“Dormir é o melhor remédio.” – Essa é a receita recomendada pelo Dr Suhas Kshirsagar, no livro “Mude seus horários, mude sua vida”, para todos os seus pacientes e leitores.Â
Para o educador e médico ayurvédico indiano, Dr Suhas, “o corpo não pode prosperar privado de repouso.” É preciso que haja um equilÃbrio entre a atividade e o descanso. E uma noite mal dormida pode gerar desatenção, estresse, ansiedade. Tudo isso, ao longo dos anos, encurta a expectativa de vida de qualquer pessoa.

No Vida Organizada reforçamos a ideia de que dormir bem é o melhor remédio lembrando sempre da importância de manter alguns bons hábitos para ter uma boa noite de sono.
Confira algumas recomendações:
- Evitar o consumo de cafeÃna por no mÃnimo 6h antes do horário de dormir;
- Desligar das telas (smartphone, televisão, computador) até 1h antes de dormir;
- Fazer atividades que ajudem com relaxamento para dormir – massagens, banhos relaxantes, leitura de livros fÃsicos, escrita em diário;
- Evitar conversar/ler sobre assuntos difÃceis e estressantes antes da hora de dormir;
- Não comer alimentos pesados próximo da hora do sono para não interferir na digestão e relaxamento do corpo;
- Buscar dormir entre 6h e 8h por noite;
- Manter uma rotina de horário para dormir e acordar também aos finais de semana.
Aproveita e compartilha com a gente: O que você tem feito para dormir bem?
Tentando chegar lá! A ansiedade às vezes rouba meu sono, mas quando consigo dormir bem é tão bom!
Tô nessa também! Implementando um mini hábito por vez 🙂
Excelentes dicas, Jeniffer. Deixo como sugestão de leitura o também ótimo “Por que nós dormimos”, de Matthew Walker. Ele tem uma pegada mais cientÃfica com linguagem popular, com boas sugestões para ter um sono de qualidade baseadas em inúmeras pesquisas com todas as relações do sono com trabalho, celular, sexo, aprendizado, ansiedade, etc.
Obrigada pela recomendação, Lucas!
Eu já cansada de tomar remédio pra dormir vou fazer esse processo
Li o livro “Mude seus horários, mude sua vida” por sugestão do blog. Gostei demais desse livro! Sempre me orgulhei de dizer que era uma pessoa noturna, mas depois de algumas orientações do livro descobri que amo dormir e acordar cedo, inclusive aos finais de semana!
Preciso me habituar a desligar das telas mais cedo.
Ótima lista! 🙂