Categoria(s) do post: Trabalho, Vida Organizada

Em 2018, a Thais Godinho lançou “Trabalho Organizado: encontre equilíbrio e significado num mundo cada vez mais sobrecarregado”, através da Editora Gente. No livro há recomendações e reflexões sobre planejamento, foco, criação, fluxo, rotinas, equilíbrio e ferramentas.

Confira 10 citações do livro “Trabalho Organizado” para se inspirar e refletir sobre o tema:

Sobre o termo “trabalho organizado”

“Quando uso o termo “trabalho organizado”, refiro-me a uma organização que vem de dentro para fora. Não se trata apenas de organizar os e-mails ou ter uma agenda sob controle (apesar de que, sim, vamos aprender a fazer isso sem tanto esforço). Trata-se, acima de tudo, de encontrarmos valor no nosso tempo de vida e fazer dele algo com mais significado do que simplesmente ajustar o alarme para despertar de manhã e fazer algo de que não gostamos. Trata-se de deixar um legado.” 

Produtividade

“Vale dizer que, quando falo em produtividade, não me refi­ro a fazer mais coisas em menos tempo, ou com menos esforço. Eu me refiro a aproveitar melhor o tempo que nós temos. Muitas vezes, em um dia cansativo, a forma mais produtiva de aproveitar os próximos quinze minutos é parar um pouquinho para descansar, beber uma água, dar uma volta ao ar livre para desestressar.” 

Foco da organização

“[…] o foco da organização em que acredito está na praticidade, na simplicidade e na funcionalidade. Organização não é estética. Organi­zação não é perfeição.”  

O que é ser uma pessoa produtiva

“Uma pessoa produtiva é aquela que sabe aproveitar o tem­po que tem. Desde o que vai fazer nos próximos dois mi­­nutos até o que vai fazer nos próximos dois ou vinte anos. Não se trata de “engessar” a vida e saber exatamente o que vai fazer minuto a minuto, mas de desenvolver direcionamento correto e foco apropriado.” 

Organização para ajudar com confusão

“Quando sinto que as coisas estão ficando confusas, paro o que estiver fazendo para me organizar. Essa é minha prioridade: ficar bem. Até para poder cuidar de todo o restante que está me aguardando.” 

Importância do planejamento

“Planejar faz parte da nossa vida e é tão importante quanto qualquer outro tipo de atividade. Não é algo para fazer “se der”. É algo para fazer justamente “para dar”! Para ter tempo, para antecipar as coisas, para não sair atropelando tudo e fazendo de qualquer jeito.”

Propósito

“Minha concepção de propósito está em acreditar que ele está presente em tudo na vida. Não apenas um grande propósito para cada um de nós, mas o prazer de encontrar propósito nas pequenas coisas.” 

Organização e coerência

“Tem a ver com organização porque construir uma vida organizada é basicamente levar uma vida coerente com quem somos . É não perder tempo com atividades que nos agridam emocionalmente. Quanto mais você prestar atenção em você mesmo(a), mais critérios puros e certeiros terá para decidir como investir seu tempo na vida.” 

Sobre presença

“Estar presente é estar tranquilo com relação a tudo aquilo que você não está fazendo no momento.” 

Importância do planejamento semanal

“​​Somos tão atropelados pela demanda que esquecemos a coisa mais básica, que é viver um dia de cada vez. Esse planejamento semanal permite isso. Porque, a cada dia, você abre sua agenda e sabe o que efetivamente precisa ser feito. Por isso não dá para inserir coisas aleatórias na agenda. Ela precisa ser um retrato fiel do seu dia, daquilo que você realmente precisa fazer, sem falhas.” 

Confira o vídeo da Thais comentando sobre o processo de criação do livro “Trabalho Organizado”

Clique no link a seguir para ver o livro na Amazon: Trabalho Organizado (2018)  

Aproveita e compartilha nos comentários: Você tem uma frase preferida da Thais?

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Tãnia Tavares comentou:

    Feito é melhor que o perfeito não feito.

  2. Eliane comentou:

    ” Feito é melhor que perfeito não feito”. Essa frase é cara dela.

  3. Eliane comentou:

    “Feito é melhor que perfeito não feito”. Essa frase é cara dela. =)

  4. Maria Cristina comentou:

    “Às vezes, a coisa mais produtiva a fazer é descansar!”