Categoria(s) do post: Estudos

Estudar é um hábito que a comunidade Vida Organizada ama. Além de ser algo que gostamos muito, o estudo é uma forma de atualização profissional e de satisfazer a curiosidade sobre determinados assuntos.

Uma das dúvidas mais recorrentes da comunidade é: Como “encaixar” os estudos com o trabalho? Antes de compartilhar a recomendação de ouro, é preciso levar em consideração dois pontos importantes:

  1. Nem tudo que você quer fazer vai encaixar apenas em um dia;
  2. Como tudo na vida, há sempre escolhas.

O primeiro ponto ajuda a tirar o peso de ter que fazer tudo em um único dia. Todo planejamento precisa ser factível com a sua realidade. Não é necessário colocar mais expectativa e atividade em um dia que já está cheio demais.

E o segundo ponto lembra que saber escolher é saber priorizar. Se o estudo é algo que você gosta de fazer, ele deveria ser uma das suas prioridades.

A recomendação de ouro está relacionada com o planejamento semanal. Sempre que você o fizer, perceba os espaços que podem ser aproveitados para seus estudos. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Acordar mais cedo e estudar antes de iniciar o home office;
  • Assistir uma aula ou ler algum artigo na hora do almoço, no trabalho;
  • Estudar de noite, após o expediente, respeitando o seu limite. Lembre-se: No Vida Organizada, descansar e dormir bem estão sempre no topo das prioridades;
  • Estudar aos finais de semana. Pode ser apenas no sábado ou apenas no domingo. Ou nos dois dias. Considere o que te deixa mais tranquila(o).

Lembre-se que todo planejamento faz parte de algo maior. Sempre pode valer a pena refletir sobre a importância dos estudos na sua vida para que você encontre motivação no presente para conseguir estudar, mesmo em dias mais complicados.

Ao finalizar a leitura deste post, te convido a conferir o Como fazer o planejamento da semana para começar a aplicar os aprendizados e iniciar seus estudos! 

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

9 comentários

  1. Joane comentou:

    Obrigada pelo texto! É exatamente o que estava procurando. Bjos

  2. Lucas comentou:

    Estou neste dilema, pois resolvi fazer a segunda faculdade… Mas encaro com um investimento futuro e necessário. Este post foi perfeito, precisava ler algo do tipo – muito obrigado!

  3. Laís Helena comentou:

    Adoro estudar!
    Normalmente, faço isso no horário das refeições (aulas durante o almoço e leituras no jantar e no café da manhã).
    (Mas, nos dias em que minha mente está dispersa, acabo só vendo vídeos com histórias de terror no YouTube, porque ninguém é de ferro, né? 😂).
    Às vezes estudo um pouco também no final do dia, enquanto faço lettering (desenhar me ajuda a me concentrar melhor durante as vídeo aulas).
    Aos finais de semana, gostaria de tirar um tempinho pra revisar o que estudei e tomar notas, mas ainda não consegui implementar isso.

    Ótimo post!
    Abraços!

  4. Diene Batista comentou:

    Olá! Ótimo post. Quem estuda e trabalha precisa de fato aproveitar cada minuto na agenda para conseguir se desenvolver, sobretudo quando são estudos formais, como graduação e pós-graduação, e seus prazos exíguos. Sobre estudar no horário do almoço, infelizmente nem sempre as empresas (e instituições públicas, como é meu caso) possuem esse espaço. E, eventualmente, estamos tão cansados(as) que precisamos abrir mão desse tempo, que embora precioso para estudar, pode nos exaurir ainda mais. Foi o que aconteceu comigo no último semestre de 2021. Porém, penso em retomar o uso desse horário (dando meus pulos, haha), inclusive nesta semana.

  5. Kênia Fialho comentou:

    Estou vivendo exatamente esse momento e é bem bacana ver que algumas estratégias que tenho utilizado foram utilizadas por ti. Deu aquela sensação de “estou no caminho certo”. E que venham os resoltados <3

  6. Radson comentou:

    Dicas excelentes.