Bom, chegou a hora de falar sobre isso no blog, haha. E eu fiquei surpresa ao perceber que nunca tinha escrito a respeito.
“Magic, the gathering” é um jogo de cartas + estratégia + rpg que foi criado ali por volta de 1993 mas eu só tive contato pela primeira vez em 2004 ou 2005, através de dois amigos do meu trabalho que jogavam e eu fiquei apaixonada pelas cartinhas. Isso quer dizer que eu tenho esse hobby há 20 anos (..!), e atualmente ele virou meu hobby preferido novamente, então por isso senti vontade de escrever a respeito (já que este mês estamos falando sobre LAZER).
Quando eu conheci Magic, meu interesse era em aprender a jogar, mas a galera que jogava já era muito nerd e conhecedora do jogo, então eu me sentia deslocada. Porém, eu amava as cartinhas. Sempre achei as artes lindas. Assim, acompanhava os eventos, os torneios, mas me atinha a ser uma simples colecionadora. Assim foi durante anos.
Quando o Paul nasceu, eu estava em um movimento de destralhar a casa e todas as coisas que eu não tinha mais como hobby. Vendi meus equipamentos de trilha e camping, por exemplo, entre outros. Mas eu nunca consegui me desfazer da pasta que eu tinha com os meus cards. Ainda bem! Porque, alguns anos depois, essa paixão voltou com tudo e uma das coisas que eu mais gosto de fazer é reorganizar as minhas cartinhas e revisar minha coleção.
A coisa de aprender a jogar mudou quando foi lançada a versão online do jogo, o Magic Arena. Porque lá tem tutoriais e, durante um torneio, você é orientado quanto às regras, o que cada carta faz, o que pode e o que não pode fazer. E isso é MUITO didático, ajuda muito, além de ser divertido. Todos os dias você tem missões, ganha pontos, dinheirinhos, e isso permite comprar as cartas, montar seus decks e tudo o mais. Para mim, tem sido uma diversão diária e gosto demais.
Eu paro para pensar que a gente pode se permitir ter algumas coleções de coisas na vida, mas o que garante que é uma coleção e não um simples acúmulo é a sua capacidade de cuidar da tal coleção. Hoje eu vejo que as minhas coleções são:
- cards de Magic
- decks de tarô (temos um padrão aqui haha)
- livros
- discos de vinil
- relógios de pulso
- ímãs de geladeira com os lugares que eu já visitei
E é isso. Não é tanta coisa assim e essas coleções tornam a minha casa e a convivência nela mais feliz. <3
E sobre aprender a jogar, foi o que falei outro dia neste corte aqui – você não precisa ser bom no seu hobby. O hobby é pra você curtir, se divertir, e isso basta. Eu amo muito Magic. <3 Mais alguém aqui também adora esse “crack de papel”? haha Deixe um comentário.
Nossa eu só fui conhecer Magic lá por 2014 também por influência do pessoal do trabalho, mas na época eu achei tudo muito complicado.
E ai não me interessei muito também, principalmente pq todo mundo era muito viciado então a diferença era muito grande.
Realmente agora com o Arena da pra brincar mais e ir aprendendo aos poucos.
E sim, nossa as artes das cartas são muito bonitas, com estilos dos mais variados, muitas técnicas diferentes mas muito bonitas.
Bonito é você =*
Meu primeiro contato com o Magic foi em meados de 2002, que saudade… infelizmente, nunca aprendi a jogar de fato, eu só ia comprando e guardando as cartinhas porque eu achava tudo muito bonito. Sobre coleções, eu coleciono tampinhas! Rsrs
O Magic Arena é muito didático. Eu adoro.
Eu levei um susto! Eu já gostava do blog, agora com Magic num post… mais ainda =)
Sou meio veterano no Magic, estamos falando de 1998. Parei, voltei, parei, estou voltando para jogar com a minha esposa.
Magic é legal demais. Que bom que convenceu sua esposa haha
Olá! Magic é mais que um simples jogo ou hobbie, ele me ajudou a passar por fases de depressão fortíssima, momentos de crises amorosas, no magic eu fiz meus grandes amigos de hoje. Conheci tb lá por 2002, parei e voltei diversas vezes, com a última vez sendo ano passado, voltei em fevereiro e parei mês passado, vendi tudo que consegui nesse 1 ano e pouco e comprei um pc pra estudar. Daqui a um ano volto novamente. Um problema sério do jogo é as cartas serem caras demais nos formatos de entrada ao competitivo. Se isso melhorasse, acho que mais pessoas conseguiriam jogar. Beijos!
Que depoimento legal, Joao. É o que o pessoal fala: Magic também é o “gathering” né?
O Arena me motiva a jogar mais competitivamente. Talvez você curta também!
Que legal, Thais! Sou da turma do RPG desde 1998, conheci Magic por lá, mas nunca fui de jogar/colecionar por motivos de dinheiros hahah. Recentemente conheci Arkham Horror e achei mais minha cara, por conta das histórias e pelo modo single player… você conhece esse? Obrigado por compartilhar!
Não conheço, mas eu amo rpg e sei que se eu entrar nessa eu não saio mais hahaha vou procurar. Obrigada pela dica.
Meu marido está jogando neste exato momento, com mais 5 amigos, aqui em casa. Eu acho interessante, mas nunca aprendi a jogar – só organizo as cartas para ele, rsrs… a história dele com isso tb começou 30 anos atrás, então reconheço que é um “crack de papel”, rsrs…
hahaha mas o mais importante sobre o Magic é que você nunca aprende a jogar. É complexo e cheio de nuances. O importante é se divertir e ir aprendendo aos poucos.
Que legal! Não conhecia este jogo, Thais! De fato, as cartinhas são lindas!!!!!! Neste mês de julho, com o tema do mês, redescobri o prazer dos quebra-cabeças! Sempre fui muito fissurada neles! Abandonei quando saí do ensino médio e mergulhei no trabalho! Mas, vejo hoje ser totalmente possível retomar algo tão prazeroso. Já inseri na minha listinha de comprar um quebra-cabeça de 500 peças, pra começar!!!!! Muito TOP!!!!!! Tô super animada!
Nossa, eu amo quebra-cabeça também!
Se você quer ver cartas LINDAS e EXUBERANTES, conheça o DIXIT! Além de ser um jogo muito legal que envolve criatividade e sagacidade. 😀
ai SOCORRO hahahahaha
isso foi o meu bolso
Adorei o post! Depois de muitos anos longe, voltei a jogar ano passado (aos 36 anos) e vem sendo super legal também. Engraçado pensar que já posso ter jogado contra você no Arena! Ou que a qualquer hora te encontro lá =*
Se encontrar dá um toque haha
Eu estou como /thaisgodinho mesmo, pode me adicionar se quiser 😉
Poxa… e eu aqui achando que só temos pessoas serias aqui. Nunca ouvi falar nisso, mas admito. As vezes jogo minecraft hahaha
Aprendi jogar pra brincar com meu filho quando ele tinha 5anos… hoje quem não tem condenação pra jogar de verdade contra ele que atualmente tem 11 e nem gosta mais sou eu. Brinco as vezes p me divertir…
hahaha Magic e Minecraft são seríssimos ok