Categoria(s) do post: Diário da Thais

Saiba mais sobre o desafio clicando aqui.

A primeira semana foi cheia de aprendizados.

O plano para janeiro é avaliar tudo o que tenho e fazer doações. Não avancei muito nesse sentido pois tive outras prioridades. Quando eu for fazer a mudança para o escritório, em algumas semanas, creio que será o momento ideal para fazer essa seleção.

Roupas, sapatos e acessórios – Algumas leitoras levantaram um ponto muito importante quando postei sobre o desafio, que foi: sendo o lema do meu ano “seja uma rockstar” e toda a reformulação pessoal do meu estilo, não seria contrasenso não comprar roupas? E percebi que sim. No entanto, ter colocado como o primeiro item do desafio me faz lembrar de que não comprar será a regra, pois desta maneira eu sei que vou comprar apenas o que preciso. E acho que esse foi um primeiro grande aprendizado da primeira semana.

Livros fí­sicos – Fui em um sebo que gosto muito logo na primeira semana do ano e acabei comprando livros. Não me senti pelo desafio. Eu cheguei à seguinte conclusão:

Sou professora e pesquisadora no meio de um doutorado. Eu publico artigos. A minha biblioteca é o meu maior bem material. Por que eu abriria mão de algo tão importante para mim por conta de um desafio? Isso não significa sair comprando livro à toa e certamente o desafio me ajuda a ter como regra não comprar, simplesmente. E evitei comprar muitos livros nesta primeira semana. No entanto, o desafio está para me ensinar, não para eu viver uma vida de restrições, e é assim que eu o estou encarando.

Definitivamente a minha relação com o consumo está diferente e eu penso três vezes antes de comprar qualquer coisa, mesmo livros e roupas. Deixei de comprar cosméticos, por exemplo, porque eu vou esperar acabar o que eu tenho em casa. E tá tudo bem. A questão de evitar delivery foi ótima – eu cozinhei quase todos os dias e amei fazer isso. Ainda tive a chance de ensinar o Paul a fazer miojo no fogão e a lavar a louça.

Foi só a primeira semana do ano e eu repensei muita coisa. Tem sido bem legal. Fico contente por ter estabelecido esse desafio. Veremos como será nas próximas semanas e meses.

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Denise comentou:

    Thaís, sabe o que sinto falta aqui no blog? Um botão para darmos um like… hahaha igual no YouTube, Facebook e Instagram.

  2. Adriana comentou:

    Acompanhei alguns desafios semelhantes muitos anos atrás, na época que blog era quase um canal de youtube, e apesar de não cumprir à risca, percebi que boas compras evitam o excesso de compras, o excesso de gasto, o excesso de bagunça na casa com um monte de coisa que foram compradas no “calor” do momento e muitas vezes da loja para um canto da casa, muitas vezes sequer sem sair da embalagem, sem tirar a etiqueta, sem ser lido um capítulo, só ter por ter. Segurança de que pode precisar e quando precisa não acha e compra de novo.

    Sigo acompanhando teu desafio, fazendo algo semelhante adequado às minhas necessidades.

  3. Leiliane comentou:

    Oi Thais! Eu estou fazendo um desafio parecido por aqui: Não comprar livros, cosméticos e roupas. No início do ano fiz uma faxina do nível Marie Kondo: Joguei tudo na cama, e separei aquilo que eu gosto, amo e uso, das coisas que estava guardando só por acúmulo. Separei 5 sacolas de roupa e sapato para vender para um brechó, e uma sacola de livros para doar para o Sebo Argos (pesquise sobre ele ?, são aqui de SP). Fiquei assustada em perceber como tinham coisas que amo soterradas no meio de coisas que eu nem gostava tanto. Também fiquei assustada em perceber que 90% da minha biblioteca ainda não foi lida. Por isso me propus a realmente colocar o pé no freio: para curtir e aproveitar tudo que já tenho e consegui até aqui, e juntar grana pra outras coisas que eu também sonho. Cosméticos e make eu já consumi bem mais, já tem uns 2 anos que eu só compro quando acaba, e ainda tenho muita coisa! Outra coisa que cortamos aqui foi o ifood. Desde o início do ano pedimos 2 vezes, quando realmente não tinha como fazer comida. Foi a primeira vez que chego no dia 20 do mês sem o VR acabar kkkk. Esses desafios no final das contas novas ajudam a repensar nossos hábitos e a sermos mais criativas com aquilo que já temos.

  4. Bruna comentou:

    Investir em conhecido nunca é “dinheiro jogado fora”. Thais acompanho seu blog a anos, nunca comento. Não deixe de escrever, hoje é raro existir blogs, somente vídeos. Gosto muito do seu conteúdo.
    Abraços !