Paul completa 5 meses hoje. Ele está realmente naquela fase que todo mundo acha “uma delÃcia”, pois passou o terror do começo e ainda não chegou a época dos dentes!
De acordo com o padrão, uma criança com 5 meses já deve estar fazendo as seguintes coisas:
- manter a cabeça firme quando colocado de pé – ok
- levantar o peito com o apoio dos braços quando estiver de bruços – ok
- girar o corpo para um lado – ok
- concentrar sua atenção em objetos pequenos – ok
- dar gritinhos de alegria – ok
- sorrir espontaneamente – ok
- tentar alcançar um objeto – ok
- pegar um chocalho com os dedos ou com as pontas dos dedos – ok
Coming soon:
- dentição
- menos sonecas durante o dia
- sentar sozinho
Nos últimos três dias ele tem estado choroso e eu suspeito pela primeira vez (de verdade) que sejam os dentes, porque ao dar papinha, ontem, ele deu uma mordida mais forte na colherzinha de plástico e chorou. Tentei ver a gengiva mas ele simplesmente não deixa, mas acho que a vi meio esbranquiçada sim.
Por aqui, nós decidimos assumir de vez a cama compartilhada. Onde isso vai dar, eu não sei, mas o Anderson insiste tanto que eu nem tenho mais argumentos. Farei um post a respeito, por isso não entrarei em detalhes agora. No final das contas, balanceei os prós e os contras e achei que valia a pena.
Ele tem acordado ultimamente antes da mamada dos sonhos, porque o Anderson fica brincando com ele quando ele acorda. Simples assim. Estou tentando mudar isso porque ontem, por exemplo, ele ficou acordado brincando e agitando demais. Se acordar, mamar e dormir, tudo bem, mas brincar é complicado. A conclusão é que a Encantadora de Bebês só funciona se pai e mãe estiverem de acordo com o método. É difÃcil você fazer tudo certinho e o papai fazer diferente. Não é uma crÃtica – é como as coisas funcionam. Preciso respeitar o direito dele também, não é? Então não posso esperar que seja sempre perfeito. Mas tudo bem, nós três estamos ótimos. É questão de adaptação.