Retorno às aulas presenciais: escola e Doutorado

Passando por aqui para compartilhar como foi a minha volta às aulas presenciais no Doutorado e às do Paul na escola.

As aulas dele começaram logo no início de fevereiro e, na primeira semana, houve um caso de COVID na sala, imediatamente isolado. Paul ficou em casa uma semana e depois retornou normalmente. Ele tomou a segunda dose da vacina pouco tempo depois e, esta semana, deu o prazo de 20 dias em que ele pode se considerar imunizado. Com isso, vamos nos sentir mais à vontade para retomar algumas atividades, como academia e outras (eu dei um tempo com a onda da ômicron, enquanto o Paul não estava totalmente imunizado).

As minhas aulas começaram esta semana, no início de março. Foi a primeira vez que fui ao Doutorado presencialmente desde que comecei, no início do ano passado. Foi muito emocionante para mim entrar na faculdade que a minha avó estudou e amava. Eu cheguei a acompanhá-la algumas vezes, quando ela deu aulas, mas não lembrava muito bem e também nunca tinha tido a experiência como aluna mesmo, lá. Foi muito significativo.

Sobre os cuidados: nada de muito diferente do que já vínhamos fazendo antes da volta às aulas, se fôssemos ao mercado, por exemplo. Distanciamento social, máscara, álcool gel, todo o pacote de proteção. Por mais que o Governo de SP tenha liberado esta semana o uso da máscara em ambientes abertos, nós optamos por continuar usando. Eu imagino que, quando estiver subindo uma ladeira, ou depois de ter corrido ou feito caminhada, como exercício físico, eu possa querer tirar para respirar melhor. Mas, tirando isso, ainda acho que não me custa nada continuar me precavendo.

O primeiro dia de aula presencial no Doutorado foi legal, por ver a professora e os meus colegas pessoalmente mas, por outro lado, ainda não está 100% normal. Não teve intervalo, tínhamos que evitar sair da sala, tínhamos que sentar com distanciamento, não podia ligar os ventiladores (nesse calor que está fazendo em SP!), enfim. Mas só de sair de casa, ter a experiência de ir à faculdade, pegar um livro na biblioteca… tudo isso foi muito incrível.

Eu confesso que tive um pouco de ansiedade nos dois dias de aulas que já fui. Faz parte. Afinal, faz mais de dois anos que não entro em uma sala de aula da faculdade.

Eu no #8M

Na nossa opinião aqui em casa, estamos assim: a pandemia não acabou. Ainda demanda cuidados, mas dá pra gente retomar as nossas atividades, evitando aglomerações e tomando os cuidados de sempre. Mas só de o Paul já estar imunizado com duas doses da vacina, isso já deixa a gente MUITO mais tranquilos.

E com você? Como foi o retorno presencial ao trabalho ou às aulas?