Pular para o conteúdo

Revisão dos meus papéis e responsabilidades profissionais – Março 2024

Carreira é a minha área de foco em 2024. Por isso, a revisão mensal que faço dos meus papéis e responsabilidades ganha ainda mais sentido, justamente por eu estar nesse momento de redefinições.

Tem muita coisa acontecendo. Ter entrado no mestrado e, depois, no doutorado, mexeu bastante com a estrutura da minha vida profissional. Eu preciso conciliar a Thais pesquisadora com a Thais empresária, professora, autora e criadora de conteúdo. Não é fácil. No entanto, essa é a síntese dos principais papéis profissionais que exerço hoje, então a saber:

O mapa continua no Mind Meister, em formato de Organograma.

Dentro de cada papel eu destrincho um pouco mais o que faço dentro dele e destaco aquela categoria que merece mais a minha atenção no momento (por uma série de motivos).

Dentro de cada papel, eu defino as responsabilidades, ou seja, as atividades que devo realizar de maneira recorrente para manter aquele papel rodando com qualidade. É aqui que posso identificar o que pode ser delegado no futuro, quando eu puder fazer isso (tiver para quem delegar). O volume também me ajuda a mensurar quando preciso contratar alguém para realizar tais atividades.

O grande segredo em cada papel é identificar, para cada responsabilidade, com que frequência devo refletir sobre elas? O que precisa ser feito em cada uma? Tenho projetos relacionados? Objetivos? Preciso apenas revisar de tempos em tempos? Independente do que surja nesse olhar, é fundamental tê-lo ali e não na minha cabeça, de modo que eu consiga refletir de maneira apropriada. E, a cada vez que estudo algum livro ou identifico alguma nova responsabilidade que faz sentido ser minha, o mapa é atualizado.

O mapa nunca está perfeito e finalizado. Ele é uma construção mensal. Todo mês eu reviso e mudo, coloco ou tiro alguma coisa, reescrevo de maneira mais clara e, dessa maneira, identifico ações, projetos, objetivos com base nele. Ter um mapa assim é fundamental quando se exerce vários papéis profissionais na vida, especialmente para quem for autônomo como eu, que precisa trabalhar nessas definições. Quero encorajar você a criar um, caso não tenha, ou atualizar o seu, caso não o faça há tempos.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *