Categoria(s) do post: Hábitos, Rotinas

A forma como você começa suas manhãs pode estabelecer o ritmo de todo seu dia. Para ter uma manhã tranquila não se faz necessário criar grandes rituais. Apenas crie se quiser e se combinar com seu estilo de vida. Mas existem algumas práticas que podem te ajudar a iniciar as manhãs de forma mais tranquila e que também te ajudam a dormir bem, sem preocupações.

Verificar a agenda 

A prática de olhar a agenda do dia seguinte pode ser feita um pouco antes de finalizar o expediente. A recomendação serve para você ter clareza sobre como será o seu dia de amanhã e tomar pequenas decisões – uma roupa diferente para apresentação de um relatório importante ou colocar na bolsa/mochila um livro para entregar ao colega ou ler durante as janelas de tempo.

Organizar tudo que precisa para o dia na noite anterior

Caso trabalhe fora de casa, arrume sua bolsa ou mochila de trabalho na noite anterior. Você pode até criar uma checklist com todos os itens que precisa levar diariamente. Além da bolsa/mochila, selecione a roupa que vai vestir. Recomendamos também verificar a previsão do tempo para escolher roupas apropriadas para o clima do dia.  

Se estiver em home office, no lugar da bolsa/mochila, arrume sua mesa de trabalho para o dia seguinte. É bem animador encontrar um lugar arrumado, limpo e pronto para mais um dia de trabalho. A recomendação das roupas também prevalece aqui. Vestir uma roupa confortável e tirar o pijama para trabalhar em casa ajuda bastante com a produtividade e motivação. 

Planejar o café da manhã 

Antes de dormir, verifique no armário e geladeira suas opções para o café da manhã. Corte frutas e/ou prepare suco. Organize todos os itens do café em uma bandeja e deixe no balcão ou dentro da geladeira. A proposta é deixar tudo arrumado e fácil de encontrar para que você não pule a primeira refeição do dia. 

O que mais você acha bom para ter uma manhã tranquila? Compartilhe com a gente! 

Deixe seu comentário

10 comentários

  1. Fabiane Agapito comentou:

    Já faço algumas coisas da listinha acima, contudo acredito que posso melhorar ainda mais com as dicas.
    Bjos!

  2. J. Dom comentou:

    Algo que eu faço em alguns domingos ou dias em que quero me mimar é fazer um pequeno desjejum com frutinhas menos sensíveis, biscoitos e algo na garrafa térmica mini e deixar na mesinha de cabeceira (no meu caso é literalmente uma tábua de uns 25cmx12cm em cima de dois potes de sorvete). Assim eu já acordo com café na cama feito por mim mesma.

    1. Laís Helena comentou:

      Adorei! tanto a sua mesinha improvisada (eu uso um puf) quanto a ideia de tomar café na cama. Também faço isso, mas preparo o que vou comer assim que acordo (normalmente como pão na chapa, então gosto de comê-lo quentinho, rs).

  3. Laís Helena comentou:

    trabalho em home office, mas já trabalhei fora e confesso que preparar a roupa e a bolsa para o dia seguinte à noite sempre me deprimiu. É como um repeteco daquela depressão que bate no domingo à noite quando nos damos conta de que temos outra longa e tediosa semana pela frente.
    Porém, gosto muito da ideia de arrumar a mesa após o final do expediente: dá aquela sensação de dever cumprido. (Além disso, a mesa desorganizada me causa sobrecarga sensorial, o que me deixa cansada e desconcentrada.) quanto às demais coisas, não vejo problema em organizá-las pela manhã. sempre priorizo o café da manhã, porque, como acordo com fome, não tem nada que eu odeie mais do que cumprir tarefas antes de comer, rs. não tenho dificuldade de escolher as roupas: como trabalho em home office e sem horário para começar, não preciso me apressar, e sempre procuro comprar roupas confortáveis, que eu sei que conseguiria usar o dia todo se precisar (mas confesso que, se tiver de ir a algum lugar com horário, é comum que eu subestime o tempo que eu levo para fazer as coisas e comece a me aprontar muito tarde, então acabo pegando a primeira roupa que acho e às vezes me atraso). Também é comum eu esquecer coisas de vez em quando, então tenho que pensar em alguma forma de compensar isso.

  4. Vania comentou:

    O fundamental é acordar um pouco mais cedo, pra não ficar na correria.
    Sempre separo 40 minutos da manhã pra dar uma geral na casa. Fazer a cama, lavar a louça do café, arrumar alguma baguncinha do dia anterior, recolher roupas do varal, dobrar essas roupas., regar as plantas. Quarenta minutos dá e sobra pra esse básico. A maioria dos dias trabalho em casa, e estar num lugar organizado me faz muito bem.
    Adquiri o hábito de separar no domingo as roupas para a semana toda. Monto um mini-armário capsula, para a semana. É ótimo, é algo que realmente sinto que melhorou muito minhas manhãs.

    1. Rosilene de Mello Silva comentou:

      Gostei da ideia de separa as roupas pra usar durante a semana. Muito legal

    2. Bruna Andrade comentou:

      Nunca tinha pensado no armário capsúla para semana, boa ideia!

  5. Erika Carvalho comentou:

    Fazer uma meditação assim que acordo e ouvir música são coisas que me ajudam a começar o dia mais tranquila. Muito obrigada pelas dicas!

  6. Van Oliveira comentou:

    Essas ações no dia anterior traz uma paz no coração que não tem preço. É sobre saúde mental!

  7. Paola Pagote comentou:

    Adoro as dicas para rituais matinais. Já sigo algumas e sinto que, quando não as faço, parece que meu dia começou atravessado rs.