Categoria(s) do post: Novidades

Quem eu sou

Oie, gente! 

Me chamo Jeniffer Geraldine, sou baiana de Alagoinhas, mas moro em Salvador há quase 15 anos. Sou jornalista, professora, pesquisadora e criadora de conteúdo. 

Gosto de fotografar o cotidiano, ler um bom livro, assistir séries e filmes. Sou uma piriguete literária assumida. Me acho mais inteligente depois de ver um documentário. Minha vida tem uma trilha sonora musical bem eclética. Amo estudar ouvindo lo-fi. Escrevo como terapia. Mando áudios para os amigos como se fossem podcasts no Whatsapp. Acredito que se organizar direitinho dá para ter uma rotina leve, criativa e produtiva. Viajo porque amo, volto para casa porque preciso de rotina e do meu canto. Sou uma believer. Família, pão na chapa e leite com café. Tenho sol em câncer e ascendente e lua em touro – se você entende de astrologia, você entendeu, só cuidado com os estereótipos. As cores do pôr do sol, minha meditação. Se me chamar, eu vou, mas tem que ter cadeira para sentar – é que uma hora eu canso de descer até o chão. Acredito no poder da leitura e na arte. Costumo dizer que a vida é uma janela aberta onde eu gosto de ver o tempo passar sem pressa.

Minha trajetória com o Vida Organizada

Eu conheci o blog Vida Organizada e o trabalho da Thais por volta de 2015. Na ocasião estava em busca de como me organizar melhor para dar conta das demandas do trabalho no setor de Marketing digital de uma empresa de varejo. E também não deixar de lado meus projetos pessoais. Então, como muitos de vocês que leem esse blog, a ferramenta de pesquisa do VO foi (e ainda é) o lugar em que eu buscava sobre qualquer dúvida relacionada à organização. 

Depois do blog, os livros, e, em seguida, todo canal ou projeto que a Thais criava, lá estava eu como uma seguidora raiz. Sem falar que também comecei a espalhar a palavra da Thais Godinho por aí. Sempre indicava para uma amiga e compartilhava meus aprendizados a partir dos ensinamentos dela. 

No dia que a Thais lançou o curso Método Vida Organizada eu enlouqueci (risos). Precisava fazer o curso! E entrei na Turma 3, em 2020. Continuei na ideia de “tudo que ela lançar on-line, eu vou participar!”. Assim foi, curso MVO, Jornada PRO, Acampamento Vida Organizada. Até que teve o grande dia, a live para falar sobre planejamento de vida e Notion, em 2020. Que momento, gente! 

Após a live tem um marco importante na minha história com o VO. O momento em que eu ativo o modo cara de pau e envio um e-mail com meu currículo me colocando à disposição para trabalhar na equipe. Três meses depois, recebo um e-mail da própria Thais! Esse dia foi louco! Achei que era bug do aplicativo de e-mail da Apple. Mas era real. Comecei como suporte e tutora. Se você for aluna do Vida Organizada, talvez eu tenha respondido um e-mail seu ou coletado uma dúvida para o Plantão nos últimos três meses. Mas agora você vai me encontrar por aqui, no Blog Vida Organizada, e em outras redes sociais como Analista de Produção de Conteúdo do Vida Organizada.

É uma alegria trabalhar ao lado de alguém que é referência e participar do processo de criação do conteúdo que passei os últimos anos consumindo, mas principalmente um conteúdo que ajudou a transformar a minha vida. Eu aprendi a olhar para todas as áreas da vida com atenção. Aprendi também que posso respeitar mais meu ritmo e energia. E que não preciso fazer dos meus dias uma corrida de maratona sem fim. 

Uma foto de 2016 publicada no meu blog para compartilhar dicas do livro Vida Organizada

Como é a minha rotina

Eu passei bons anos da minha vida acordando cedo e atrasada. Não tomava café da manhã. E quase sempre estava correndo atrás de um ônibus lotado. Hoje eu acordo na maior paz! E é por isso que gosto de acordar cedo (e dormir cedo). 

Prefiro ter as manhãs tranquilas para me espreguiçar à vontade na cama, preparar meu café da manhã (refeição favorita), ler, escrever e estudar. 

Gosto de planejar meu dia no papel com base nos meus agendamentos e lista de afazeres – ambos no digital. Sou muito nerd Método Vida Organizada. Começo pelo que está na agenda, no topo do dia, e depois sigo com a lista. E busco seguir, sempre que possível, um fluxo que respeite meu nível de energia. 

