Meu lema para 2023

Eu venho, há alguns anos, definindo um lema para cada ano. A ideia é ter um princípio que me norteie ao longo dos meses e que parece fazer sentido de acordo com o momento de vida que eu estou vivendo, mas também diz aquilo que eu quero para mim no ano corrente.

Vejo o lema como um princípio que deva me guiar ao longo do ano. Nos anos anteriores, ter esse lema era como se eu tivesse escrito um recado para a Thais do futuro, sabendo que ela passaria por situações desafiadoras, e o lema serviria inclusive como parâmetro de decisão.

Quando começa a chegar ali por volta de setembro ou outubro eu já começo a desenvolver essa percepção de pensar: qual será meu lema para o ano que vem? Então isso fica na minha mente. Mesmo quando eu acho que não terei nenhuma ideia, de repente o lema simplesmente vem na minha cabeça, e este ano aconteceu desse jeito de novo.

Meu lema para 2023 é: seja uma rockstar. Explico.

Tem a ver com autoconfiança e autoestima. A carta que escrevi para mim mesma, sobre a pessoa que quero ser em 2023, descreve mais sobre esse processo. Pela primeira vez, em muitos anos, eu sinto que estou com a autoestima alta, me sentindo bem comigo mesma, me achando bonita, conseguindo me expressar com confiança com tudo o que acredito, viver meus valores. Mas tem, acima de tudo, a ver com viver plenamente, buscando ser feliz, buscando me vestir do jeito que acho sensacional, buscando trazer mais para o meu dia a dia o que eu realmente gosto de fazer.

O lance do “rockstar” tem a ver com música, lógico. Eu não vivo de música profissionalmente. Talvez essa seja a grande frustração profissional que eu tenho, quando tomei a decisão lá pelos 20 e poucos anos? Mas o fato é que ter trilhado outro caminho profissional me permitiu chegar hoje, aos 41, com dinheiro para comprar as roupas que quero, os instrumentos que quero, alugar um estúdio toda semana pra tocar bateria, me olhar no espelho e curtir meu corte de cabelo e por aí vai. Aliás, todo esse momento de finalmente assumir esse estilo tem sido maravilhoso para mim. Eu sempre fui desse jeito, mas a vida toda tentei abafar porque no mercado de trabalho não pode ter tatuagem, não pode usar maquiagem pesada, não pode isso e aquilo… E agora eu posso. Essa sensação de poder é maravilhosa. Posso não ser uma rockstar no sentido de ter uma banda e viajar o mundo em turnê, mas posso ser uma rockstar na minha própria vida. Pode soar brega, mas eu estou me sentindo ótima.

Colocar “seja uma rockstar” como lema para 2023 é na verdade um incentivo de confiança. Foi chamada para uma palestra em um evento só com gente incrível? Seja uma rockstar. Precisa ir a um jantar com pessoas que não conheço? Seja uma rockstar. Quero ir dar uma volta pela Avenida Paulista, para passear na minha livraria preferida? Seja uma rockstar. E tem sido engraçado me vestir assim no dia a dia porque frequentemente as pessoas me perguntam se eu sou artista kkk Sinal de que estou passando uma primeira impressão de impacto.

E acredito que seja sobre isso. Sou uma pessoa introvertida no modo de ser, então me vestir de uma maneira que expresse a minha alma sem que eu tenha que ficar falando faz muito sentido para mim e eleva minha autoestima, além de trazer criatividade para o dia a dia. Mas, mais do que ser sobre o estilo de se vestir, é sobre como me sinto. E esse é o lema que quero levar por todo o meu ano de 2023.