Carta da Editora – Setembro 2020

Toda primavera traz consigo um sentimento de renovação.

Nos Estados Unidos, eles têm uma prática chamada “spring cleaning”. É quando eles fazem uma super faxina em casa, semelhante, talvez, à que a gente faz por aqui no Brasil na época do ano novo civil, entre dezembro e janeiro. Limpa-se tudo, doa-se e vende-se aquilo que não vale mais a pena manter.

A primavera é essencialmente uma estação de frescor. Por aqui, em São Paulo, é época de chuva. Ainda não está calor, apesar de termos alguns dias mais gostosos nesse sentido. Dá para sair na rua de shorts e camiseta. Assim como tem dias mais frios, com aquela brisa geladinha. É efetivamente o que se chama de “meia estação”.

Além de tudo, setembro é o mês do meu aniversário.

Acredito de verdade que todo dia a gente inicia um ano novo. No entanto, neste mês, em especial, eu gosto de iniciar o meu planejamento anual com base no dia do meu aniversário. Pretendo falar mais sobre isso ao longo do mês mas, para introduzir o tema, estou entrando no ano pessoal 2, de acordo com a numerologia, e isso acaba influenciando um pouco o meu foco. Eu já sinto as energias desse ano há um mês, mais ou menos, com a vontade de entrevistar pessoas, renovar parcerias e estar junto (mesmo que separados, devido à pandemia).

Se a gente puder fazer uma analogia com o processo de organização em si, setembro traz um convite para 30 dias de destralhe com foco na renovação. Se você pudesse colocar a si mesma/o um desafio de se observar nos próximos 30 dias e, diariamente, destralhar algo, como seria?

Continuamos vivendo um momento histórico sensível e importante para a humanidade. Outros países estão enfrentando o mesmo que a gente, ainda que, aqui, com dimensões maiores, a gente não consiga estimar tanto o tamanho do “estrago” além do que é noticiado pelos veículos da grande imprensa. Mas ainda não estamos “normais”. Nenhum lugar está. Não deixe que o falso senso de “retomada” te leve a tomar decisões inconsequentes.

De qualquer maneira, quero deixar o meu convite para que, este mês, você reflita sobre esse sentimento de renovação, pensando sobre a sua vida mesmo. O que é hora de deixar pra trás? Que novo você gostaria de abraçar? Como falei, todo dia pode ser um ano novo, se a gente quiser enxergar assim. Desse modo, como você pode trazer para o seu presente esse sentimento de renovação?

Fica comigo que ao longo de setembro podemos fazer isso juntos.

Tenha um bom mês. Seja feliz. <3

Thais

Sobre a autora

Thais Godinho

Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.

Você também pode gostar...

10 Comments

  1. ai, eu estou tão animado com esse clima de renovação. Nunca me importei muito com ciclos da natureza, mas este ano vem sendo atípico e esta fazendo tanto sentido pra mim. Empolgado.

  2. Acho engraçado você falando como setembro é um mês agradável e inspira renovação, me faz pensar como moramos num país imenso e diverso e cada região tem suas impressões. Eu moro no centro oeste e o sentimento que temos aqui é que setembro é um meses mais difíceis do ano, temos um clima terrível, muito quente seco, cheio de fumaça… Aqui costumamos ter esse sentimento de renovação em outubro ou novembro, quando começa a estação da chuva, aí sim vem esse sentimento de renovação, início de um novo ano, um novo ciclo…
    Gosto muito de ler seus textos, Thais, é bem bacana esse tipo de comparação de realidades

  3. Coincidiu de chegar meu aspirador de pó vertical e começar a faxinar loucamente hoje! 😍
    Feliz aniversário adiantado!

  4. Um excelente mês para você Thaís! Me identifico muito com vc, só faltou fazer aniversário no mesmo dia… mas, até nisso há uma coincidência: minha filha faz aniversário dia 25 também.
    Parabéns por tudo! Felicidades!

  5. Me conectei muito com este texto e vou usar setembro para destralhar. Também amo setembro, talvez porque sempre associei à primavera, apesar de ser quase no final do mês, e a minha escola de Ed Infantil ficava toda enfeitada e florida. Aqui em Niterói começa a esquentar de novo. O clima é limpo e fresco. Nossa escola fazia festa da primavera e tudo mais… No entanto a pandemia…

  6. Ultimamente tenho olhado muito pra mim mesma (como nunca fiz antes em toda minha vida) e tenho refletido muito sobre o descansar como algo relacionado ao destralhe. O meu corpo vem pedindo para diminuir o ritmo há um bom tempo. Estou igual a celular quanto tem muitos arquivo e começar a “bugar” kkkkkk estou assim. Meu destralhe desse mês terá como foco o descansar (ja solicitei até uma semana de descanso no meu trabalho – já que não tive ferias). Preciso ficar bem. Obrigada, Thais, por compartilhar tanto conteúdo que agrega e faz as pessoas olharem mais para si e para os outros também. Um abraço virtual 🙂

    1. Ótimas resoluções. Obrigada por comentar.

  7. Pois eu moro em Portugal e em setembro recebemos o outono. Mas é engraçado porque eu sempre associei o setembro a um mês de recomeço: é o regresso às aulas para as crianças e ao trabalho para os mais crescidos, depois das férias de verão. Gosto mais de revisitar o meu plano de vida em setembro do que no ano novo. E também faço anos no outono, em outubro, talvez por isso goste tanto desta estação do ano. Estou a adorar o seu blog e canal de YouTube. Obrigada pela partilha e pelo seu jeito para ensinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.