Confusão interna, clareza e organização

Essa frase poderia ter sido dita por todo mundo, mas foi escrita pelo Jack Kerouac, meu escritor preferido.

Estamos todos confusos. Seja por passarmos dois anos em uma pandemia que afetou a saúde mental de todos, seja por discutir sobre política, seja por estarmos absurdamente sobrecarregados de informações, trabalho e preocupações.. talvez você tenha perdido seu emprego, talvez um monte de coisas que você tinha certeza simplesmente sumiram no ar, enfim. Uma confusão danada. E é isso. Ponto.

Temos nossas questões pessoais que podemos lidar levando para a terapia, praticando autoconhecimento, lendo, se inspirando e aprendendo. Mas temos questões que não são nossas, que refletem a complexidade de todo esse universo particular de cada um que convive conosco, até problemas da empresa, da dinâmica da família, da equipe, e do próprio mundo (guerra depois de uma pandemia? pqp, quem esperava por isso?).

Sim, a gente não tem nada a oferecer aos outros exceto a nossa própria confusão. Por isso mesmo que a gente tem que focar naquilo que a gente tem controle: ela mesma, essa confusão interna! Pegar esse emaranhado de coisas e buscar clareza. É isso o que a organização traz na real. Clareza.

Então ok: compreenda que sua confusão existe. Aceite-a. Mas agora: o que você vai fazer com ela? Esse é o grande ponto. Você tem a escolha de deixá-la aí, ou se organizar.