Categoria(s) do post: Diário da Thais, Imprensa, Novidades

Eu já comentei sobre isso informalmente em outros posts mas percebi que não tinha feito um post específico comentando essa novidade que foi uma grande conquista para nós em 2021.

Esse não era um objetivo que tínhamos planejado no planejamento anual para 2021, mas a oportunidade surgiu (vi que era possível) ali por volta do meio do ano e eu achei que era algo muito importante de se buscar, porque:

  • O MVO seria oficialmente validado como um método através de uma consultoria focada nisso;
  • Ter um certificado do MEC seria importante para os nossos alunos;
  • Confere maior profissionalização deste trabalho;
  • Nos ajuda a seguir requisitos de qualidade em todos os cursos;
  • Seria o início da construção da empresa como uma universidade corporativa;
  • Nos chancelaríamos oficialmente como uma empresa na área da educação e não de “marketing digital”;
  • Teríamos a validade de um órgão oficial do Governo Brasileiros – o Ministério da Educação!

Enfim, eram bons motivos. <3 Então investimos tempo e dinheiro nesse objetivo, que conquistamos em novembro.

O MVO então é um curso de extensão universitária agora, que pode ser colocado oficialmente no seu currículo como um curso de atualização profissional. Acredito que isso também ajude nossos alunos e buscarem apoio da empresa que trabalham para custear essa formação.

Ah, e vale dizer que extensão universitária, apesar de ter esse nome, não significa que você tem que ter um curso superior para cursar o MVO! Isso acontece apenas no caso de pós-graduações. 🙂

Essa validação do curso e o certificado do MEC (Ministério da Educação) são realizados pela Faculdade Brasília.

Algumas definições de cursos de extensão trazidas do portal Educa Mais Brasil:

O que é um curso de extensão universitária?

O curso de extensão é oferecido pelas universidades como uma oportunidade de formação de curta duração, para complementar a graduação com conteúdos relacionados ao curso, não sendo parte dele obrigatoriamente, inclui atividades práticas, acadêmicas, culturais e outras. Disponível em modalidades presencial e a distância (EAD), o curso de extensão universitária pode ser realizado por qualquer pessoa, independentemente de possuir ou não vínculo com a faculdade que o oferta, e nem mesmo é exigido diploma de nível superior. 
É importante lembrar que o curso de extensão universitária não é considerado como uma pós-graduação, ele possui a duração menor e é focado no aperfeiçoamento, especialização e aquisição de conhecimento em novas áreas de formação. Ofertados em curta duração, em média 3 meses, os cursos de extensão oferecem certificado emitidos por uma faculdade, com validade em todo o Brasil e até mesmo no exterior.

Qual a diferença entre um curso de extensão e um curso livre?

Os cursos de extensão universitária não possuem regulamentação específica, assim como os cursos livres, mas só podem ser oferecidos por uma faculdade devidamente credenciada pelo Ministério da Educação – MEC
A principal diferença entre as duas modalidades está na proposta de cada uma. Enquanto os cursos livres possuem uma visão mais direcionada ao mercado de trabalho, os cursos de extensão são focados no meio acadêmico. Ou seja, a certificação do curso de extensão universitária possui vínculo com instituições de nível superior. 

Os cursos de extensão podem ser realizados online?

Além de serem ofertados na modalidade presencial, os cursos de extensão universitária também são encontrados no ensino a distância – EAD. Essa opção é ideal para quem busca uma oportunidade de atualização profissional e enriquecer o currículo sem precisar se deslocar até uma instituição para assistir às aulas. 
curso de extensão EAD é desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem, no qual os alunos têm contato com o conteúdo programático, realizam atividades e participam de discussões em fóruns, com o objetivo de aprofundar o conhecimento, sem necessidade de encontros presenciais. 

Como foi o nosso processo para essa validação

Quando comentamos sobre essa conquista no Instagram, surgiram muitas perguntas sobre como fizemos isso! Então vou explicar direitinho e, caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário, por gentileza.

