
Gosto de fazer essa revisão mensalmente. Tinha feito no inÃcio de dezembro, então fazer agora no inÃcio do ano foi muito legal, pois o grande lance de revisar as responsabilidades profissionais é garantir que você esteja cuidando das suas responsabilidades direitinho, mas também questionar se realmente deve fazer tudo o que está ali. Talvez alguns papéis não façam mais sentido, ou algumas atividades possam ser delegadas. Somente essa revisão permite perceber isso.
Nesta revisão, quis brincar um pouquinho usando as cartas do tarot para representar os papéis.
- Gestão – A Imperatriz
- Expert – A Sacerdotisa
- Liderança – O Sol
- Pesquisadora – O Mundo
- Empreendedorismo – O Mago
- Criatividade e Estratégia – A Estrela
- Execução e Operacional – Rainha de Paus
Eu também senti uma mudança clara de redirecionamento de quem é a Thais neste momento e como me vejo ou me represento profissionalmente com esses papéis: gestão, liderança e empreendedorismo são semelhantes, mas papéis com propósitos diferentes. A pesquisadora até poderia entrar na expert, mas ela estar separada apenas representa que se trata de uma área diferente da outra. Vamos ver se faz sentido, no decorrer do mês.
Para que serve essa revisão na prática?
Você tem clareza sobre o que é a sua responsabilidade e consegue definir melhor as suas rotinas, identificando atividades recorrentes dentro de cada papel. A chance de se sobrecarregar é menor, pois você sabe o que pode delegar – ou poderá ser delegado no futuro, caso não possa delegar agora. Também te ajuda a definir contextos mais fluidos e criativos para o seu dia a dia.
O mapa com as responsabilidades atuais traz na verdade um verdadeiro mapa sobre tudo o que é seu escopo de trabalho no momento. Você pode acrescentar atividades da vida de modo geral – é uma escolha sua. Em outras ocasiões eu já coloquei atividades domésticas no papel operacional, por exemplo. Realmente é pessoal e depende da fase que cada um está vivendo. Por isso é importante personalizar.
O grande segredo em cada papel é identificar, para cada responsabilidade, com que frequência devemos refletir sobre elas? O que precisa ser feito em cada uma? Temos projetos relacionados? Objetivos? Precisamos apenas revisar de tempos em tempos? Independente do que surja nesse olhar, é fundamental tê-lo ali e não na minha cabeça, de modo que eu consiga refletir de maneira apropriada.
Definir o seu trabalho é uma das coisas que mais fazem diferença em termos de produtividade. Se você não tiver seu trabalho definido, ficará muito mais fácil dizer sim para tudo e para todos e se sobrecarregar. Aliás, é fato: toda pessoa sobrecarregada não sabe de verdade qual é o seu trabalho. Provavelmente não tem todo o inventário de coisas que precisa completar e entregar a curto prazo, não tem ideia dos seus compromissos nem das suas responsabilidades.
Com que frequência fazer?
Eu gosto de fazer essa revisão mensalmente. Considero uma reflexão legal mas, se eu sentir que não preciso revisar em tal momento, deixo para quando sentir necessidade. Eu estava sentindo essa necessidade porque fiz mudanças importantes no meu trabalho ultimamente, mas eu ainda precisava de um distanciamento maior (e também de uma vivência diária) até para me entender nessa nova configuração.
Quero te encorajar a entender como esse reflexão deve ser LEVE. Não é para deixar de fazer porque está de férias ou “está corridoâ€. É uma reflexão sobre a SUA VIDA. Mesmo que seja uma “batida de olhoâ€, vale a pena revisar mensalmente porque isso te ajuda a ter mais clareza no que é prioridade no momento em sua vida profissional e escopo de trabalho.
Eu gosto de ver os posts dos anos anteriores e perceber o quanto eu mudei e venho amadurecendo nesse processo. A vida é boa demais. Sou grata.
Espero que este compartilhamento possa ser útil a você. Essa reflexão é muito importante independentemente da profissão ou tipo de trabalho que você tenha.
Se tiver alguma dúvida, por gentileza, deixe um comentário. Obrigada!
Adorei!
Vou fazer esta revisão para fevereiro.
Te acompanho desde sempre e acho o máximo sua maneira de fazer tudo.
Com carinho,
Decidi pedir demissão do meu trabalho atual em um escritório de advocacia para me dedicar integralmente aos cuidados com o lar e, principalmente, a educação e cuidados da minha filha (1a1m). Esse post me inspirou a fazer essa análise mesmo da ótica desse novo “trabalho”, que geralmente não é considerado trabalho, pois quero leva-lo de forma profissional! Foi ótimo ter esse “click”, pra não me sentir tão inferior por não “trabalhar fora”. Obrigada por esse post neste momento! <3
Eu adoro fazer a revisão mensal. Deixo para fazer no mesmo dia do meu controle financeiro mensal tb.
Ola Thais! Tenho curtido muito seus conteúdos, gratidão! Estou na busca de me organizar melhor, estava perdida entre meu pessoal e meu trabalho, você disponibiliza esse template?