Sobre hábitos: minhas considerações atuais – Junho 2022

Aqui vai um pouco sobre hábitos: se você não vê sentido neles, dificilmente vai encontrar motivação. Talvez você odeie academia, mas adora praticar esporte de time ou dançar. Mas se prender à ideia de academia te afastou da atividade física.

Pense em você e na vida que gostaria de viver e reflita que hábitos você estaria praticando se vivesse essa vida. Você verá que muita coisa pode ser feita agora mesmo, sem necessariamente ter que mudar todo o contexto ou circunstâncias. Ex: meditar 5min por dia.

Escritores escrevem. Pesquisadores pesquisam. Estudantes estudam. Empresários empreendem. Cozinheiros cozinham. Corredores correm. Quem você é, nos seus múltiplos papéis, e que atividades são a natureza de cada um deles?

Você também já deve ter percebido que não rola querer mudar tudo de uma vez. Hábito, até virar hábito, é apenas um projeto. Foque em um de cada vez, até virar hábito mesmo.

“Ah mas eu quero aproveitar que quero parar de beber e parar de fumar também!” Excelente, é óbvio que parar com os dois vai ser melhor pra você. Mas a ausência de um já pode ser bem difícil. Vale mais a pena tirar um primeiro e melhorar um pouco do que esperar e não avançar nada.

Construir uma rotina legal nada mais é que manter o que te faz bem e tirar o que te faz mal, mas esse processo é justamente uma construção. Leva tempo. Não se cobre tanto. Melhore um pouco hoje. Amanhã é um novo dia. As coisas ficarão mais fáceis.

Todas essas informações que eu trouxe neste post foram baseadas em estudos realizados nos últimos anos com diversas fontes, mas você pode encontrá-las, de modo geral, no best-seller “O poder do hábito”, de Charles Duhigg.