Categoria(s) do post: Diário da Thais, Dicas de produtividade, Vida de Escritora

Uma boa prática que implemento há alguns anos sempre que possível.

Nem sempre é possível, então não se cobre caso não dê para fazer integralmente. Mas deixe como princípio, boa prática, para buscar sempre.

A ideia é não agendar compromissos e reuniões na sexta-feira. Consultas médicas, agendamentos externos, como exames, cursos, aulas, reuniões. Por quê?

Porque, de modo geral, sexta é o dia universal de resolução de pendências. Todo mundo quer resolver as pendências da semana antes do final de semana como se o mundo fosse acabar amanhã. Esse senso desnecessário de emergência me deixa bastante irritada mas o Budismo e a terapia me ajudam nessa parte. Por outro lado, preciso lidar com isso de maneira prática.

Quando deixo a sexta-feira livre, tenho tempo para não apenas atender esses imprevistos e resolução de pendências dos outros como eu mesma consigo resolver coisas minhas que ficaram da semana. Se eu não tiver pendências, cuido dos meus planejamentos, faço revisões ou estudo (cursos online, aulas, materiais).

No Vida Organizada, sexta é dia de fazer home-office. Aliás, nós trabalhamos em home-office de modo geral. O coworking funciona como espaço opcional, que vamos conforme a necessidade ou vontade de trabalhar fora de casa. Isso também faz com quem a gente evite pegar esse trânsito de SP na sexta, que costuma ser um pouco mais caótico que o normal. Além do tempo perdido, é cansativo pra cabeça e pro corpo.

Outra coisa para evitar fazer na sexta-feira: lotar a caixa de entrada dos outros no final da tarde. Seja com mensagens, seja com e-mails. Se for o melhor momento para você responder e-mails, agende para chegarem na segunda-feira de manhã (tanto no Outlook quanto no Gmail é possível fazer). No What’sApp e similares, apenas responda as mensagens dos outros que realmente não podem esperar. Não fique mandando perguntas. De modo geral, todo mundo está ocupado na sexta à tarde.

Mais uma vez: nem sempre será possível. Mas, sempre que for, você não se arrependerá de tê-lo feito. 😉

Planejando a próxima semana, veja se consegue deixar a sexta sem agendamentos Às vezes você até consegue negociar a data com alguém que tenha marcado uma reunião. Que tal pelo menos tentar?

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário