Um guia simples para você destralhar a sua casa neste início de ano.
- FAZ SENTIDO?
Será que esse objeto ainda faz sentido para a vida que você tem hoje?
Talvez antes ele tenha feito, mas não faz mais. Desapegue! Abra espaço para o que é importante HOJE. - USEI NO ÚLTIMO ANO?
Essa pergunta é clássica e você pode mudar o período se fizer mais sentido para você. 1 ano, 6 meses, 3 anos (antes da pandemia)… você que sabe. O importante é fazer essa reflexão porque às vezes você acha que usa bastante o objeto mas, quando reflete, vê que não usa há muito tempo! Qual o motivo para manter guardado então? Será que você não está ocupando esse espaço à toa para um objeto que não vai usar mais? - PRETENDO USAR ESTE ANO?
Se você não vê uma finalidade útil para um futuro próximo, vale a pena manter? - COMPRARIA DE NOVO?
Às vezes a gente mantém uma coisa simplesmente porque já comprou e “já está ali mesmo”. A pergunta “será que eu compraria de novo hoje em dia?” pode ajudar a refletir se a compra foi por impulso ou se ela ainda faz sentido. Se a resposta for não, você pode querer questionar a posse e o armazenamento desse objeto em casa.
Existem muitas perguntas que você pode se fazer para usar como critério no destralhe. Essas 4 são boas perguntas-chave que podem ajudar tanto quem está começando agora quanto quem já se organiza há algum tempo.
Me senti em sintonia com você. Acho que somos gêmeas ?