Categoria(s) do post: Estudos, Universidade Pessoal

Essa é uma pergunta de estudos que recebo frequentemente.

Lá atrás, por volta de 2015 ou 2016, eu percebi que, sendo autônoma, eu não teria mais aquelas capacitações que, quando eu estava empregada, recebia como parte do meu trabalho pela empresa. E que, se eu quisesse me capacitar, teria que investir nisso.

Na época eu não tinha muita grana então foquei no trabalho mais proeminente do momento, que eram os cursos de GTD™ nas empresas, me capacitando portanto em todas as certificações internacionais deles até o final de 2019, quando realizei minha última turma.

Eu acho muito importante ter, todo ano, pelo menos uma atualização significativa no seu currículo, sendo você empresária/o, autônoma/o ou empregada/o. Primeiro, porque ninguém sabe o dia de amanhã. Segundo, que é bom para VOCÊ continuar estudando e se atualizando.

Lewis Carrol

Logo, a recomendação é que você tenha um orçamento destinado à sua capacitação para cada momento da sua vida. Tem épocas que mal vai dar pra comprar um livro – e que bom que a Internet taí cheia de conteúdos gratuitos bons para aprender! Mas tem épocas que talvez você consiga fazer uma pós-graduação, um curso mais caro, uma certificação… vai depender muito das suas condições e objetivos. Enfim, o que chamamos por aqui de planejamento de vida.

Por exemplo, eu hoje estou investindo nas seguintes capacitações para a melhoria do meu trabalho atual e carreira como um todo:

  1. Doutorado em Ciências Sociais > Cultura do Trabalho pela PUC-SP
  2. Formação em Comunicação Não-Violenta pelo Instituto CNV
  3. Formação no Método Atitude Emocional como parte da consultoria que estamos fazendo com o GAE
  4. Cursos livres sobre: metodologias ágeis, trabalho remoto, marketing digital, criação de conteúdo, entre outros.
  5. Duas mentorias de negócios – com o Érico Rocha e com o Victor Damasio – ambas com MUITO conteúdo para implementar

Sua capacitação como profissional depende de você. Esse é uma verdade neoliberal do sistema que vivemos.

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Maria comentou:

    Thais, pode me indica lugares para fazer cursos de marketing digital, criação de conteúdo?

  2. Rebeca comentou:

    Thais, você tem alguma dica pra quem quer fazer um serviço de mentoria individual de organização? Você acha que é obrigatório ter uma formação ou posso fazer isso a partir do conhecimento que fui acumulando com conteúdos gratuitos ao longo dos anos? (muito do que eu utilizo é GTD, mas também misturo com outros métodos e coisas própria, daí tenho medo de acabar sendo processadaaa hahahahha)