Categoria(s) do post: Diário da Thais, Tecnologia

Depois da lua de mel com o Notion, em que usei a ferramenta para testar diversos formatos, eu aprendi que:

  • Ela é essencialmente uma ferramenta que funciona para mim para organização e não para planejamento. Planejamento eu prefiro fazer no papel e isso está claro para mim. Informações organizadas eu prefiro fazer no digital.
  • Outra coisa que não funcionou até agora é a organização de ações e tarefas no Notion. Para elas, ainda prefiro o Todoist, pela agilidade. Fica lindo no Notion – na teoria. No dia a dia, o que funciona de verdade, para mim, é o Todoist.
  • A gestão do Zettelkasten também nunca foi prática para mim no Notion e eu venho usando o Obsidian. Mais uma vez, pelo cator praticidade. Simplesmente faz mais sentido.

Tirando isso, todo o restante das minhas informações de vida pode ser organizado no Notion.

O menu lateral está assim:

Usamos o Notion na empresa, então por isso temos workspaces. São dois: um para a universidade corporativa (holding) e outro apenas para o Vida Organizada. Ainda estamos reorganizando as informações dentro de cada um deles.

No diretório privado (ou seja, só eu tenho acesso), tem uma página principal, com meu nome, que já mostrei aqui, e uma dashboard para cada trabalho “como pessoa física”, que são essencialmente trabalhos ligados à minha vida acadêmica.

Não tive grandes modificações nas páginas internas desde a última vez que compartilhei aqui, então para saber como eu organizo vale a pena ver posts um pouco mais antigos já publicados. Você pode buscar por Notion na busca do blog que vai aparecer bastante coisa. 😉 Qualquer dúvida me fale. Obrigada!

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

5 comentários

  1. Rachel comentou:

    Nossa, que post maravilhoso!
    Eu amei o Notion, ele fica lindo e organizado mas, nada prático. Comecei a ficar mais confusa do que deveria, que bom ler este post e ver que não é só eu! 🙂
    Estou apaixonada pelo Asana em listas de tarefas e assuntos pessoais.
    Profissionalmente, por causa dos clientes, uso Trello e está funcionando muito bem.
    E assim seguimos, Julho!
    Beijos, Thaise equipe!

  2. Flávia comentou:

    Eu amo o Notion. Também senti algumas dificuldades com ele, os projetos por exemplo não consigo acompanhar por ele, uso mais pras coisas do cotidiano mesmo. Mas mesmo assim ele ainda é muito bom.

  3. Fabíola Borges comentou:

    tenho usado o notion há anos pra todas as listas de organização básicas, como as sugeridas pelo GTD. funcionou por um bom tempo, sempre fazendo uns ajustes, mas ultimamente tenho sentido cada vez mais uma necessidade de voltar pelo menos algumas coisas mais básicas pro papel. fazer alguma estruturação diferente de tudo que já fiz até agora. vou ir testando. parece que minha vida não tem encaixado muito em nenhuma das formas que já me organizei, não sei se isso é comum 😅

  4. Amanda Andrade comentou:

    Eu amo o Notion.
    Conheci ele através da Thaís no início do ano e organizei a minha vida lá.
    No início, achei difícil mexer, mas assisti os vídeos da Thaís no YouTube e foi super fácil.

    Minha vida pessoal e profissional está lá. Inclusive gestão do meu consultório e prontuário de pacientes (sou nutricionista).

    Gratidão por compartilhar o seu saber, Thaís.

    Um abraço

  5. Dani comentou:

    Eu também me apaixonei pelo notion, fui construindo meu sistema nele e fiz muitos ajustes até chegar no que está funcionando bem pra mim hoje. Sim, ele pode complicar mais do que facilitar às vezes, por isso essa avaliação que você fez é importante né… Continuo usando o Calendário do Google para compromissos, minha lista de tarefas e rastreio de hábitos e humor é no bujo porque eu tenho a necessidade do papel e caneta. Já a parte de planejamento e revisão eu uso no notion. Tenho registros anual, mensais e semanais, arquivei minhas rodas da vida mensais e life assessments trimestrais e também digito minhas entradas de diários. Tenho fase de querer escrever em diário físico e tenho fase que vou direto pro digital, pra resolver a questão de facilitar encontrar os registros mesmo quando escrevo a mão digito tudo no meu diário do notion. E é muito legal encontrar tudo fácil e bonito nele. Meu último experimento foi organização financeira nele e não curti… resolvi testar uma planilha no excel mesmo, achei mais prática. hehe