De manhã, até o meio-dia e meia por aí, estou bem para fazer qualquer coisa. A pausa do almoço é sagrada porque eu não penso direito com fome. Depois do almoço, até umas 15h, eu estou super lenta. Assim apenas volto para um trabalho mais profundo depois desse horário e sigo até umas 20h. Eu uso muito o despertador do tablet para fazer sessões de trabalho de 1h e pausas de 10 minutos. Isso porque eu preciso que alguma coisa me lembre de levantar da cadeira. 

Minha rotina em casa é tranquila. Moro sozinha, não tenho filhos e não tenho animais de estimação. Meu apartamento vive com tudo no lugar porque desde sempre eu sou assim. Um pequeno caos se instala quando algo fica fora do lugar. Minha família vive em outra cidade. E todo mês vou visitá-los. É aquele final de semana para não fazer nada a não ser estar lá (aprendizado do VO).

Ferramentas de organização que uso

Eu sou alok das ferramentas! Papel e digital!

Google Agenda – Agenda

Todoist – Lista de afazeres

Notion – Planejamento de vida; Projetos; Anotações de estudos; Diário de leitura; Diário Cult – filmes e séries; Controle de finanças; Calendário de Conteúdo

Evernote – Diário digital; Arquivos de PDF; Referências acadêmicas; Produção acadêmica; Documentos pessoais digitalizados; A famosa lista de “ler e assistir” (melhor web clipper!)

Google Drive – arquivos de vídeos 

Google Fotos – fotos 

Google Docs – produção de textos como artigos, crônicas e ensaios

Gmail – gerenciador de e-mails

Bullet Journal – rascunhos de planejamentos (ano, semestre, trimestre); planejamento do mês, semana, dia; Coleção Notas do mês; Coleção Reflexões da semana

Commonplace book – anotações de estudos; anotações de aprendizados; Diário de Leitura

O template que ficou famoso depois da live sobre Planejamento de Vida e Notion

Itens preferidos de organização 

Caderno criativo da Cícero para o Commonplace book

Qualquer caderno espiral com capa dura e folha gramatura 90 para um bullet journal ou caderno de apoio de rotina

Cadernetas com folhas pontilhadas da Cícero 

Planner mensal A4 

Pasta sanfonada com divisórias 

Caneta uni pin fine line

Lapiseira moLin Office plus Mech

Cola em fita da Faber-Castell 

Marcadores Stabilo Swing Cool 

Caneta Especial Pentel IPlus Personalizável BGH3 (com tinta preta, rosa e lapiseira)

Bloco de notas adesivas 

Porta lápis 

Registrador a/z 

Fichários

Caderno criativo da Cícero, Post-it, Caneta uni pin fine line, Caneta Especial Pentel IPlus Personalizável BGH3 (com tinta preta, rosa e lapiseira), Lapiseira moLin Office plus Mech (tem borracha com refil)

Um hábito de organização que faz muita diferença

O principal hábito de organização para mim é colocar as coisas nos seus devidos lugares. E isso vai desde objetos físicos em casa até informações. Me traz paz saber que se eu precisar do meu diploma da faculdade eu sei exatamente onde ele estará.

Um livro sobre literatura brasileira? Na estante no primeiro nicho do lado direito. Meus artigos publicados? No Evernote com a etiqueta “produção acadêmica”. O remédio para o estômago? Na terceira gaveta da penteadeira. 

Passei o primeiro ano da pandemia na casa dos meus pais, no interior. Nesse período eu estava em processo de escrita da dissertação. Aconteceu de precisar de livros que estavam na minha biblioteca pessoal. E meu pai, que continuou viajando a trabalho, passou no meu apartamento para pegar. Eu dizia exatamente onde o livro estava. Ele se atrapalhava um pouco, mas achava o livro. Uma verdadeira caça aos livros!  

Minhas expectativas em fazer parte do VO

Eu espero contribuir para o crescimento desse trabalho essencial que a Thais faz através do meu conhecimento e experiência na área de comunicação. Acredito demais no Vida Organizada porque esse projeto tem me ajudado a construir uma rotina tranquila e principalmente saudável. E para finalizar com uma conquista recente, muito do que aprendi com o VO me ajudou a concluir o mestrado sem pirar (totalmente).

Te aguardo nos comentários para trocarmos experiências e aprendizados. 

