seus hábitos que quer incorporar ou tirar. Foco na coisa certa. Let it rip.

Sobre a autora

Thais Godinho

Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.

Você também pode gostar...

1 Comment

  1. Adorei essa ideia! Acho que vou focar em rastrear meus exercícios! Obrigada thais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.