Como “encaixar” os estudos com o trabalho?

Estudar é um hábito que a comunidade Vida Organizada ama. Além de ser algo que gostamos muito, o estudo é uma forma de atualização profissional e de satisfazer a curiosidade sobre determinados assuntos.

Uma das dúvidas mais recorrentes da comunidade é: Como “encaixar” os estudos com o trabalho? Antes de compartilhar a recomendação de ouro, é preciso levar em consideração dois pontos importantes:

  1. Nem tudo que você quer fazer vai encaixar apenas em um dia;
  2. Como tudo na vida, há sempre escolhas.

O primeiro ponto ajuda a tirar o peso de ter que fazer tudo em um único dia. Todo planejamento precisa ser factível com a sua realidade. Não é necessário colocar mais expectativa e atividade em um dia que já está cheio demais.

E o segundo ponto lembra que saber escolher é saber priorizar. Se o estudo é algo que você gosta de fazer, ele deveria ser uma das suas prioridades.

A recomendação de ouro está relacionada com o planejamento semanal. Sempre que você o fizer, perceba os espaços que podem ser aproveitados para seus estudos. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Acordar mais cedo e estudar antes de iniciar o home office;
  • Assistir uma aula ou ler algum artigo na hora do almoço, no trabalho;
  • Estudar de noite, após o expediente, respeitando o seu limite. Lembre-se: No Vida Organizada, descansar e dormir bem estão sempre no topo das prioridades;
  • Estudar aos finais de semana. Pode ser apenas no sábado ou apenas no domingo. Ou nos dois dias. Considere o que te deixa mais tranquila(o).

Lembre-se que todo planejamento faz parte de algo maior. Sempre pode valer a pena refletir sobre a importância dos estudos na sua vida para que você encontre motivação no presente para conseguir estudar, mesmo em dias mais complicados.

Ao finalizar a leitura deste post, te convido a conferir o Como fazer o planejamento da semana para começar a aplicar os aprendizados e iniciar seus estudos!