Conhecemos a consultoria que faz esse intermediário entre a empresa (nós) e a faculdade em questão, que traz essa validação pelo MEC. A consultoria é direcionada pela Zora Viana, do University In Company.

Nós tínhamos a opção de validar apenas o MVO com o MEC ou contratar um serviço mais completo de consultoria para tornar o Vida Organizada uma universidade corporativa, o que envolve outros projetos. Decidimos pela segunda opção, mas a prioridade era implementar o certificado na próxima turma do MVO, que seria em dezembro.

Foram várias reuniões e atividades para cumprir os requisitos do Ministério da Educação, desde revisar os objetivos do curso até definir uma reorganização dos módulos e aulas para ficarem alinhados com a proposta.

A Turma 11, que iniciou em dezembro, já está nesse novo formato e os alunos das turmas mais antigas do MVO (desde a Turma 1, de 2019) também têm a possibilidade de migrar para a turma nova ou obter esse certificado (favor contatar nosso suporte do curso caso você tenha interesse!).

Nós estamos muito felizes com essa conquista e essa nova era que se inicia no Vida Organizada! Quem diria que a menina que criou um blog em 2006 chegaria nisso! Acreditamos que a educação transforma e é um dos principais veículos para construir um Brasil melhor. <3

Você pode se cadastrar na lista de espera do MVO clicando aqui. 🙂

Deixe seu comentário

22 comentários

  1. Renata Soares comentou:

    Acompanho o seu trabalho a anos e foi fundamental para me tornar uma pessoa organizada!!!
    Fico muito feliz com o crescimento MVO!!!!
    Parabéns por mais essa conquista!!
    Você merece!!

  2. Mariana comentou:

    Thaís, você poderia compartilhar o ato do MEC que validou o MVO? Pesquisei no DOU e não encontrei e no site do MEC não tem a pesquisa pública do SEI.

    1. Oi Mariana, tudo bem?

      Como comentei no post, o certificado foi emitido através da Faculdade Brasília. É uma parceria nossa com eles.

      Nenhum curso de extensão universitária no Brasil possui portaria própria no MEC, apenas cursos de nível superior regulares, pós-graduação, mestrado e doutorado.

      Todos os cursos de extensão universitária são chancelados no MEC apenas através de uma instituição de ensino de nível superior.

      Esses são os registros da Faculdade Brasília que chancelou o nosso curso onde você pode pesquisar:

      Registros da Faculdade Brasília: Portaria de credenciamento número 1.210 publicada no DOU em 18 de Junho de 2019. * Código no e-MEC N.22326

      Nosso curso também se encontra disponível com uma pagina no portal da faculdade:

      https://www.faculdadebrasilia.com/metodo-vida-organizada/

      O diploma do curso é expedido pela Faculdade Brasília.

      Fora os dados do aluno, o diploma contém a identificação do responsável pelo curso, assinatura do diretor geral e coordenadora pedagógica da Faculdade Brasília.

      E no verso do diploma, é contido a identificação da secretaria acadêmica da faculdade, grade curricular do curso, número de livro, folha e linha do registro do diploma confirmando a conclusão e registro do curso por parte do aluno.

      Bjo

      1. Mariana comentou:

        Obrigada pela resposta, Thais! Como o título do post fala “validado pelo MEC”, entendi que a validação do curso havia sido feita pelo Ministério diretamente ou por uma entidade com delegação para atuar em nome do MEC. A portaria indicada autoriza a Faculdade a oferecer bacharelado em Direito, mas não menciona que a instituição poderá validar cursos de extensão em nome do MEC. Trabalho em um órgão da Administração Pública Indireta que certifica centros de instrução e, caso o centro valide um curso de outra empresa, é vedado afirmar que o curso foi validado por nós. Dependendo da situação, podemos multar por propaganda irregular e até acionar o Ministério Público. Me surpreendeu que na Administração Direta o procedimento seja tão distinto, não sabia que a autonomia universitária ia tão longe.

