fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

SOCIAL: minha área de foco escolhida para 2023

Todo ano eu gosto de escolher uma área da vida que acredito que, caso seja trabalhada, impactará positivamente todas as minhas outras áreas. Em 2022, a área escolhida foi saúde – e ainda bem, porque eu realmente precisei ter esse foco no ano. Para 2023, vou escolher a área social, e vou dizer por quê:

  1. Nunca trabalhei essa área antes e acho que é um bom momento, pois estou voltando a estar em atividades em grupo;
  2. Tenho dificuldade em equilibrar estar com os outros com o estar em família, então penso que será uma boa encarar essas questões no ano que vem;
  3. Eu acredito que já deixei muita coisa legal passar na vida simplesmente porque não aproveitei melhor minhas conexões.

Dito tudo isso, o que significa a área social? É basicamente aquela em que você interage com outras pessoas em diferentes frentes.

Programa: Mind Meister

A orientação aqui é pensar: qual área, se eu focar meus esforços no ano que vem, ou daqui em diante, vai impactar positivamente todas as outras? Porque é claro que todas as áreas são importantes. Mas nossa intuição sempre nos diz qual a área que deve ser focada para trazer resultados em todas as outras. 

Uma reflexão legal de fazer, ao definir a área, é pensar qual o resultado desejado para aquela área – quando eu chegar ao final de 2023, o que quero que tenha sido verdade naquela área em questão? E, se você conseguir destrinchar em vários sub-tópicos, como eu fiz na imagem acima, pode ser legal fazer a mesma reflexão para cada um deles.

Vou explicar qual o meu grande problema aqui. Na verdade, são dois: empolgação e displicência. Vou explicar.

Muitas vezes eu me empolgo muito com determinada atividade na minha vida e acabo queimando a largada nela – fazendo muitas coisas relacionadas e me sobrecarregando depois de um tempo, o que gera a vontade de dar um tempo de modo geral. Já aconteceu com você? Enfim, eu tenho muito disso, e preciso aprender a lidar melhor com as minhas empolgações, respeitando esse fogo inicial mas pensando na constância do médio a longo prazo. O negócio tem que ser sustentável senão eu não consigo manter.

O lance da displicência tem a ver com a empolgação, mas em seu sentido oposto: deixo tão de lado que acabo perdendo oportunidades legais que nem vi que aconteceram porque estava meio ausente. E eu não quero mais que isso aconteça, especialmente com pessoas mais próximas a mim, como minhas amigas.

É curioso porque, se a gente for pensar em termos de tempo, se eu dedicar 1h por semana para cada atividade acima, terei 11h só de atividades sociais – o que dá uma média de 1,8 atividades por dia. E existem atividades, como trabalho voluntário, que não levam apenas 1h por semana – levam mais. Então meu grande resultado desejado para 2023 é encontrar o equilíbrio dessas atividades, ver o que ainda faz sentido manter, colocar ordem nessas coisas que talvez eu não esquematizasse antes, sabe? Eu apenas ia dizendo sim e depois pensava em como distribuir meu tempo.

Meu próximo passo é destrinchar o recorte de cada uma dessas “sub-áreas” para 2023.

Eu também estou refletindo sobre o que ficou pendente em termos de Saúde para finalizar algumas coisas nesses dois meses finais do ano e o que precisarei manter para o ano que vem.

Convido você então a fazer essa reflexão e compartilhar aqui embaixo nos comentários que área você escolheu para focar em 2023 e por quê. Você pode usar meu exemplo acima para listar as áreas ou listar as áreas de maneira personalizada para a sua vida. Não existe um formato certo e fixo, mas o que funciona para você.