Categoria(s) do post: Diário da Thais, Saúde, Ayurveda

Eu já tinha escolhido saúde há poucos anos (2019) mas, avaliando a minha situação atual, decidi que era a hora dela novamente. Tentando ver com um pouco mais de perspectiva, acredito que saúde seja a área principal da “era” mesmo que estou vivendo, pois um dos pontos mais importantes aqui é me preparar para uma velhice saudável, construindo um estilo de vida que seja apropriado hoje e que se mantenha no futuro.

Um dos exercícios que eu aprendi a fazer na minha formação de coaching se chama roda da vida. Trata-se de uma ferramenta que você utiliza para refletir sobre o seu nível de satisfação em cada uma das áreas e usar isso para decidir algumas questões importantes para a sua vida.

Nas últimas semanas, preparando o nosso workshop anual de planejamento de vida e do ano, eu tive a oportunidade de refletir sobre as diversas áreas da minha vida e o que eu deveria focar mais a minha atenção no momento.

Antes de chegar nesse ponto do curso, a gente faz uma série de outros exercícios de auto-conhecimento que culminam nessa análise final mais aprofundada de cada uma das áreas. E, a partir dessa análise, a gente delineia todo o resto. Não necessariamente a área que a gente dá a nota mais baixa deve ser a área escolhida. Mas, desta vez, foi. Eu estou realmente insatisfeita com a minha saúde no momento e quero focar nela, reestruturar para um novo ano.

Quando digo que estou insatisfeita com a minha saúde, não quer dizer que estou doente. Quando eu postei sobre isso no meu Instagram, um monte de gente postou “melhoras”. rsrs Não estou mal. Estou bem. Mas em 2021 a minha rotina de saúde deu uma desandada em diversos aspectos, da alimentação à atividade física. Deixei várias práticas do Ayurveda que me faziam tão bem antes de lado. Quero retomar tudo isso. 2021 foi um ano muito difícil para mim, e fico feliz por ter sobrevivido, especialmente em termos de saúde mental.

A orientação aqui é pensar: qual área, se eu focar meus esforços no ano que vem, ou daqui em diante, vai impactar positivamente todas as outras? Porque é claro que todas as áreas são importantes. Mas nossa intuição sempre nos diz qual a área que deve ser focada para trazer resultados em todas as outras. E eu escolhi saúde.

Hoje pela manhã eu separei os meus livros relacionados a saúde e eu reparei que tenho livros nas seguintes temáticas (que denunciam o que mais me interessa nessa área):

  • Sono
  • Ayurveda
  • A relação da saúde com as emoções (uma saúde auto-ajuda)
  • Longevidade
  • Saúde mental
  • Alimentação e vegetarianismo
  • Yoga

O que está bem relacionado com o que listei dentro da área da vida “saúde” lá no meu Notion.

Meu próximo passo é destrinchar o recorte de cada uma dessas “sub-áreas” para 2022.

Por exemplo: para mim, o padrão de sono que funciona é dormir e acordar cedo. Claro que, com a rotina doméstica por aqui, muitas vezes tenho dificuldades. Mas não há uma única vez em que eu acorde cedo depois de uma boa noite de sono que eu não pense: “nossa, eu amo acordar cedo!”. Então esse é o padrão. Este ano eu fui dormir tarde e acordei tarde várias vezes. Isso mexe com TUDO no meu corpo. Fico mais inchada, sonolenta. Então já estou voltando a esse meu normal. Essa reflexão vale para todas os tópicos. Não tenho projetos, necessariamente, para todas, mas para muitas sim.

Convido você então a fazer essa reflexão e compartilhar aqui embaixo nos comentários que área você escolheu para focar em 2022 e por quê. Você pode usar meu exemplo acima para listar as áreas ou listar as áreas de maneira personalizada para a sua vida. Não existe um formato certo e fixo, mas o que funciona para você.

Deixe seu comentário

12 comentários

  1. Camila comentou:

    Vou ter um bebê e minha área de foco será família! Excelente post, Thais. Fiz o curso de planejamento de vida com você em 2019 (última edição presencial) e fiquei impressionada sobre como o workshop gratuito realmente “entregou” o mesmo conteúdo para quem participou. Há aquele desconto de migração para quem fez cursos anteriores e quer entrar pro MVO? Ja fiz 1 presencial e dois online, inclusive a Jornada Pro.

