Todo ano eu gosto de escolher uma área da vida que acredito que, caso seja trabalhada, impactará positivamente todas as minhas outras áreas. Em 2022, a área escolhida foi saúde – e ainda bem, porque eu realmente precisei ter esse foco no ano. Para 2023, vou escolher a área social, e vou dizer por quê:
- Nunca trabalhei essa área antes e acho que é um bom momento, pois estou voltando a estar em atividades em grupo;
- Tenho dificuldade em equilibrar estar com os outros com o estar em famÃlia, então penso que será uma boa encarar essas questões no ano que vem;
- Eu acredito que já deixei muita coisa legal passar na vida simplesmente porque não aproveitei melhor minhas conexões.
Dito tudo isso, o que significa a área social? É basicamente aquela em que você interage com outras pessoas em diferentes frentes.

A orientação aqui é pensar: qual área, se eu focar meus esforços no ano que vem, ou daqui em diante, vai impactar positivamente todas as outras? Porque é claro que todas as áreas são importantes. Mas nossa intuição sempre nos diz qual a área que deve ser focada para trazer resultados em todas as outras.Â
Uma reflexão legal de fazer, ao definir a área, é pensar qual o resultado desejado para aquela área – quando eu chegar ao final de 2023, o que quero que tenha sido verdade naquela área em questão? E, se você conseguir destrinchar em vários sub-tópicos, como eu fiz na imagem acima, pode ser legal fazer a mesma reflexão para cada um deles.
Vou explicar qual o meu grande problema aqui. Na verdade, são dois: empolgação e displicência. Vou explicar.
Muitas vezes eu me empolgo muito com determinada atividade na minha vida e acabo queimando a largada nela – fazendo muitas coisas relacionadas e me sobrecarregando depois de um tempo, o que gera a vontade de dar um tempo de modo geral. Já aconteceu com você? Enfim, eu tenho muito disso, e preciso aprender a lidar melhor com as minhas empolgações, respeitando esse fogo inicial mas pensando na constância do médio a longo prazo. O negócio tem que ser sustentável senão eu não consigo manter.
O lance da displicência tem a ver com a empolgação, mas em seu sentido oposto: deixo tão de lado que acabo perdendo oportunidades legais que nem vi que aconteceram porque estava meio ausente. E eu não quero mais que isso aconteça, especialmente com pessoas mais próximas a mim, como minhas amigas.
É curioso porque, se a gente for pensar em termos de tempo, se eu dedicar 1h por semana para cada atividade acima, terei 11h só de atividades sociais – o que dá uma média de 1,8 atividades por dia. E existem atividades, como trabalho voluntário, que não levam apenas 1h por semana – levam mais. Então meu grande resultado desejado para 2023 é encontrar o equilÃbrio dessas atividades, ver o que ainda faz sentido manter, colocar ordem nessas coisas que talvez eu não esquematizasse antes, sabe? Eu apenas ia dizendo sim e depois pensava em como distribuir meu tempo.
Meu próximo passo é destrinchar o recorte de cada uma dessas “sub-áreas†para 2023.
Eu também estou refletindo sobre o que ficou pendente em termos de Saúde para finalizar algumas coisas nesses dois meses finais do ano e o que precisarei manter para o ano que vem.
Convido você então a fazer essa reflexão e compartilhar aqui embaixo nos comentários que área você escolheu para focar em 2023 e por quê. Você pode usar meu exemplo acima para listar as áreas ou listar as áreas de maneira personalizada para a sua vida. Não existe um formato certo e fixo, mas o que funciona para você.
ThaÃs, a minha área de foco em 2023 é a financeira. Explico. Eu escolhi a saúde como área de foco de 2022 e não consegui realizar absolutamente nada nesta área. Por que? Porque com a visa financeira em frangalhos, sobrevivendo, não consegui fazer os exames, ir à academia, ir à s consultas.
Percebi que se a área financeira estiver bem, isso impacta positivamente todas as outras. Isso envolve a minha área profissional que precisa de atenção também, apesar de que no profissional eu consegui cumprir as minhas metas.
Eu não paro de estudar.
É isso.
Te admiro muito. Beijos!
Nam myoho renge kyo
Escolhi carreira, pois estou sentindo falta de uma dedicação maior e isso vai me trazer mais felicidade e influencias as outras áreas da minha vida.
Oi, ThaÃs! Penso que agora, já meio distante das lembranças da pandemia todos nós vamos ter que reorganizar a área social. Vai ser legal te acompanhar e poder comparar conosco mesmo. Mas não consegui compreender o “equilibrar estar com os outros com o estar em famÃlia”; seria prioridade, tipo: 1ª famÃlia; 2º amigos; 3º colegas de trabalho, etc?
Achei super legal a escolha da área, Thais! Depois de dois anos de pandemia, talvez o que nós precisemos seja mesmo nos abrir para o outro novamente.
