Categoria(s) do post: Diário da Thais, Vida Organizada, Anual

Gosto de começar o meu planejamento anual na época do meu aniversário, em setembro. Isso me ajuda a fazer uma revisão maior, mais aprofundada, e depois eu vou refinando nas próximas semanas e meses. No ano passado, eu escrevi um post que tem um vídeo em formato de VLOG muito completo, que recomendo assistir. Lá eu explico absolutamente todo o processo em detalhes. Como lá já está explicado, neste post aqui eu vou me ater às considerações voltadas ao planejamento atual, referente a 2021-2022.

Entrei em um ano pessoal 3 e, neste ciclo de 9 anos que estou vivendo, continuo com o seguinte foco:

  • É a estruturação de um novo estilo de vida para mim, tanto com relação à saúde, quanto com relação a carreira, prosperidade, família, trabalho. Tudo se reflete na minha rotina. Esse é o “tom” da era;
  • Para a família, são três focos principais: Paul adolescente, marido trabalhando comigo e cuidados com a minha mãe;
  • Não tenho expectativas para grandes viagens. Pretendo “deixar acontecer”. A pandemia me deu uma baqueada na vontade de viajar que eu tinha antes. Estou mais a fim de ficar por aqui mesmo;
  • Com relação aos estudos, duas coisas: Ayurveda e o Doutorado;
  • Sobre imóveis, o desenrolar do inventário (ainda em andamento), obra na nossa casa e provavelmente investimento em novo imóvel;
  • Com relação a finanças, estruturar os investimentos para a velhice, futuro do Paul e da empresa;
  • Para o trabalho, consolidação do Método Vida Organizada em todas as suas frentes: curso, conteúdo, equipe etc.

Muitas pessoas me perguntam se esse planejamento pode mudar, e sim, faz parte da vida. À medida que eu vou vivendo, outros cenários vão se construindo e eu vou fazendo adaptações, pois sempre posso mudar a “rota”. Por isso é importante revisar todos os tipos de planejamentos em períodos regulares. Essas revisões espaçadas não me sobrecarregam e permitem que eu tenha esse espaçamento de tempo para viver e entender o que realmente quero.

Aí eu faço uma avaliação das minhas áreas da vida como um todo e pego aquele planejamento anterior e tento fazer um recorte para o ano. “Qualidade de vida” eu vejo como o foco da “era” da vida em que estou (analisando o planejamento anterior) e “carreira” o foco deste ano, associado ao ano pessoal 3 que estou, de acordo com a numerologia. Pelo menos vejo assim por enquanto. Vamos “sentir” a energia de 2022 à medida que ele for chegando.

  • Família & Relacionamentos. Eu sinceramente não tenho nada muito extraordinário aqui. O principal continua sendo o Paul. Ele vai tomar vacina, vai mudar de escola, vai voltar oficialmente às aulas presenciais, e é isso. Minha atenção está nele. Também continuo dando apoio para a minha mãe, que mora em outra cidade. O restante é manutenção mesmo: casal, os dogs, parentes etc.
  • Des. Intelectual (estudos). O foco está no Doutorado e na minha formação como cientista social. Continuo com o trabalho da tese, os grupos de pesquisa e meus estudos individuais. Não tenho muito a colocar além disso, que já é bastante coisa. Amo estudar, faz parte do meu dia a dia. Só continuar exercendo esse amor.
  • Lazer. Eu gosto de definir um hobby todo ano mas, sinceramente, desta vez vou deixar rolar. No momento, estou curtindo várias coisas, de música a desenho. Estou amando trabalhar com papel. Simplesmente vou deixar rolar, como tudo de lazer deveria ser. Sobre viagens, tenho algumas ideias, mas nada de extraordinário. Nenhuma viagem internacional nem nada do tipo. Acho que ainda não é tempo disso. Eu gostaria de passar um tempo na praia e um tempo no interior, ao mesmo tempo que amo ficar em casa e a minha rotina, então vou deixar para decidir mais adiante.
  • Emocional. Continuar com a terapia, com o meu tratamento para a TAG, e possivelmente fazer coaching. Eu ganhei uma sessão de coaching de liderança este mês e, sério, foi incrível. Penso que posso me beneficiar muito se der continuidade a esse trabalho.
  • Saúde Física & Longevidade. Continuo praticando yoga diariamente em casa e saindo para caminhar e correr de vez em quando. Gosto da minha rotina assim. Vou deixar para sentir a necessidade de algum tipo de mudança vivendo os próximos meses mesmo.
  • Cidadania. Bem, ano de eleições. Pretendo fazer minha parte, simplesmente, que é me informar, estudar, saber o que estou fazendo, trocar ideias com amigos próximos e educar nosso filho. De resto, continuar o que já faço.
  • Gezellig. Só manter o que a nossa casa já nos proporciona. Pretendo fazer uma mini-reforma no banheiro ano que vem, pois o móvel de madeira da pia está precisando de manutenção. Meu marido queria trocar algumas janelas, mas só de pensar em quebra-quebra eu já fico com um pouco de preguiça. rs
  • Espiritualidade. Continuar meu estudo e prática desde o retiro feito este ano. Eu sinto que eu apenas preciso praticar e, se conseguir, voltar a frequentar o centro e o templo budista, pois eles precisam de ajuda com o trabalho voluntário e, claro, para mim também é muito importante estar com eles.
  • Carreira. Conseguir uma disciplina para ministrar aula ano que vem. Retomar alguns projetos. Focar no amadurecimento do Vida Organizada (empresa, método, conteúdo). Ainda não decidi isso, mas acredito que Carreira será minha área de foco ano que vem. Tenho bastante coisa que quero resolver e aprimorar.
  • Criatividade. Continuar com meus hobbies criativos que já descrevi em Lazer.
  • Finanças. Continuar com todo o processo que ajustamos por aqui em 2021, quando foi (e está sendo) a área de foco.

Tenho um foco muito claro para o meu trabalho no momento e sei que isso vai se expandir em 2022.
É só dar continuidade.

Ainda não tenho tudo exatamente definido como projeto, mesmo porque isso vai acontecendo e vou alimentando ao longo do ano e tenho exercícios que quero fazer no nosso especial de planejamento que acontecerá em novembro (em breve mais informações!). Mas já criei um painel no Asana para os projetos de 2022 e o de projetos em andamento já virou projetos 2021. Justamente porque agora já começo um movimento de ir entendendo o que quero finalizar este ano e o que vai ficar para o ano que vem.

Espero que este post tenha inspirado você a querer refletir sobre o planejamento do seu ano também. 

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Lucà comentou:

    Inspirador ^^

  2. Bruna França comentou:

    Muito bom. Estou relendo o GTD e vc ne ajuda muito a como colocar as ferramentas em pratica efetivamente. E uma inspiração. Iniciei o mapa mental das areas da vida, sempre fiz no papel e depois acabo arquivando quando acaba o caderno.

  3. Simone Ferraz comentou:

    Oiiiii Thais!!!
    Queria ser toda organizada assim como você! Você tem tudo definidinho e coloca tudo em prática e monitora!
    Com certeza terá sucesso em tudo!!

    Beijoss,
    Simone.

  4. Thuyss comentou:

    Estava buscando inspiração pra iniciar meu planejamento de 2022 e encontrei tópicos que são relevantes pra minha vida/carreira/estudos/finanças, etc. nesse momento e me deu ainda mais motivação pra continuar