Categoria(s) do post: Diário da Thais, Carreira, Estudos

Doutorado: 4 semestre (fim do segundo ano) – presencial

Licenciatura em Ciências Sociais: 3 semestre (início do segundo ano) – EAD

Bacharelado em História: 1 semestre (início do primeiro ano) – EAD

Eu basicamente crio um projeto para cada semestre / curso.

Dentro dessa nota, que está na minha lista de projetos, junto com todos os outros, eu vou fazer o controle de tudo o que preciso desse projeto, para revisar semanalmente ou sempre que houver necessidade.

A primeira coisa que coloco de informação são os dados básicos das disciplinas – dia, horário, professor, ementa, bibliografia. Depois, eu reviso os livros para ver: 1) o que eu tenho, 2) o que já li, 3) o que preciso ler, 4) o que preciso comprar, 5) o que não pretendo comprar (posso pegar na biblioteca).

Tem uma maneira de fazer isso usando databases e filtros? Tem, mas fiquei com preguiça. O importante é a informação funcionar, e assim funciona para mim.

Antes eu costumava organizar os livros por disciplina, pra facilitar a acessibilidade. Mas não deu tão certo porque existem livros que serão usados em mais de uma disciplina, então o critério de organização precisa ser outro. Se a minha biblioteca estiver organizada, encontro o livro com facilidade.

A saber: hoje está organizada por assunto > agrupados pelo sobrenome do autor.

“Thais, você lê os livros antes de as aulas começarem?”

Depende. Alguns sim. Outros já até li, e só reviso. Mas hoje em dia eu sinceramente espero as indicações dos professores e vou lendo conforme o solicitado, para as aulas e trabalhos. Ah, e nem sempre rola ler o livro inteiro. Muitas vezes, o professor solicita a leitura só do capítulo 2, por exemplo. Se não der tempo, leio apenas o capítulo 2 e não o livro inteiro. Se der e for interessante para a minha pesquisa no momento, eu leio o livro inteiro. Vale lembrar que o curso é uma contagem regressiva para a defesa da tese, e não um clube de leituras.

Aliás, as disciplinas do Doutorado neste semestre são todas opcionais para mim. Já cumpri todos os créditos necessários. Isso significa que, se eu não puder assistir a aula em um determinado dia ou não conseguir fazer alguma leitura, tá tudo certo. O foco do Doutorado no momento é a tese.

Eu sempre me pergunto, por sinal, como aquela disciplina vai auxiliar na minha tese, que é a clareza sobre o propósito de fazê-la. No caso da disciplina que está aberta na imagem acima, eu acredito que as reflexões tanto sobre hegemonia quanto sobre ações individuais serão importantes para a minha tese – referencial teórico para ela. Logo, meu foco é buscar essa referência. Isso guia até mesmo o trabalho de conclusão da disciplina.

Bão, feito tudo isso, basta revisar o projeto toda semana e ir definindo os compromissos e ações para colocar na agenda e na lista de afazeres.

No planejamento semanal, vejo as aulas, as leituras de cada aula e o que preciso fazer para cada uma delas, sem perder de vista o grande foco do semestre para cada um dos cursos. Isso ajuda a estabelecer prioridades ao escolher a execução das tarefas.

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. jvctr comentou:

    eu tava precisando de um post desses <3 muito obrigado

  2. Whalas de Almeida Rocha comentou:

    Nossa, que demais esse post Thais… vai me ajudar muito! Também estou planejando esse semestre nas duas graduações e estou com medo de não dar conta. Super obrigado! s2 Além disso, vou participar do webinar no sábado, estou ansioso!!!