    1. Oi Camila, tudo bem? Não foi o mesmo conteúdo não, foi só uma parte dele, e atualizada mais de 2 anos depois né? O método se transforma todos os dias. Por favor, escreva para suporte@metodovidaorganizada.com que a equipe está organizando direitinho as inscrições e descontos. Obrigada!

      1. Camila comentou:

        Eu quis dizer que são poucos produtores de conteúdo que realmente entregam conteúdo valoroso e gratuito em eventos abertos ao vivo!!! Foi um elogio! Talvez eu não tenha sido clara em minha colocação, me desculpe! Abraços.

        1. Não precisa pedir desculpas não, Camila! Eu entendi. Só complementei porque como outras pessoas acessam e vêem o comentário, para que elas entendam direitinho a diferença entre os cursos. 😉

  2. João Medeiros. comentou:

    Acabei de ler o seu artigo, gostei muito, pena que sou meio preguiçoso em relação a trechos muito longos.
    Vou ver se melhoro daqui pra frente.
    Um forte abraço.

  3. va comentou:

    Oi Thais, tudo bem?

    Obrigada por esta inspiração e compartilhar o que é intimo pra você conosco.

    Aproveito e estou curiosa, você disse que aplicaria os 5 passos MVO destralhar e os outros para area finanças você vai nos contar como foi esse grande desafio de 2021? (com maior detalhamento digo, pq sei que ja trouxe mto para nós)

  4. Mariela comentou:

    Olá, vou ter um bebê (esta semana inclusive!!), sinto e sei que tudo vai mudar! Mas curiosamente, apesar de ter certeza que a família será minha prioridade número 1, instintivamente a área que me chama a atenção para focar é o trabalho. Me cobrei muito nessa área nos últimos 2 anos, mas não sai do lugar… Com a chegada iminente da minha filha, percebo que toda essa cobrança não tinha um propósito real, estava “correndo atrás do vento”, mas agora começo a encarar as coisas de outra forma e entendendo que não preciso ter pressa, que posso fazer cada coisa no seu tempo… Entrei para turma 11 do MVO, comecei a assistir as aulas e pela primeira vez sinto que vou conseguir equilibrar as coisas! Espero conseguir realizar as coisas de maneira mais compassiva para comigo mesma alinhando minhas expectativas com a minha realidade, com mais leveza e menos autocobrança! Empolgada para esse novo ciclo! (Time formiga aqui hehehe)

  5. Dani comentou:

    Agendei minha reflexão e planejamento para a última semana deste ano quando terei uma folga e poderei pensar nisso com mais tranquilidade e clareza, mas eu sei que tenho duas áreas que quero muito cuidar e gerar mais progresso: saúde e finanças e ainda não escolhi qual focar. Confesso que acho mais fácil focar nas finanças do que na saúde que é uma área muito desafiadora, mas com a reflexão poderei observar melhor qual gerará mais impacto para fazer essa escolha. Sucesso na sua volta à rotina de sono.

  6. Irlandia Lima comentou:

    Bom dia !
    Tudo bem?
    Eu também escolhi para saúde para 2020 será possível listar os livros escolhidos pela Thais.

  7. luciana araujo comentou:

    preciso focar na área profissional, pois pedi conta depois de 12 anos de trabalho e agora preciso muito de renda rrsrsrs… vou manter meu foco na saúde, que acho super importante pro resto todo e na espiritualidade que tb me diz muito sobre o que viemos fazer aqui e o que devemos fazer aqui. Essas duas áreas sempre serão mina prioridade e o foco será carreira/profissional.

  8. Jéssika Souza comentou:

    Oi Thais! Esse ano decidi focar na área de Vida Social! Me senti meio constrangida comigo mesma por ter escolhido essa área em meio a tantas áreas importantes, mas como pretendo engravidar no fim do ano sinto que preciso e quero estar mais próxima de amigas e evoluir nessa área depois de ter me afastado de muitas pessoas com a pandemia e com o casamento.
    Agora como eu poderia estudar sobre essa área como vc faz? Acho que nesse caso é mais prática né? rs

    Beijos! e obrigada pelo conteúdo!

  9. Simone Fernández comentou:

    Meu foco em 2022 também é saúde e organização da rotina … acho que uma coisa depende muito da outra, já tentei me alimentar bem sem planejamento e vi que não dá certo. No ano passado tive vários problemas de saúde por ansiedade (gastrite, pressão alta, obesidade). Além disso trabalho em home office e preciso me organizar melhor pra trabalhar bem mas também curtir a família/amigos e me exercitar.