Categoria(s) do post: Diário da Thais, Saúde, Hábitos

O foco desta semana que está acabando foi reorganizar o meu sono. Depois do covid, ele ficou muito bagunçado, com insônia inclusive.

Como eu fiz:

Primeiro, estabelecer que o sono era prioridade. Isso significou não colocar nenhuma atividade que prejudicasse o meu sono. Mada de ver filme até mais tarde ou participar de qualquer atividade que fosse até mais tarde. Pelo menos esta semana.

A meta: dormir antes da meia-noite. Eu gosto de dormir por volta das 22 ou 22:30, mas com o filhote de férias absolutamente não dá. Tem que adaptar. Feito é melhor que o perfeito não feito.

Estabeleci meu horário de acordar. Essa foi fácil, porque meu corpo acorda naturalmente por volta das 5 e pouco. Mas aí isso se mostrou uma dificuldade, porque ainda estou me recuperando e preciso descansar mais né? Então tentei colocar o relógio para mais tarde (por volta das 7:45), apenas para garantir que eu não passaria do horário. Acordei antes todos os dias. Com isso, naturalmente meu corpo pediu pra ir dormir mais cedo, o que eu fiz.

Coisas que me ajudaram a ter um sono melhor:

– nada de ficar mexendo no celular antes de dormir

– beber chá quentinho em vez de qualquer bebida gelada

– fazer automassagem

– colocar pijama e ter um cobertor gostoso para tornar a cama convidativa

– conversar em casa sobre essa minha prioridade para todo mundo entender meus horários (importante)

– Fazer yoga todos os dias

– Retomar minha rotina ayurvédica pela manhã – me ajuda ter um “plano” para quando eu acordo

Com isso, eu posso acordar no meu horário mais naturalmente e garantindo que estou dormindo horas suficientes.

Essa é a importância do foco da semana. Se vocês curtirem esse tipo de post, posso fazer mais vezes explicando como fiz. Deixe um comentário!

Deixe seu comentário

19 comentários

  1. Daniele comentou:

    Adorei esse tipo de post, Thais 💜 Veio a calhar já que também estou com o sono desregulado nos últimos dias. Usarei seu exemplo por aqui essa semana. Obrigada!
    Preciso dizer que acabo lendo os posts todos no e-mail e percebi que isso diminui a interação que é possível aqui no blog. Tentarei vir mais vezes aqui.

  2. Ana comentou:

    Ei Thais!
    Eu gosto bastante quando você posta o “como fazer” dos seus projetos! Acompanhei no instagram também, mas aqui é melhor para salvar e deixar como referência!

    Abraço!

    1. Glaucia comentou:

      Concordo com a Ana: acompanho diariamente suas postagens e sempre testo suas propostas e vejo como elas impactam minhas rotinas pessoais.
      Exemplo:Já perdi no tempo o motivo de você ter dito isso, mas adotei a prática de sempre limpar a pia do banheiro.
      Invariavelmente lembro de você e de como seu trabalho contribui para minha vida como um todo.
      Caminhamos lado a lado mesmo à distância e apesar dos percalços.
      Gratidão sempre, Thaís.

  3. Ana Luiza comentou:

    Oi, Thais!
    Que bom que está conseguindo regular o sono <3
    Isso de definir prioridades a cada semana é muito interessante, gosto muito de quando compartilha sobre isso, me ajuda a pensar em algo nesse sentido quando sei que terei semanas mais movimentadas.

  4. Flávia comentou:

    Uma dica boa para melhorar o sono é se expor à luz do sol logo que acordar, ou que o sol nascer, e continuar se expondo o máximo que puder durante o dia. Exercícios físicos também ajudam muito. Bjks

  5. Helena comentou:

    Thaís, estou com problema de relacionamento familiar sério, adquiri uma insônia crônica por conta disso. Tudo o que puder contribuir para retomar a reorganização do sono será bem-vindo. Já te acompanho há tempo e conheço o nível inicial rsrs. Já agradeço pela ajuda.

