fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Estado da Arte (2021)

ℹ️ Em 2018, eu inaugurei no blog a ideia deste post anual, onde eu conto um pouco sobre o status atual do nosso trabalho. Eu achei que isso seria bacana 1) como uma forma de eu mesma resumir e revisar depois de um tempo, vendo as nossas conquistas e 2) prestar uma espécie de contas para vocês, não porque isso seja uma obrigação, mas porque vocês podem ter curiosidade de saber como andam as coisas por aqui (sempre me perguntam nas redes).

Como foi 2021 para nós

Este ano foi muito importante para o Vida Organizada porque realmente considero que subimos de nível em algumas questões relacionadas à profissionalização de tudo na empresa. Fizemos ajustes burocráticos importantes com relação à contabilidade, finanças e processo de registro de marcas. Organizamos nossa ferramenta de cadastro, envio de e-mails e automações. Melhoramos em 300% o suporte aos alunos e o nosso atendimento. O Método foi refinado. Implementamos um processo de gamificação e gestão de hábitos no curso. A equipe aumentou. Eu amadureci muito em termos de liderança. O escritório se mostrou mais útil do que nunca. Investimos em equipamentos, formações e mentorias. A certificação do MEC (Ministério da Educação). Conquistas muito legais. Tudo isso deu e continua dando resultado.

Eu particularmente tive MUITOS aprendizados em 2021, profissionalmente falando, e não vou entrar em detalhes porque não quero falar pela equipe nem expôr ninguém. O ano, para mim, foi muito difícil, especialmente tratando a minha depressão, que tinha voltado no ano passado, com a pandemia. Não pude parar de trabalhar em nenhum momento nesse período, pois preciso sustentar a minha família. Além disso, sustento outras famílias (das pessoas da equipe). E também me sinto com um dever com este trabalho, no sentido de prestar serviço em um momento tão difícil para a humanidade. Sinto que, mesmo que pouco, estou contribuindo com a minha parte. Mas ter esse senso de propósito e de responsabilidade tão forte fez com que, em algum momento ao longo deste ano, eu me cansasse, a equipe se cansasse. Nós tivemos momentos difíceis, com a saída de algumas pessoas-chave, por questões familiares e pessoais, e tendo que nos reestruturar internamente e dar conta dos projetos com metade do time. Foi cansativo para todas nós e eu sou imensamente grata a elas por esse trabalho. Nós estamos caminhando para um modelo melhor, mais calmo e com mais “braços” em 2022 para facilitar esse processo. Meu senso de liderança está aflorado e estou muito focada na construção da cultura da empresa de acordo com os nossos valores.

Tenho muitas ideias e geralmente sou bastante focada mas, neste ano, como eu estava deprimida e sem motivação, qualquer nova ideia que aparecesse eu queria implementar, porque me fazia sentir viva novamente. Mas na prática é mais complicado, porque envolve processos, e foi uma grande lição ter passado por tudo isso ao longo deste ano. Agora, no final, sinto que renasci, que retomei o meu foco, e que as coisas estão caminhando como devem ser.

Para 2022

Iniciamos nosso planejamento em dezembro, quando discutimos sobre erros e acertos de 2021, mapeamos as características da nossa audiência e elaboramos o que pretendemos focar em 2022, seguindo o modelo de planejamento do Método Vida Organizada. Foi um primeiro passo, que continuamos depois daquilo, com a definição das entregas do primeiro trimestre e, depois, o planejamento de janeiro. Estamos criando novos processos internos importantes, que envolvem a clareza na nossa comunicação e a organização assertiva no uso de ferramentas.

Nossa “única coisa” é o Método Vida Organizada. Uma pessoa pode se relacionar conosco desde o conteúdo gratuito (em que ela chega com um determinado nível de consciência sobre o tema) até o mais avançado grau de aprendizados, que seriam mentorias, por exemplo. Em 2022, esse processo será refinado, “azeitado”, de modo que tudo esteja interligado. Nosso foco é que o curso do MVO seja o nosso principal e que ele seja um programa cada vez mais sensacional.

Com o MVO validado pelo MEC como curso de extensão universitária, o Vida Organizada se torna uma universidade corporativa, ou seja – uma empresa da área da educação e que pode ministrar cursos que sejam validados, com um método e por aí vai. Em 2022, continuaremos nos estruturando para isso através de uma consultoria contratada que está nos apoiando e também com a implementação de processos de holacracia. Farei algumas formações em 2022 nessa metodologia para me tornar consultora oficial aqui no Brasil. O primeiro passo será implementar no Vida Organizada e, depois, o céu é o limite. 😉

A programação do conteúdo gratuito diário está cada vez mais legal, com muito conteúdo de base, significativo, lives com convidados, aulas, enfim… tudo o que eu sempre sonhei. Quero melhorar equipamentos, pré-produção, gravação etc.

Quero melhorar também todas as condições de trabalho de quem trabalha comigo e proporcionar oportunidades de crescimento.

Quero fazer mais trabalhos sociais, não apenas com vagas para os cursos, mas ajudando projetos e instituições que lutam por causas que eu também acredito.

Um novo livro sairá do forno. 😇 O manuscrito já está pronto e irá para a editora logo em janeiro.

Quero aproveitar demais meus estudos do Doutorado para trazer mais embasamento para absolutamente tudo o que faço, além do desenvolvimento da tese de produtividade compassiva, que traz um impacto de longo prazo neste legado do Vida Organizada.

Há bons planos para o nosso podcast, que terá uma linha editorial feita junto com a equipe.

Só tenho a agradecer a todo mundo que está aqui, acompanhando este trabalho e fazendo parte dele. Me sinto privilegiada por fazê-lo, e muito feliz também. Obrigada, obrigada e obrigada!

Este post está sendo publicado durante um período de breve recesso do Vida Organizada neste final de ano. Os comentários serão aprovados e respondidos com um intervalo maior de tempo.
Obrigada pela compreensão.