Categoria(s) do post: Diário da Thais, Carreira, Estudos

Toda a minha formação desde a graduação tem sido em Comunicação, que é uma área dentro das Ciências Sociais e Humanas Aplicadas.

No Mestrado, eu já “flertei” com a Sociologia do Trabalho e quase-quase fiz o curso em Ciências Sociais. Fiz em Comunicação porque queria trabalhar com o conceito de Midiatização.

Para o Doutorado, quando elaborei o pré-projeto, ele estava “pedindo” que eu fosse para a Sociologia, e assim o fiz. Estou fazendo o Doutorado em Ciências Sociais na PUC-SP, em específico na área de Sociologia do Trabalho.

Ao entrar no Doutorado, a minha professora orientadora me pediu para cursar todas as disciplinas “base” do curso, sempre que fossem oferecidas. Eu fiz isso. No primeiro semestre, foi uma disciplina que estudou os três clássicos: Marx, Durkheim e Weber e, no segundo semestre, a disciplina de Teoria e Método (que foi maravilhosa). Agora, no terceiro semestre, farei outra disciplina base, que é sobre o pensamento sociológico contemporâneo.

Além disso, eu tenho um projeto para a vida que é o da leitura dos livros dos três clássicos da Sociologia, conforme citado acima. Leva tempo, mas está em andamento.

De qualquer maneira, eu sentia a falta de uma licenciatura. E você pode me perguntar: “mas Thais, qual o ponto? você vai querer dar aula em escola?”. Não sei. Realmente não sei o que o futuro me reserva em termos de vontades. Mas eu queria ter essa formação em licenciatura, especialmente porque não descarto a possibilidade de fazer algo em filosofia ou sociologia da educação futuramente. Achei que a licenciatura seria uma introdução boa, além de um adicional no meu currículo como professora (sempre é bom ter alguns títulos).

Cheguei a considerar fazer Pedagogia, mas pensei: já que vou fazer, vou fazer em Ciências Sociais, que é a área que estou estudando e quero me graduar. O único formato que cabia na minha vida junto com o Doutorado era uma graduação EAD. Cheguei a procurar várias e acabei optando por fazer na Cruzeiro do Sul Virtual. Comecei em agosto de 2021 e, agora, estou entrando no segundo semestre dela.

O esquema das disciplinas é bastante tranquilo para mim. Uma disciplina por mês, que envolve assistir aulas, ler os materiais, fazer leituras próprias (livros e outros), e uma prova no final do mês. Não sobrecarrega em nada e está dando para levar numa boa junto com o Doutorado, que tem outra “pegada”.

Estou curtindo e sinto que será uma formação legal de fazer e concluir até o fim do Doutorado também.

Se tiver alguma dúvida sobre esse tema, me fala? Deixe nos comentários. Obrigada.

Deixe seu comentário

17 comentários

  1. Camila comentou:

    Thais, você acredita que já ia deixar um comentário te perguntando se optou por uma licenciatura ou a “complementação pedagógica”? É que essa complementação não é aceita em muitos concursos e, na prática, o pessoal da educação “torce o nariz” para ela! Eu também fiz uma licenciatura como segunda formação e fiquei super satisfeita!!! Abraços e obrigada por compartilhar!

  2. Sandra Silva comentou:

    Thais,
    Sou aluna da Turma #11😊, e seguidora do Vida Organizada desde 2019!E tem impactado bastante a minha vida, sinto que me reencontrei! Identifico me muuuuiito com o método, e com o percurso académico seguido.!! Gostava de ter feito esse percurso igual! Tenho muito interesse pelas ciências sociais, no entanto estou a fazer a minha 1@ licenciatura, em Gestão (com 20 anos de atraso😑) por uma questão de identificação com a profissão exercida. Mas não pus de lado a ideia de ainda trocar ou mais tarde fazer a 2@ licenciatura, e aí sim em ciências sociais. Vou continuar como seguidora, aqui de Portugal, durante muito e muito tempo, de certeza! Tudo de bom! 🙏

  3. Diene Batista comentou:

    Muito bacana esse esquema de uma disciplina por mês. Estou cursando o mestrado em Antropologia (entrando no segundo ano) e tenho pensando seriamente e cursar licenciatura. Também estou na graduação em Direito, então, o formato EaD seria muito interessante para mim, futuramente.

  4. Edi Fortini comentou:

    Ao clicar nesse link da graduação online, vai para um ‘link afiliado’, porém não consegui detalhes sobre a graduação e consta um curso de 4 anos. É esse mesmo que você está fazendo?
    Entrando direto no site da Cruzeiro, vi que eles oferecem uma “graduação 2.0” que tem 2 anos, em sociologia. Adorei a ideia. Estou avaliando cursar algo em sociais também, gostaria muito de fazer algo relativo à antropologia. Você tem link associado pra esse curso também?

  5. Valerie Roberto comentou:

    Tenho uma graduação 100% presencial e uma semi-presencial que gostei muito de fazer. Estou fazendo uma pós 100% on line confirmando para mim, juntamente com os 2 anos de aulas on line para a Ed Basica, que esta modalidade não é para todos.

    No 100% on line, você pode cursar ou estudar. Se o aluno não tem propósito, objetivo e maturidade, ele passa pelo curso, mas não desenvolve seu aprendizado.

    Se ainda estiver pensando em cursar Pedagogia, eu te sugiro uma pós em Docência do Ens Superior . O curriculo de Pedagogia de hoje é voltado para os Anos Iniciais e Ed. Infantil. Acho que Docência Ens Sup. poderia complentar melhor sua faculdade de Sociologia.

    Boa sorte e bons estudos!

  6. Ianna comentou:

    Que legal! Também faço segunda graduação na Cruzeiro do Sul Virtual.

    1. Edi Fortini comentou:

      Oi, Ianna. O que vc está fazendo lá? Gostaria de saber mais sobre. 🙂

  7. Eloiza Oliveira comentou:

    Thais, além de ser EAD, quais foram os outros critérios que pesaram para você ao optar por cursar essa segunda graduação na Cruzeiro do Sul Virtual?
    Muito sucesso para você, desde já, ao longo desse novo projeto! 🙂 Bjs

  8. Adriana Carneiro comentou:

    Thais, como lida com atividades, que mesmo sendo EAD tem q ser em grupo? É exigido neste curso q está fazendo, embora EAD, que tenha atividades em grupo?

  9. Lucas comentou:

    E o curso é de Filosofia ou Sociologia? Você é uma inspiração de determinação e garra… Parabéns!

  10. Eloiza Oliveira comentou:

    Obrigado, por ter respondido a minha pergunta, Thaís! 🙂

  11. Nahir Batista comentou:

    Olá Thaís,

    Acredito que a sua escolha foi muito assertiva. Eu também fiz uma segunda licenciatura em Pedagogia, já sou licenciada em História e sempre atuei na docência e pesquisa na área da História. Fiquei entre História e Pedagogia para cursar o doutorado. Como também sou docente
    atuando na formação de professores optei por fazer mestrado e doutorado em Educação. Adorei! Cursei Pedagogia Semi-presencial e foi maravilhoso. Sucesso nos seus estudos!

  12. Daniele comentou:

    Vc é uma lutadora, Thais! Te admiro muito por isso!