ThaÃs, vejo que você tem a área de foco anual e consequentemente tem também a trimestral, mensal e semanal, porém são áreas distintas – exemplo: anual social, trimestral carreira, mensal saúde, semanal estudos.
Como você consegue fazer a ligação entre essas áreas para atende-las nesses perÃodos de tempo ??
Olá, vou dar meu depoimento aqui:
Antes eu achava esse lance de “foco do ano” meio brega e não conseguia me ver focando em apenas uma coisa, sentia que deixava as outras áreas de lado. Ano passado (ou como recomendação usei o meu ano de aniversário) decidi escolher uma e perceber como eu iria reagir no decorrer do ano. Escolhi “relacionamentos”, o que vai muito de encontro com esse post. Achei muito engraçado como a minha visão foi mudando com o tempo sobre as atividades que foram priorizadas para o “próximo fim de semana”. Quando ia decidir o que fazer, lembrava que o meu foco era melhorar as minhas relações (tanto profissional quanto pessoais) e escolhia uma nova experiência com esse foco em mente. Lógico que eu não fiz tudo o que eu queria, mas eu fiz muitas coisas e coloquei tudo isso em um “listão” na revisão trimestral (ou revisão das estações).
Hoje estou refletindo sobre a próxima área e escolhi que o meu foco para os próximos 12 meses será “profissional”. Minha última atualização no currÃculo de forma convencional foi a minha pós graduação em 2011 e estou sentindo vontade de fazer uma nova “aventura” acadêmica.
Fui aluna na T6 e acompanho o MVO desde 2018, mas só em 2021 consegui entender o real sentido de escolher um foco para o ano.
Achei interessantÃssima a sua escolha! Confesso que fiquei surpresa até! Estou empolgada em lhe acompanhar nessa sua jornada com essa área! Ver um pessoa aparentemente introvertida como eu trabalhando essa área me empolga a quem saber tentar essa área em algum ano futuro! Sobre a minha área, ainda não cheguei nesse ponto e estou refletindo sobre 2022 ainda. Sigo lenta, a passos de tartaruga 🢠Quando tiver uma área definida, volto aqui pra contar!
Oi Thais! Minha área escolhida é a financeira, pois acho que é uma área que sempre vou empurrando com a barriga e se ela estiver bem, consigo estipular metas e me planejar melhor.
Muito legal, Thais! Já estou animada para acompanhar os conteúdos sobre essa área no ano que vem 🙂
Gostei muito do post! Ainda não parei para refletir qual será minha área de foco para 2023, mas andei revisando meus objetivos nesses últimos dias e provavelmente vou escolher a escrita (que está dentro da área carreira) como área de foco. Explico: agora em novembro comecei num emprego novo, meu primeiro emprego que não é precarizado, o que vai me deixar com mais tempo e dinheiro para investir numa possÃvel publicação (escrevo ficção). Ademais, vinha colocando a escrita como área de foco nos últimos anos e nunca conseguia avançar muito, justamente por não ter condições financeiras (e não adiantava colocar o financeiro como área de foco pois não havia o que ser feito). Agora, finalmente, poderei avançar nessa que é a minha área favorita da vida.
Abraço!
A minha área escolhida para esse ano é corte e costura…o motivo é que estou pensando em fazer faculdade de moda daqui a dois anos…
Adoro suas publicações e sou sua fã. Muito obrigada por ter essa interação com seus leitores como euzinha aqui. Agradeço!!!
Oi Thais , escolhi focar na área estudos, porque entendi que vai impactar diretamente na construção da minha carreira como redatora (inicialmente), consequentemente nas finanças porque estarei mais capacitada para ganhar dinheiro, isso impactará na saúde, pois terei condições de mudar minha alimentação e iniciar tratamentos médicos, pagar para fazer Yoga ou pilates. Por fim, impactará no laser, porque terei condições de viajar.
Mais uma vez quero agradecer pela semana do vida organizada. Ano passado, foi a primeira vez que em 55 anos, fiz um projeto de
Vida.
Meu resultado foi maravilhoso, pois dependia de ajuda até para comprar alimentos, pois tinha muita dificuldade para ganhar dinheiro que não fosse trabalhando para ganhar um salário mÃnimo ou menos. Esse ano, que está terminando, consegui pagar meu aluguel sozinha e algumas dÃvidas, por isso, escolhi focar mos estudos, vou concluir alguns cursos que vão impactar diretamente na minha renda.
Se tudo correr como esperado, próximo ano desejo fazer a formação, mas por enquanto, vou aprendendo por aqui. Agradeço muito a Deus por você existir e ter me dado a oportunidade de te encontrar. Bjs Feliz Ano Novo!
Oi Thais, a minha área de foco para 2023 é a saúde. Deixei de me exercitar, relaxei na alimentação, estou sentido que minha saúde precisa de cuidados no geral: fÃsico, emocional e espiritual. Sem uma saúde alinhada não dá para pensar em outras áreas.
Thaís, os arquivos de imagens do blog não estão aparecendo para mim, esse do Mind Meister mesmo não aparece :/