Trabalhando na tese todos os dias – Doutorado

Eu estou no segundo ano do Doutorado, mas eu já trabalho diariamente na minha tese desde o ano passado. Ainda não realizei minha pesquisa de campo, mas há muito a ser feito mesmo assim. Se teve algo que aprendi durante o mestrado foi justamente aproveitar os momentos de empolgação nas leituras e estudos para não apenas ler mas PRODUZIR conhecimento através dessas leituras – e isso se faz escrevendo, que sejam notas sobre as leituras. Fazer isso coloca o cérebro para trabalhar e um único comentário pode gerar parágrafos produzidos.

Eu amo ler e sei que é terreno perigoso o lance de ficar só estudando e não escrever! Por isso eu me habituei a, todos os dias, estudar um pouquinho e me forçar (no bom sentido) a escrever o que achei da leitura, fazer resumos de conceitos ou de capítulos, enfim, produzir algum conhecimento em cima daquilo.

App: Notion

A importância de fazer todos os dias tem a ver com o hábito. Hábito é a construção do estilo de vida que você quer viver. Se eu quero ser pesquisadora, pesquisadora pesquisa. Lê, estuda, escreve. Então é o que eu tenho que fazer todos os dias.