Categoria(s) do post: Diário da Thais, Estudos, Universidade Pessoal

Eu tenho um método de estudos pessoal que chamo de universidade pessoal. Tem bastante material aqui no blog para quem quiser saber mais a respeito, bastando pesquisar sobre “universidade pessoal” na busca de posts. Assim você conseguirá entender melhor o que estou fazendo aqui.

Gosto de reorganizar esse ciclo de estudos por semestre pois funciona para a minha vida. De início, assim o fiz por imaginar um novo semestre de faculdade (se eu efetivamente estivesse cursando uma) mas, com o tempo, acabou se mostrando um período acertado. Claro que isso não exclui a possibilidade de fazer ajustes. Se eu sentir que preciso mudar, não fico com um ciclo ineficaz só para que ele dure o semestre inteiro. Não vejo sentido nisso.

À medida que vou refinando o meu método, ele vai amadurecendo com os meus próprios estudos também, o que é fantástico. Eu fiz um brainstorm pensando então, de acordo com tudo o que estou estudando, preciso me aperfeiçoar, e até com relação aos cursos que eu estou fazendo, o que preciso estudar mais.

Também vale reforçar que o ciclo não é algo engessado. Se eu sentir que preciso mudar ao longo dos meses, ajusto sem problemas.

Eu tomei vergonha na minha cara e organizei esse ciclo no Notion, como tenho feito aos poucos com todo o resto:

Pois bem. Trata-se de um database onde coloco a ordem do ciclo, o tema, que ciclo estamos, a carga horária nesse ciclo e o último registro de estudos, para controle. Não me ligo muito nisso mas as pessoas me pedem muito para mostrar como fazer, então essa é uma ideia.

Não se trata de prazo (tipo, estudar o ciclo em uma semana), mas de estudar esses assuntos na sequência. Por exemplo, meu próximo assunto de estudo é Filosofia da Educação. Se eu estiver lendo algum material já sobre esse tema, eu pego esse livro e continuo lendo. Se já acabei a leitura, começo um novo. Podem ser outros materiais além de livros também, claro.

Por enquanto eu ainda não montei grandes referências dentro da página de cada tema mas eu pretendo sim fazer isso em algum momento, aos pouquinhos.

Vale lembrar que o ciclo é montado para estudos autodidatas. Estudos de cursos são direcionados pelos próprios cursos em questão.

Na universidade trago estudos “para a vida”, que não têm “fim” nem necessariamente projetos próprios, mas que direcionam projetos como cursos ou leituras específicas (ou não), e são assuntos de interesse neste momento da minha vida, direcionando leituras e estudos autodidatas.

Espero que tenham gostado e que, de alguma maneira, tenha sido útil. Qualquer dúvida, pode me perguntar nos comentários.

Deixe seu comentário

10 comentários

  1. Vivian comentou:

    Você tem um bloco de tempo só para estudo? Tem um horário fixo? Algum tipo de meta semanal de estudos? Como funciona na prática?

    1. Temos um post anterior, poucos dias atrás, em que explico em detalhes. 😉

  2. Lilian comentou:

    Que bacana esta versão do ciclo no Notion! Eu estou testando essa estratégia, mas coloco também os cursos online assíncronos, como o MVO. É uma tentativa de atribuir um ritmo a eles, que no momento são 3. Do contrário, eu acabo não os priorizando.

  3. Valéria Nogueira comentou:

    Querida Thais,

    Sempre aprendo e acompanho seu trabalho. Fiz o MVO e ao ler esse post me vi num dilema que tenho quase sempre ao montar minha Universidade Pessoal: como acrescentar estudos que envolvem prática? Eu tenho me proposto a estudar pintura, desenho e psicologia. É muito fácil delimitar temas, mas um desafio colocar a prática: preciso de mais tempo para um desenho, uma pintura ou até sou mais volúvel ao sentimento de estar inspirada ou não. A solução que tenho tido é deixar esses temas relacionados a contexto de dias da semana ou bloco de tempo na agenda, mas gostaria de saber se você tem alguma sugestão aplicada ao ciclo da Universidade Pessoal.

    Grata por seu trabalho

    Valéria

  4. Julia Garani Franco comentou:

    Thais, se incomoda de de vez em quando compartilhar sobre algumas obras sobre “Estudos de gênero e trabalho”? Meu TCC envolve o tema. Sei que você compartilha por aqui sobre alguns livros quando acha oportuno, mas eu queria reforçar meu interesse. Obrigada!

  5. Thais Lopes comentou:

    Conteúdo sempre ótimo! Adoro tudo!

  6. Ana Bela comentou:

    Olá Thais 🙂 Aluna da T4. O seu semestre de estudos começa no seu aniversário ou em janeiro? Grata, abraço de Portugal

  7. Ana Bela comentou:

    Obrigada 🙂 Esta parte do estudo, tem-me dado luta mas procurado ouvir o corpo/mente e respeitar os ritmos e imprevistos do dia a dia. Afinal…a Vida acontece 🙂