Como lidar com planejamentos que não deram certo? Uma reflexão

Nunca é legal quando a gente planeja fazer alguma coisa e não rola de fazer, por n motivos.

Um planejamento pode “dar errado” (bem entre aspas, e você vai saber por que) por variadas razões.

Uma delas, porque algo completamente fora do seu controle aconteceu. Você se planejou para terminar um relatório na sexta de manhã e acabou a luz e não tem internet, ou seu computador quebrou, ou você acordou doente.

Uma segunda possibilidade é planejar para um dia completamente nada a ver ou de uma forma bizarra, tipo: planejar fazer o relatório das 9h “as 10h na sexta de manhã, sendo que ele leva pelo menos 2h pra ser feito e logo na sequência você vai começar um treinamento pela empresa e não vai conseguir terminar ao longo do dia. É… aí vai ficar difícil.

Também acontece de a gente planejar fazer algo e, até lá, perceber que não é mais tão importante. Tem gente que mantém o planejamento e faz só porque estava programado! Que loucura! Mesmo que já não seja interessante.

A forma como você lida com seus planejamentos é mais importante do que errar ou acertar. Se algo não está sob o seu controle, não há o que fazer. Claro que você pode ter alternativas e planos B para tudo, mas não é para ficar se culpando quando algo dá errado.

Aliás, “culpa” definitivamente não é um sentimento legal. Se você planejou algo e não deu certo de qualquer maneira, apenas repense o planejamento. “Ah, percebi que não dá pra fazer o relatório em só 1 hora”. Da próxima, você planeja com mais tempo ou com mais antecedência e bola pra frente.

Aprenda sobre a sua vida e vá testando!

Vale dizer que, se algo envolver prazo e entrega para outras pessoas, sempre é melhor conversar com ela e dizer que não vai conseguir entregar, ou renegociar o prazo, que não dizer nada! Você gostaria de ficar no vácuo esperando o retorno de alguém?