Não tenho tempo

Essa é a frase que mais ouço ou leio diariamente há mais de 15 anos, realizando este trabalho.

“Não tenho tempo” já virou jargão. A gente naturalizou o conceito porque todo mundo entende. Virou regra. Deveria?

“Thais, eu até consigo me organizar, mas realmente parece que eu não tenho tempo para N-A-D-A. Abril passou voando, maio também está indo e eu tenho certeza que o resto do ano será assim… Tenho medo de não conseguir tempo para fazer o que é realmente importante.”

Vamos bater um papo sobre isso?

Eu trouxe aqui neste post algumas dicas bem práticas que deram certo comigo e com outras pessoas. Elas podem funcionar para você também.

  1. Mude a maneira como você encara as suas manhãs. Uma manhã tranquila começa na noite do dia anterior. Tenha o melhor sono que puder. Se você precisa estar de pé às 6h e sabe que oito horas de sono no mínimo são importantes para você, às 22h deveria estar dormindo. “Ah, mas eu não posso porque tenho aula até 22h30 na faculdade EAD”. Já considerou sair mais cedo da aula? Ou, se não puder, ir dormir imediatamente após o fim da aula, em vez de ir fazer mais tantas outras coisas? o importante aqui é assumir a responsabilidade sobre o seu sono e dormir da melhor maneira que puder, adaptando às suas circunstâncias.
  2. Assuma a responsabilidade sobre o seu sono – a continuação. Ao longo dos últimos anos, já testei de tudo com relação ao sono. Já troquei a noite pelo dia. Já trabalhei mais de noite e acordei mais tarde. Já fiquei sem trabalhar um período para compensar em outro. Fiz uma série de testes, mas o que realmente funcionou foi simplesmente estabelecer um horário razoavelmente cedo todos os dias e seguí-lo à risca, inclusive aos finais de semana. Ou seja, acordar todos os dias no mesmo horário. Depois, descobri que médicos do sono recomendam isso, pois assim o seu corpo se acostuma e sabe quando é hora de acordar, comer, descansar etc. Apenas tente e depois de algumas semanas me conta.
  3. Pare de querer armazenar lembretes na sua cabeça. Não rola. Tenha um bloco de notas sempre com você e, quando lembrar de algo que precisa ser feito, anote. Se te pedirem algo, anote. Se a moça da Claro te passar o protocolo do atendimento, anote. Simplesmente alimente esse hábito. Sua mente começará a se tornar mais tranquila. Você verá.
  4. Organize o seu tempo, o seu horário, com uma agenda. Planeje a sua semana.
  5. Ao longo de todo o dia, pergunte-se, ao terminar uma atividade: qual a próxima coisa mais importante que preciso fazer? Parar para almoçar? Ir ao banheiro? Encaminhar o relatório por e-mail? Descansar 15 minutos? Revisar a pauta para a reunião? Sempre teremos mais coisas a fazer do que tempo para fazer todas. Se você se habituar a fazer essa pergunta ao longo do dia, pelo menos conseguirá trabalhar nas que forem mais importantes, preservando a sua qualidade de vida.
  6. Faça apenas uma atividade de cada vez, até terminar. Ser multitarefa é mito. Se você fizer diversas coisas ao mesmo tempo, seu cérebro não conseguirá se concentrar porque, na verdade, você está repetidamente alternando sua atenção entre uma tarefa e outra.
  7. Não perca tempo com tarefas irrelevantes se tem coisa importante para fazer. Foque nos prazos do dia, contas que vencem, rotinas. Depois, escolha as tarefas pela prioridade, que pode ser definida através da pergunta feita em um dos itens anteriores desta lista.
  8. Desligue as notificações do celular para parar com essa história de ser interrompida a cada 3 segundos. Veja o celular nos intervalos entre uma tarefa e outra, e não quando chega mensagem.
  9. Quando estiver cansada, descanse. É simples assim.
  10. Tenha perspectiva. Nem tudo precisa ser feito HOJE. Pense em termos de semana, mês, ano etc. Aos poucos, sua vida vai se organizando e você abrirá espaço, em vez de tempo, para tudo aquilo que realmente importa.

Encare a realidade: ninguém tem tempo. Qual a diferença entre você e uma pessoa igualmente ocupada que alcança seus objetivos? Organização. E organizar-se é saber definir prioridades. Quando você diz que não tem tempo, na verdade está dizendo que determinado assunto não é prioridade na sua vida. Não tem problema seu trabalho ser a sua principal prioridade, se você está feliz assim. Mas a maioria dos seres humanos possui sempre mais de uma prioridade na vida, nem que seja somente ter uma boa saúde, por exemplo. Comece a se organizar para definir suas prioridades.