A linkagem de domingo é uma coletânea de posts que eu li e gostei durante a semana anterior. Os assuntos não necessariamente têm a ver com organização, mas definitivamente sempre são relacionados ao blog.
- A Folha de SP realizará nos dias 6 e 7 de julho um evento virtual sobre a educação pós pandemia. Achei que poderia ser interessante para os meus leitores professores e também pais.
- Eu sempre falo sobre a importância de contextualizarmos as nossas discussões sobre produtividade dentro de um contexto maior (outro dia fiz um post sobre minimalismo que trazia essa abordagem). Tenho acompanhado um novo canal sobre o assunto, o Mente Minimalista, do Gianini, com a participação de sua esposa Patricia (que também tem um canal sobre nutrição e culinária chamado Sabor com saber). Eles são adventistas e essa informação contextualiza, a meu ver, de maneira significativa a abordagem deles como um todo. Esta semana o Gianini começou uma nova série chamada Mente Minimalista. O primeiro episódio é muito bom, com uma ótima apresentação e interpretação da obra do Thoreau. Aproveite também para dar uma força e contribuir com o projeto do livro dele no Apoia-se.
- E já que estamos dando dicas de canais, queria deixar aqui a recomendação, se é que você ainda não conhece, do canal da Cristal Muniz, que fala sobre sustentabilidade, consumo consciente e é autora do blog e livro “Uma vida sem lixo”. O canal dela é cheio de dicas maravilhosas para diminuirmos nosso impacto no mundo de modo geral. Eu estou na fase atual da minha transição para o veganismo de substituir cosméticos e produtos de beleza (ainda tenho muita coisa que comprei antes de iniciar a transição, há quase um ano), substituindo por produtos naturais, feitos em casa, e ela tem sido fundamental nesse meu processo de reeducação. Espero que te ajude também, ela é ótima.
- Aproveitando que estamos falando sobre minimalismo, simplicidade voluntária e sustentabilidade, vale a pena relembrar essa palestra clássica do Jorge Mello no TEDx Pelourinho sobre “simplicidade como caminho”.
- Pesquisa feita pela FIA e pela FEA (USP) diz que 71% dos executivos entrevistados se sente motivado a continuar trabalhando em modelo home-office após o fim da pandemia e da coisa toda que estamos vivendo.
- Alô você que quer aprender mais sobre EAD. Já considerou o Tik Tok?
- Ótimo artigo em inglês: 5 coisas para se lembrar quando você não acredita em si mesmo.
- Texto oficialzão no site do GTD sobre você não precisar organizar suas próximas ações junto com os seus projetos. Esse é um dos temas mais perguntados por quem usa o método GTD e um dos cliques mais importantes que você precisa ter na sua cabeça quando estiver implementando o método.
(Use o Google Tradutor se não conseguir ler em inglês. A tradução não fica perfeita mas dá pra entender, e vale a pena!)
Boa semana para você. Se cuida.
Thais, conheci o trabalho do Matheus, do VidaVeda, por sua causa e fiquei feliz, quando ele contou um pouco sobre sua rotina, ao perceber que ele é minimalista e se preocupa muito com o meio ambiente. Até comentei no vÃdeo dele como venho pensando muito nisso: minimalismo, preocupação com o meio ambiente, ayurveda, vegetarismo/veganismo. Como, para mim, começo a pensar que um vai te levando para o outro. E agora lendo aqui sobre você, outra pessoa que admiro, fico feliz em saber que também está nesse caminho. É um caminho longo, de muito estudo e muitas mudanças em nossa vida, mas aprendi com tantos exemplos que a mudança deve ser gradual, entendendo e pondo em prática aos poucos, cada um em seu tempo. Parabéns Thais por sempre nos trazer informações e indicações maravilhosas.
Obrigada. Sim. â¤ï¸
Bom ver algumas dicas… Cristal acho que de fato agrega muitissimo, incorporei algumas coisas em minha rotina, outras vou incorporar quando conseguir, quando estiver no momento. Já o Gianini o pouco que vi achei repetitivo, mas de repente não vi o suficiente.
Nos cuidemos, todos…
Gostei das sugestões: principalmente do mente minimalista. Estive a ver vÃdeos desse canal.
Com a quarentena eu ando mais introspectiva … isso é bom ou é mau?
O que posso fazer em relação a isso? Queria dicas
Oi, thais, vc tem horários especÃficos para ler blogs, notÃcias, se manter informada e inspirada?
Não mais, mas geralmente quando acordo.