E obrigada por ter lido até aqui! 😀

Deixe seu comentário

63 comentários

  1. Claudenice Passos Palaci comentou:

    Olá, Jeniffer!!!! Que alegria te ver por aqui também! Que história incrível…gratidão por compartilhar conosco! Eu coloquei, como um dos meus objetivos (se possível de curto prazo!) trabalhar no digital…gostaria muiiiiito que fosse com o VO! Vida que segue, vamos ver o que o tempo futuro nos reserva, não é mesmo? O teu relato me deixou super animada. Uma recarga de baterias! Adorei te ver e poder te conhecer mais nos encontros do Clube do Livro, pelo zoom! Deixo aqui meu super abraço cheio de muito sucesso, muita paz e tranquilidade! Gratidão! Namastê!

    1. Oie, Clau! Muito obrigada pelo carinho. Os encontros no Zoom são sucesso, né? E eu estou aqui na torcida para que os seus objetivos se realizem. bjão!

  2. Iandra Cristine da Silva Paixão comentou:

    Bem vinda Jennifer, te conheci na live que fez com a Thaís. Te sigo desde então, rs. Amei sua apresentação.

  3. Ana Festucci comentou:

    Ahh que texto gostoso de ler e que feliz ver vc alçando voos por aqui.. como aluna do VO tb, ver o espaço que está ocupando e as suas conquistas , meio que nos representa.. hehe
    Tb te conheci na Live sobre o notion, sigo no insta desde então, e adoro seus conteúdos. Vai ser ótimo esbarrar com eles por aqui.
    Um grande abraço e sucesso!

  4. Filipa comentou:

    Olá Jeniffer,

    Assisti a live que a Thaís fez contigo e fiquei fã! Tens uma energia maravilhosa…foi TOP!

    Desejo tudo de bom e sucesso nessa nova etapa (todo o mundo quer trabalhar com a Thaís, não é verdade?)

    Bjo para a equipa maravilhosa!

    Filipa

    Sapataria, Portugal

  5. Sara Diaz comentou:

    Uhuuuuul! Adorei conhecer mais da tua tragetória, o MVO também mudou a minha vida. Beijão

  6. Sónia Neves comentou:

    Muitos parabéns, Jeniffer.
    Gostei muito da sua apresentação.
    Também acompanho o seu blog há algum tempo.
    Parabéns Thais pelo seu empenho e por integrar outras pessoas no seu blog.
    Só serve para enriquecer o seu trabalho e inspirar mais pessoas.
    MVO é o seu legado para o mundo.
    Grata por tanto conteúdo.

  7. Btuna comentou:

    Que legal!!
    Amei o texto!
    Boa sorte no VO.
    😊

  8. Ana comentou:

    Gostei de ler este post e conhecer a Jen 🙂

  9. Bruno Bertolani comentou:

    Seja bem vinda. Parabéns pela sua história.
    Acompanho o blog a muito tempo e ver como a organização muda vidas e sensacional. Que você possa impactar mais vidas.

  10. Sandra Valéria Piccolo comentou:

    Bem vinda!!! Adorei te conhecer!

  11. Gorete Saturno comentou:

    Olá Jeniffer!
    Que história de vida maravilhosa!
    Adorei a forma como escreveu, leve e descontraída.
    Me identifiquei com a parte de divulgar falas e ensinamentos da Thais.
    Seja bem vinda e desfrute este trabalho incrível 🤩 😻
    Um super abraço 🤗

  12. Michele Bruna comentou:

    Bem-vinda ao VO! Muito legal conhecer sua história 8D
    Gostei muito de ver sobre como você se organiza e celebro com sua alegria!

  13. Ruth comentou:

    Uau… que poder de escrita em?
    Vc acolhe com suas palavras e história.
    Seja muito bem vinda.
    Espero seguir aprendendo muito com vcs.
    Domingo é o dia em que a leitura do blog traz aquele quentinho para o coração.

    1. Obrigada pelo carinho, Ruth!
      Que legal saber que curte ler blog aos domingos. Achei uma combinação perfeita.
      bjão

  14. Juliana comentou:

    Gente, adorei a novidade… sucesso e felicidades à equipe.

  15. Juliana Avanci comentou:

    Adorei a apresentação, detalhes que fazem a diferença!

  16. Tatianna Crestani comentou:

    Parabéns JG!! Um sonho poder trabalhar com a Thaís, não é? Meu sonho é também um dia poder trabalhar com conteúdo digital! Muito sucesso pra vc!!