  6. Monique comentou:

    Thais, que post necessário!!!
    Leve e objetivo. Eu estou numa fase profissional muito caótica, tenho 2 empregos (sou advogada empregada e autônoma), estou prestes a terminar minha pós graduação em Direito previdenciário e não menos importante, sou casada e tenho que cuidar da minha casa, vida social, meu marido, enfim. Tenho dormido 3 a 4h/noite e isso está fazendo minha saúde se deteriorar e estou buscando me organizar para colocar meu sono em ordem e conseguir dormir, pelo menos, umas 6h/noite. É o meu possível e ideal neste momento…
    Obrigada por compartilhar tanto conteudo maravilhoso, com seu jeito leve e sensível de ser. Eu estou adorando <3

  7. João Paulo comentou:

    Tuas postagens mais simples valem por grandes aulas. Aliás, fico às voltas com a insônia desde o ano passado, quando iniciei o mestrado. Vou implementar as dicas, o melhor possível.

  8. Laís Helena comentou:

    Olá, Thais! Gostei bastante do post. Estou há bastante tempo tentando regular meu sono e falhando. Tenho tentado não usar telas antes de dormir, mas, por acordar tarde, acabo tendo que trabalhar à noite. Além disso, sempre tive dificuldade de pegar no sono, desde criança, de modo que passo um bom tempo acordada na cama e no dia seguinte, como consequência, tenho dificuldade de acordar no horário.

    O que estou tentado fazer no momento é regular meu sono aos poucos, me dando pequenas recompensas caso consiga dormir e acordar no horário. Estou torcendo para que essas pequenas motivações deem certo, pois, com o sono desregulado, toda a minha rotina acaba virando uma bagunça.

    Outra coisa que tenho gostado de fazer antes de dormir é escrever num diário, assim, não tenho que ficar pegando no celular na cama para anotar ideias.

    Mas, infelizmente, não tenho essa de acordar naturalmente. Acho que, se nada externo interromper meu sono, durmo o dia todo, rs.

    Abraço!

  9. Cindina Maria Santos comentou:

    Ótimo assunto! Nesse período que estamos vivendo nada melhor q uma boa noite de sono para revigorar. Seguirei as dicas pois estou precisando reorganizar o sono também! 😊

  10. João Paulo comentou:

    Oi Thais

    Compartilho link com teste diagnóstico com uma tema recente em pesquisas do sono a partir aulas concursos que venho fazendo: Cronotipia, com o Dr e prof. Pablo Vinicius (ele ajuda a adaptar sono msm em circunstâncias diferentes do seu cronotipo)
    (teste: https://institutodosono.com/teste-de-cronotipo/) = ajuda a diagnosticar

    1. Acho que já tem post sobre isso aqui no blog de uns anos atrás. Acho interessante mas para mim soou muito abstrato e não “bateu”. Mas obrigada por compartilhar.

  11. Lucia comentou:

    Oi Thais,
    Gostei.muito do post. Estou com o sono e a vida toda desorganizada. Em dois anos, perdi me trabalho, meu pai de quem eu cuidava, e toda minha vida mudou. Estou com o sono, a casa e a mente desorganizada. Qualquer dica para quem passou por tanta coisa é bem vinda. Durmo muito, sem vontade de acordar e tá duro criar uma rotina em casa. Afinal, nunca fiquei tanto tempo sem trabalhar fora. Dediquei toda minha vida ao trabalho e agora estou recomeçando do zero. Até de profissão quero mudar. Beijos !

  12. Hetelvina comentou:

    Também estou com problemas p dormir, foi bom ler seu post para perceber que estou fazendo algumas coisas certas e preciso melhorar outras. Obrigada

  13. Rosana Machado comentou:

    Oi !
    Li sobre a sua organização .
    Pra mim não é fácil !
    Por causa do bônus de internet , na madrugada , saio em desvantagem !
    Mas continuo tentando acordar um pouco mais cedo !
    Abraço !

    Leitora
    Rosana Machado .

  14. Gabriela comentou:

    Adorei e vou seguir suas dicas! 🥰

  15. Ana Bela comentou:

    Olá Thais! Aprendi com o MVO a valorizar o sono! Aqui em Portugal, estamos no verão e dormir com calor tem sido um desafio, para além de outras questões físicas. Por isso, há um tempo para cá, tem sido uma prioridade, estabilizar o sono também. Grata por esta sua partilha, que reforça ainda mais, os pilares do nosso bem estar. Abraço grande!

  16. Celina comentou:

    Preciso organizar o meu também
    Obrigada pelas suas dicas preciosas