        1. Obrigada Mariana. No post constam as informações, mas vou editar o título do post para ficar ainda mais claro.

  3. Emerson Ferreira Nogueira comentou:

    Que sensacional. Sucesso a todo projeto!!!

  4. Maria Gorete Teixeira Avelar comentou:

    Parabéns, Thais! Você, sua dedicação e talento merecem essa certificação. O que aprendi com você ao longo desses anos, me ajudou a ser uma pessoa mais organizada, mais focada e ter uma visão melhor da vida. Sou muito grata! E quem doa recebe. O seu sucesso tem raízes. E com certeza virão outras vitórias. Torço de coração por vocês do Vida Organizada

  5. Patrícia comentou:

    Parabéns Tais! Te acompanho desde 2010. É muito bom ver como você se desenvolveu e alcançou seus objetivos e passa adiante seu método para mostrar como é possível para todos. Tenho muita admiração por você. Um beijo

  6. Michelle Rogerio comentou:

    Nossa, que felicidade ler este post!!! Leitora fiel de anos aqui, vibrei muito com essa conquista. Vocês merecem! Parabéns e que haja cada vez mais sucesso!

  7. Raquel Santos de Santana comentou:

    Voa Thais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Alejandra comentou:

    Que alegria, Thais! Te acompanho há tantos anos e fico feliz e orgulhosa ao mesmo tempo. Você merece cada conquista.

  9. Simone comentou:

    🌟Conquista linda demais!

  10. Itatiane Teixeira comentou:

    Muito contente por voce e pelo MVO!!!! É muito gostoso esse calor no coração que dá quando a gente vê a realização de alguém que merece todo reconhecimento!!! Conheci o V.O. num momento muito difícil para mim, uma mudança enorme de vida há 8 anos atrás (divórcio, mudança de cidade, de emprego e com uma filha de 2 anos comigo). Cada post, cada reflexão, cada ideia, tudo o que voce trouxe, me ajudou a organizar minha nova vida. Hoje estou muito bem. Agradeço a voce, Thais! E parabéns por mais esta conquista!!! Continuo acompanhando e torcendo, pois sei que muitas outras virão!!!

  11. Lucà comentou:

    Mil parabéns!!!!!!!!!!!! ❤❤

  12. Sofia comentou:

    Muitos Parabéns!
    Foi sem dúvida uma grande e merecida conquista!
    Te acompanho há tantos anos, que já nem lembro mais o início dessa “amizade”! 🙂

  13. Rayane comentou:

    Parabéns Thais! Acompanho seu trabalho há um tempo e ler isso hoje me deixou muito feliz.
    Parece que estou parabenizando uma amiga íntima rs. Um forte abraço para você e muito sucesso sempre!

  14. Isabel comentou:

    “Teríamos a validade de um órgão oficial do Governo Brasileiros – o Ministério da Educação!” Acho que na hora se digitar, colocaram um ‘s’ a mais na frase. É só um toque de professora para professora.
    Amo seu trabalho e pretendo fazer o curso como extensão em minha formação. Bjs a todos da equipe.

  15. Flávia comentou:

    Olá Thaís!

    Quais os requisitos para alcançar/conseguir o certificado/diploma do curso? Como farão o acompanhamento do progresso/aproveitamento do aluno?

    1. Temos um programa completo de acompanhamento, equipe dedicada e uma prova ao final do curso.

  16. Adriana Higino comentou:

    Parabéns, Thais e equipe! Sem dúvida uma conquista a ser celebrada e um diferencial para toda a comunidade certificada pelo método.

  17. Iandra Cristine comentou:

    Parabéns equipe MVO! Quero muito fazer o curso. Vou me programar para entrar em 2023.

  18. Meire comentou:

    Seria bom se o mesmo fosse oferecido pelo MEC. Facilitaria e muito a vida de professores