Categoria(s) do post: Livros

Tá. É uma coisa impressionante o tanto que leituras, de modo geral, fazem bem para a minha cabeça. Cada vez mais acredito que o segredo da mente boa é ler os livros certos na hora certa, ou no momento certo da vida. Reler os conceitos d”O Milagre da Manhã” sob esse perspectiva do empreendedorismo me deu uma nova energia. Eu sabia que precisava disso. Foi uma leitura excelente. Logo antes dele, eu tinha lido o livro “Desistir não é uma opção”, da Camila Farani – que não é um livro sobre produtividade, mas que foi uma leitura boa, que me surpreendeu positivamente. Esperava um daqueles livros mais biográficos, mas tem conteúdo pacas e superou as minhas expectativas. Certamente será uma leitura a se manter para reler futuramente.

E aí eu peguei o “Milagre” para ler na sequência. E foi ótimo. Porque esses livros de temas específicos d”O Milagre da Manhã” ajudam a consolidar o aprendizado da técnica, ou método, se assim podemos chamar, fazendo um resumo sucinto e apropriado para a gente colocar em prática. O grande diferencial dessa versão voltada a empreendedores é demonstrar como, mesmo sem tempo (empreendedor nunca acha que tem tempo), dá para você ressignificar a hora em que você acorda, seja a hora que for. Aliás, ao longo do livro eles trazem exemplos de pessoas que acordam em horários variados – tem gente que acorda às 5h, mas tem gente que acorda às 8h. “O Milagre da Manhã” não é sobre madrugar, mas sobre ressignificar a hora em que você acorda, de modo que suas atitudes nesse primeiro momento do dia ditem sua narrativa ao longo do dia.

Eu estou em um momento da minha vida em que voltar a gerenciar o meu nível de energia para uma motivação maior tem sido o meu grande foco. Preciso focar nisso para voltar a viver e me sentir bem, depois de tantas coisas que aconteceram. Parte desse processo de cura está nas leituras. E veja: é como EU funciono, ok? Ler é o meu momento, é o meu autocuidado, é a construção de uma narrativa interior pautada na experiência absorvida de outras pessoas (no caso, os autores dos livros que eu leio). Tem me ajudado demais.

Leio todos os dias de manhã, quando acordo. Inclusive, isso já fazia parte do meu “milagre da manhã” original, desde quando li o livro pela primeira vez, anos atrás. A título de curiosidade, o método inclui basicamente os “life savers” (salvadores da vida) abaixo:

Silêncio
Afirmações
Visualização

Exercício físico
Reading (leituras)
Scripting (escrita)

Você pode mudar a ordem. Eu mesma faço o exercício por último, porque na sequência já tomo banho. Se pratico yoga, a meditação vai por último, logo depois do exercício. Ele traz essa lista de itens não porque precisam ser esses obrigatoriamente, mas para dar um direcionamento para quem não sabe o que fazer nessa primeira hora do dia, ao acordar. Você pode personalizar, obviamente.

Voltar a escrever minhas páginas matinais – um exercício que aprendi lá atrás também com a Julie Cameron – tem sido uma terapia maravilhosa. Escrevo livremente. Saem coisas pessoais, pensamentos, mas também reflexões e planejamentos de trabalho. O mais importante é ter esse hábito de ordenar os pensamentos e colocá-los para fora. Traz mais clareza.

“O milagre da manhã para empreendedores” tem três partes.

Na primeira parte, revisitamos os conceitos-chave d”O milagre da manhã”.

Na segunda parte, temos capítulos sobre empreendedorismo e produtividade de modo geral, em termos de habilidades. Propósito, liderança, gerenciamento, delegar, foco etc.

Na terceira parte, temos capítulos com princípios para elevar o empreendedor. Visão, prioridades, contratações.

Por fim, um desafio de 30 dias para colocar o que é ensinado no livro em prática, caso você ainda não o tenha feito ao longo da leitura.

Para quem eu recomendo esse livro: para todos que são empreendedores e buscam uma motivação extra diária, ou acreditam que podem melhorar a sua rotina, saindo da correria.

Eu gostei muito, muito mesmo, e não acho necessário ler o livro base d”O milagre” para ler este, pois ele revisita os principais conceitos.

Certamente um livro para ler e reler de tempos em tempos.

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Jeanne rodrigues comentou:

    Muito interessante,Thais

  2. Claudia Elmoor comentou:

    Aaah, que eu precisava ler isso hoje!!! Obrigada, Thaís <3