  17. Marisa Moreira comentou:

    Eu me lembro bem da live com a Jeniffer. Gostei muito do texto e tenho certeza de que o VO receberá boas contribuições dessa pessoa cheia de vivacidade e com uma ótima bagagem.

  18. Thays comentou:

    Oie! Bem vinda! Uma super contribuição pro time do VO!

  19. João Victor Oliveira comentou:

    Bem vinda Jeniffer!! Muito legal ver sua trajetória dentro do método, muito inspirador.
    Desejo muita sorte nessa nova fase no VO!!

  20. Fernanda Santos comentou:

    Oi Jeniffer,

    Que texto suave de ler. Você se expressa muito bem. Ainda estou na lida da organização, sou da turma 11 do MVO e empaquei no curso. As demandas do dia a dia andam me engolindo e é com vergonha que assumo isso. Me identifiquei com seu perfil, pois moro só e não cuido de pets, até minhas plantas dei para minha mãe.

    Desejo sucesso no time Vida Organizada, vocês têm propósito e conseguem imprimi-lo nas ações.

    Obrigada por me animar com esse texto.

    1. Oie, Fernanda! Obrigada!
      Vai no seu tempo. Mesmo um pouquinho por semana faz diferença se colocar em prática.
      Aqui tenho plantas. Mas não sou a super cuidadora. Vivo pedindo dicas para minha mãe que é apaixonada por elas.
      bjão

  21. Amanda Viana comentou:

    Bem vinda, Jeniffer!! 🙂

  22. Gabriel Maranhão comentou:

    Sensacional!
    Eu vou tentar entrar no mestrado no próximo ano e tive várias dúvidas esclarecidas na live que vão me ajudar no meu planejamento.
    Parabéns Jeniffer e para a Thaís
    MVO

  23. Cris Palma comentou:

    Jennifer, seja muito bem-vinda!!! Curti muito seu texto !!! Assim como a Iandra, te conheci na live com a Thais. Pra quem acompanha o trabalho da Thais e conhece a equipe MVO, não tem como não querer fazer parte, até eu….rsrsrsrs Sucesso e felicidades!!!

  24. Patrícia Prado comentou:

    Jeniffer, sigo a Thais desde sempre e já li quase todos os textos do blog. Mesmo seguindo outros canais do VO, amo entrar no blog. Passei a olhar a vida de outro modo a partir das experiências e ensinamentos da Thais. Vai ser muito bom ter você por aqui!

  25. Isabela Monteiro comentou:

    Oi, Jeniffer! Mto feliz de te ver por aqui tb! Sou mais uma das que começaram a te seguir depois da live com a Thais! : ) Bem-vinda aqui tb! Vamos juntas!

  26. Cinthia Lopes comentou:

    “Costumo dizer que a vida é uma janela aberta onde eu gosto de ver o tempo passar sem pressa.” Que linda, que leve. Amei te ler. Seguindo desde já =) Seja bem vinda!

  27. Lucà comentou:

    Que espetacular isso, Jennifer!!! Parabéns!!!!!!

  28. Leandro Barbosa comentou:

    Nossa, amei te ver por aqui, haha

    Sigo há bastante tempo nas redes e desde sempre vi suas interações com a Thais. Adoro seu conteúdo e vai ser legal te acompanhar por aqui também.

    Boa sorte!

  29. Bruna Mancuzo comentou:

    AHHHHH
    Que massa que você vai criar conteúdo para o VO!
    Parabéns, Je! Merece demais!!

  30. Aline Trindade comentou:

    Que bacana a sua história com o VO, também sou seguidora raiz, só ainda não deu para fazer os curso rs estou gostando do seu conteúdo por aqui, sucesso sempre!

  31. MARIA ESTELA LACERDA FERREIRA comentou:

    Olá Jeniffer, conheci um pedacinho de quem é você lendo seu post hoje. Gostei muito, vou ficar sua seguidora, assim como sou da Thais. Há pontos comuns que identifiquei lendo esse conteúdo. Bem vinda ao time!

  32. Patricia Bosi Fioruci comentou:

    Bem vinda!! Sou aluna do MVO e sim já te conhecço 🙂 Adorei saber mais dobre você!! Parabéns pra todos do MVO que fazeem esse trabalho com muito carinho e dedicação. O MVO está mudando a minha vida também!

  33. Renata Mioshi comentou:

    Jeniffer, adorei te conhecer! adorei ler!
    e Parabéns Thais por ter criado esse mundo do VO que amamos!