Categoria(s) do post: Finanças, Família

Se uma das suas prioridades do ano é economizar, talvez um pequeno obstáculo esteja dentro de casa: a família. Quando o gasto é coletivo e apenas uma pessoa se esforça para controlar os excessos vai ficar complicado chegar ao final do ano com alguma reserva financeira. 

E o que pode ser feito para que todos os moradores da casa se mantenham engajados no controle de gastos? Uma boa conversa para compartilhar o objetivo da economia. 

Alguns dos objetivos podem ser: comprar a casa própria; uma viagem em família no próximo verão; viver com mais tranquilidade; economizar para trocar o carro da família; pagar alguma dívida. O propósito da economia deve ser partilhado com todos e também uma planilha de controle de gastos. 

Manter uma planilha com todas as despesas ajuda a ter dimensão do quanto de dinheiro entra e do quanto sai. Além de facilitar o reconhecimento de gastos em excesso. Pode ser interessante fazer a revisão mensal de contas e gastos com toda família para mantê-los informados das finanças e lembrar do objetivo da economia. 

Selecionamos alguns vídeos sobre Organização Financeira para te ajudar ainda mais com essa área:

Como fazer registro de gastos

Como montar um cronograma de revisão de gastos

Como economizar quando não sobra dinheiro? O hábito de poupar

Leia também:

Organizando minhas finanças em 2022 no Notion

Concluindo: 12 livros de finanças para 2021

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Caroline Rocha comentou:

    Obrigada Thais e Jeniffer, o texto está impecável e os vídeos muito esclarecedores.

  2. Ellen Lima comentou:

    Os posts da Jennifer tem sido bem legais, é útil poder rever alguns assuntos e ter os links agrupados. Parabéns Thais e toda a equipe pelo trabalho!

  3. bruna comentou:

    Olá Pessoal, gostaria de comemorar os textos da Jennifer. Sempre adorei os textos do Blog e estava sentindo falta deles. Adorei todos os textos da Jennifer que vi.

    Parabens Jennifer e Thais pelo Sucesso!