Categoria(s) do post: Ferramentas de organização, Vida Organizada

No Método Vida Organizada projeto é “um recorte que você faz para o ano em questão para uma determinada área da sua vida ou para algum objetivo de curto, médio e longo prazo que você tenha.” 

A recomendação do MVO é que tudo que você identifique com esse recorte de um ano entre para uma lista de projetos que pode ser categorizada como:

  • “em andamento” – projetos que são prioridades neste momento 
  • “em espera” – projetos que não são o foco agora

Há diversas ferramentas digitais que podem ajudar com a organização de projetos. Ao longo dos anos de produção no Vida Organizada, Thais já compartilhou experiências com algumas dessas ferramentas. As mais comentadas são Evernote, Notion, Trello, Asana e Todoist

Evernote

A estrutura do Evernote se dá basicamente através de cadernos, notas, etiquetas. Seguindo a proposta do MVO, você pode criar um caderno para os projetos “em andamento” e outro para os projetos “em espera”. E utilizar as etiquetas para áreas da vida e ano, se achar necessário.

Print de exemplo no Evernote

Notion

No Notion, há a opção de criar uma database em formato de tabela. Nesta tabela você pode criar propriedades para categorizar a informação principal. Dessa forma, cada coluna da tabela pode ser para: título do projeto; status do projeto – “em andamento”, “em espera”, “concluído”; data de início; etc.  Nesta ferramenta você pode criar diferentes tipos de visualizações que vão te permitir checar os projetos por status ou o que for mais conveniente para você no momento.

Print de como a Thais está usando o Notion para organizar projetos

Asana

No Asana existe uma seção de projetos. Nela você pode criar projetos de acordo com as categorias sugeridas pelo MVO – “em andamento” e “em espera”. 

E dentro do painel/lista de projetos criar seções para cada área da vida, por exemplo, ou seções que façam sentido para você no momento. 

Em cada seção há espaço para inserir tarefas que neste caso será um projeto. E as subtarefas vão ser utilizadas para descrever as etapas desse projeto.

Print de exemplo da Thais

Trello

No Trello, você pode criar uma Área de Trabalho chamada Planejamentos. E em seguida um quadro de Projetos. Dentro desse quadro, crie as listas – “em andamento”, “em espera”, “concluído”. E você pode usar cada cartão da lista para criar um projeto.

Print de exemplo no Trello

Todoist

No Todoist uma forma de configurar a ferramenta de acordo com o MVO é criar um projeto chamado “Projetos” e dentro criar as seções – “em andamento”, “em espera”. E utilizar o espaço de tarefa para criar o projeto. Aproveitando também dos recursos de comentário, subtarefas, etiquetas.

Print de exemplo no Todoist

Confira alguns posts da Thais sobre projetos e algumas ferramentas:

Projetos no Asana, Afazeres no Todoist

Projetos pessoais no Asana – Setembro 2021

Organizando meus projetos no caderno

Organizando projetos com um mapa mental

Organizando os projetos do ano no Notion [Jan 2022]

Lembre-se sempre de adaptar as recomendações para sua rotina. E de escolher uma ferramenta que te atenda da melhor forma possível. 

Aproveita e conta nos comentários: Qual ferramenta você está usando atualmente para organizar seus projetos? 

Deixe seu comentário

10 comentários

  1. Thiago Alves comentou:

    Estou utilizando o Trello para organizar os meus projetos. Recentemente, foi disponibilizado um Power-up chamado Cartões de Controle que ajuda no rastreio de algumas informações (utilizando filtros por quadro, etiqueta etc.). Vale a pena conferir 🙂

  2. Gorete Saturno comentou:

    Que bacana este resumo de opções de ferramentas para organizar os projetos, facilita muitoooo 👍🏻🔝

  3. Carollzita comentou:

    Atualmente utilizo o Evernote, tenho gostado bastante pois consigo escrever detalhadamente, formatar pra deixar com cor tamanho diferente, etc.

  4. Sandra Santos comentou:

    Vejo que nas fotos o Notion da Thais está em português, eu instalei e tentei usar mas não consegui achar a opção de linguagem para português, como faço para ficar em português?

    1. Oie, Sandra! Atualmente o Notion está apenas disponível em inglês. O que está escrito em português são as personalizações feitas por ela. Isso você também consegue fazer. Abs

  5. Melissa Dias comentou:

    Uso o Notion e tem dado super certo.

  6. Nadia Borba comentou:

    Achei muito legal esse formato de post. Dá pra ter uma ideia de cada ferramenta dentro do uso X e vai me ajudar na escolha. Com certeza acharia ótimo ver outros assim para listas, referências, etc.

  7. Andrea Cestari comentou:

    Estou usando só o Todoist para tudo e sei que não é bom. Mas faço isso porque o tempo que eu vou levar para aprendendo a usar outras ferramentas (mesmo que melhores) com velocidade, vai acabar atrasando ou até mesmo atrapalhando o gerenciamento dos projetos em geral. Mas preciso mudar isso…não sei como… Sabe o que me aborrece nas ferramentas novas? Quando você é novo, as ferramentas focam em te reter e em te convencer a investir nelas. E isso aborrece tanto, que tira o foco de poder experimentar para ver se te serve. Ou então a ferramenta tem tantas “ajudas e tutoriais” que a gente fica perdendo tempo (e foco) em desativar a ajuda (ou lendo ela) do que usando o foco para experimentar a tal ferramenta. No final é como ir ao salão de beleza: é mais perfumaria e clube do fala fala e pouco se trabalha no que se foi fazer lá.
    Mas sigo na busca e seus posts me ajudam demais nesse aprendizado.

  8. Eliana comentou:

    Muito bom Thaís . obrigada !!!

    Uso o Todoist para tarefas e projetos.

    Tem um app que não é famoso, mas estou gostando, é o ESSENTIAL -PIM. Muito Simples.

    Quando puder , faz um post neste formato sobre “Arquivos de Referência”. beijos

  9. Márcio Eugênio comentou:

    Eu utilizo o Google Keep para organizar os meus Projetos. Cada Projeto é uma nota. E para separar os Projetos em Andamento e os Projetos Incubados, eu utilizo os marcadores do Keep. Além disso, utilizo o sistema de cores do Keep para identificar a Área de Responsabilidade de cada projeto. Por exemplo, para um Projeto de Financas, a nota possui cor rosa. Para um Projeto de Investimento Pessoal (outra área de responsabilidade) a nota possui cor vermelha.