Pular para o conteúdo

Revisão dos valores (2022)

Os valores são as bases de quem somos.

Quando passo o olho sobre uma lista de valores, me identifico com dezenas deles.

Exercitar o foco e escolher apenas TRÊS me ajuda a sintetizar como me sinto.

Para mim, COERÊNCIA resume quse tudo. Fala de coragem, fala de foco, honestidade, objetividade, senso de justiça e todas as minhas características pessoais impressas no meu estilo de vida.

CRIATIVIDADE. Não sou ninguém se eu não tiver autonomia para criar e mudar desde a maneira como tomo nots até os aspectos simples da minha existência. Eu lembro da fogueira, do espírito, do selvagem, da dança, da poesia, do espírito livre que tenho.

COMPAIXÃO reflete o meu caminho como bodhissatva e todos os votos, comportamentos e crenças que me permitem ser uma pessoa melhor não apenas para mim, mas para os outros.

Esses são os meus valores pessoais e eles servem para você me conhecer melhor e entender se faz sentido me acompanhar por aqui ou não.

Para a UEP (Universidade Corporativa de Estudos de Produtividade), este é um trabalho em desenvolvimento.

A UEP foi criada em 2021 e, lá, eu via nela os mesmos valores do Vida Organizada.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento da empresa, fui conhecendo melhor a carinha dela e descobrindo seus valores base.

Porque veja: existem muitos valores importantes. Mas quais são aqueles que resumem a essência do que a empresa faz? E eu acredito ter chegado em uma boa conclusão.

CORAGEM. Este valor carrega consigo muitos outros, como o senso de justiça, a necessidade de movimento, a organização, a subversão, o caráter revolucionário, a inovação, a coerência de viver aquilo que acredita. Coragem de peitar a sociedade e ir na contramão do mundo que vive na rodinha do hamster.

COMPAIXÃO. Não tem como executar este trabalho sem considerar a libertação individual e o desejo de libertar os outros de seus sofrimentos. Com humildade, aceitamos nosso papel de servir o outro como servimos a nós mesmos. Compaixão tem a ver com justiça, com equanimidade, com união e organização.

CRIATIVIDADE. O fogo interior. A capacidade de criar, inovar, mudar, fazer as coisas de uma maneira diferente, colocar mais cor no que é cinza. Pensar na produtividade de outra maneira.

Algumas coisas que pensei como valores podem ser mais princípios, como: materialismo histórico-dialético, teoria do fluxo, cientificidade, entre outros. Princípios deste trabalho.

Por hora, considerar esses valores acima como a nossa base sustenta demais o que estamos fazendo aqui.

Cada vez mais eu percebo a importância de reforçar o que, para nós, são valores intrínsecos ao processo de organização do Vida Organizada.

COERÊNCIA. Construir seu estilo de vida de acordo com quem você é. Autoconhecimento. Quanto mais você se conhecer, mais você vai conseguir dizer sim ou não para o que quer que surja na sua vida.

AUTONOMIA. Não tem como você se organizar se você não tiver um mínimo de autonomia para se responsabilizar pelo que é sua responsabilidade e assumir a organização como um processo seu. Não dá pra delegar e não dá pra “fazer” por outra pessoa. Não dá para forçar uma pessoa a se organizar. Ela tem que querer.

PERSONALIZAÇÃO. É muito mais fácil para mim chegar aqui e trazer soluções e respostas prontas para você se organizar. Você ficará feliz porque parecerá simples, mas na real é apenas simplista. E o simplista é superficial. Não te ajuda em nada. É maquiagem. Compreender o eixo central da coisa toda e poder personalizar pra sua vida é o processo chave.

COMPAIXÃO. envolve a equanimidade. Do jeito que eu me cuido eu cuido dos outros, e vice-versa. Acreditamos também que o ato de se organizar impacta todo mundo ao redor. E que o que aprendemos, quando compartilhado, ajuda na construção de um mundo mais leve para as pessoas que vivem do trabalho.

Não existe Vida Organizada sem esses valores. Eles são realmente a base do que fazemos por aqui.

Os valores são a BASE de tudo o que a gente faz e, se você se identifica com eles, vai gostar de nos acompanhar.

Obrigada por estar aqui.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *