Categoria(s) do post: Tecnologia

Para migrar suas notas do Evernote para o Notion, basta clicar em “Import”, na barra lateral do Notion, embaixo.

Abrirá uma nova janela onde você poderá escolher “Evernote” (ou outras opções).

A janela pedirá o seu login e, então, bastará escolher o caderno e as notas a importar e esperar o Notion fazer sua mágica.

A primeira vez que eu importei algo do Evernote foi um caderno em que eu costumava guardar textos da Internet para ler quando tivesse um tempo. Quando importei para o Notion, ele criou um database com esses textos. Dá para você ter uma ideia então de como ficará.

Mas, quando eu fiz isso, me perguntei se valia a pena fazer essa importação sem filtrar o que eu estava puxando de lá ou se valia a pena realmente o retrabalho de trazer para o Notion tudo o que já estava no Evernote. Explico.

Primeiro, que a mudança de uma ferramenta é uma excelente oportunidade de revisar e fazer uma limpeza em dados armazenados. Será que ANTES de importar não valeria a pena revisar e deletar alguns materiais que não precisem mais ser guardados porque não são mais relevantes?

Segundo, que talvez valha a pena manter alguns materiais lá, no Evernote, e simplesmente recomeçar com outras funções no Notion e, aos poucos, ir migrando o que sentir necessidade. Não precisa migrar tudo. Tá tudo bem ter as duas ferramentas, sendo que o Evernote pode acabar virando uma espécie de “arquivo permanente” com informações mais antigas e que talvez você não precise mais acessar no momento. E, no Notion, você começa uma nova história.

Foi o que eu resolvi fazer. Reestruturei o Evernote de modo que ele mantivesse sua estrutura antiga e recomecei meu arquivo de referência no Notion com aquilo que preciso ter acesso no momento. Conforme fui sentindo necessidade, caso o material estivesse no Evernote, eu transferia de um para o outro, mas fiz isso manualmente, pois era pouco volume.

Quando eu abro o meu Evernote, eu não vejo um arquivo “desatualizado”. Eu sinto como se estivesse abrindo uma caixa de recordações que guardo embaixo da minha cama com coisas que são ou que já foram importantes para mim em algum momento e que eu quis guardar por qualquer motivo – talvez eu até precise consultar futuramente. Mas não são materiais que eu estou usando no momento nem que preciso ter acessíveis, pois estou usando outro tipo de pasta no meu home-office. É assim que eu vejo. 😉

Muitas vezes me perguntam por que eu mudei. Essa escolha de ferramentas pode até ter motivos racionais – e, no caso do Evernote, certamente as mudanças na ferramenta realizadas nos últimos anos não me agradaram como usuária – mas na real poderia não ter tido qualquer motivo assim e eu simplesmente quisesse mudar. Faz parte. O Notion apenas me atende melhor no momento para a organização de referências, mesmo porque hoje eu sou outra pessoa armazenando essas referências. Antes, a facilidade do Web Clipper para armazenar artigos e materiais me fascinava no Evernote. Hoje, prefiro que tudo seja armazenado com um pouco mais de intenção, porque não tenho tempo a perder com microgerenciamento de coisas que eu não preciso.

Visualmente, tenho preferido também o Notion. É isso.

Cada mudança de ferramenta te dá uma oportunidade de revisar o que você está armazenando e manter apenas aquilo que é realmente importante na sua vida.

A fonte de todo o sofrimento está no apego. Let it go.

Deixe seu comentário

21 comentários

  1. Jeniffer Geraldine comentou:

    Estou de volta ao Notion. E sigo com essa ideia também – desapegar e recomeçar.

    Quando finalizei o mestrado e a formação pedagógica, fui reorganizar o sistema no Evernote. Muita coisa ali se tornou arquivo mesmo. Comecei a montar uma estrutura nova no EN para a nova fase. Mas o sistema na minha cabeça estava indo além do que o EN pode me oferecer. Principalmente na área de organização de estudos. Você sabe como é… já comecei a paquerar um possível tema para o doutorado – não faço ideia de onde isso vai dar mas “tamo” aí deixando a vibe fluir…😂

    Então veio aquela luzinha brilhante piscando de “acho que agora posso desapegar e começar do zero no Notion”. 🤩

    Foi interessante perceber que eu ainda estava muito apegada ao fato de ter muitos arquivos de dois grandes projetos em andamento no EN. Só que “the end”. Vida que segue!

    E claro que seus posts sobre Notion e estudos me inspiraram! 💜
    bjão

  2. Sónia Neves comentou:

    Boa tarde Thais,
    Adorei o seu post. Faz todo o sentido.
    No entanto, gostaria de partilhar algo que me está preocupando sobre este tipo de ferramentas.
    Deixei de usar o Trello. Passou a ser um arquivo. Noutro dia, precisei de uma informação que estava lá e já não estava disponível porque houve mudanças e teria de pagar assinatura para poder consultar essa informação.
    Isto deixou-me preocupada, pensando que não podemos depender de uma só ferramenta. Também agora utilizo o Notion e penso: se ele deixar de existir, como é que recupero essas informações…
    Claro que se tudo estiver no papel, também a informação poderá ser perdida, queimada por um incêndio…
    Realmente temos de praticar o desapego e guardar o que é realmente importante em várias ferramentas.
    Saudações

    1. Sim! Backup é um procedimento de organização e segurança fundamental, não apenas nas ferramentas digitais mas em papel também. Tudo pode acontecer! É importante proteger os seus dados em qualquer meio.

  3. Luciane comentou:

    Thais, você ainda assina o Evernote? Com todas as mudanças no aplicativo, vi que muitos usuários deixaram de ser assinantes. Estou com muitas anotações, prints e arquivos de cursos online, quero utilizar o Notion para organizá-los.

    1. Eu ganhei muitos cupons de assinatura ao longo dos anos e eles expiram acho que só em 2025 ou coisa assim, então ainda sou assinante mas não pago nada no momento. Eu deixaria a assinatura, se fosse o caso.

  4. Ricardo comentou:

    Oi Thaís. Excelente texto, mas uma dúvida. Recentemente baixei o Notion para Android e não vejo essa opção Import, muito menos as opções de aplicativos, em nenhum lugar. Possuo a versão grátis. Sou usuário Evernote e gostaria de importar minhas anotações do Evernote para o Notion e não localizo a funcionalidade que faça isso. Desde já agradeço a ajuda.

      1. Ricardo comentou:

        Ah. Ok. Muito obrigado.

  5. Gustavo comentou:

    Bom dia, uma coisa que me preocupa é como ter acesso no futuro a projetos e notas, seja do Evernote ou do Notion, ou de outra ferramenta qualquer.

    Por acaso, no futuro, se alguém quiser sair do Notion e voltar para o Evernote, o Evernote permite importar também?

    Fico preocupado com esses serviços, e com a possibilidade de fecharem e voce perder todos seus dados e anotações.

    Existe algum sistema de backup que previna isso?

    Abraços.

    1. Eu acho que permite sim importar, mas teria que verificar lá na ferramenta.
      O melhor sistema de backup é você colocar lembretes recorrentes para fazer de tempos em tempos. 😉

  6. Ramiz Lazarin comentou:

    Thais, você é um exemplo, estava vendo sua evolução nas redes sociais e pensei: “ela deve ter abandonado o Vida Organizada”, mas quando cheguei, me deparei em um conteúdo de muita qualidade!

    Parabéns!

  7. Itala Brandão comentou:

    Porque tem deixado de usar o Evernote?
    Eu tenho tido alguns problemas operacionais com a ferramenta, sou assinante, cheguei até a entrar em contato com eles. Só que amo algumas funções da ferramenta e nao achei nada que substitua ainda, mas ela não ta me ajudando com esses bugs.
    O que te motivou mais a sair do evernote e ir para o notion, por exemplo. Não me adaptei ao notion ainda.

  8. Luis Souza comentou:

    Produto pode ser até bom, entretanto não tem o meu idioma !!!!

  9. Gabriel Rodrigues comentou:

    Bom dia Thais,
    Tudo bom?

    Tem um bom tempo que desejo migrar do Evernote para o Notion. Entretanto, como acadêmico, grande parte das minhas notas consistem em artigos científicos em pdf. O Evernote é útil justamente por permitir buscar o conteúdo ‘dentro’ do pdf. Você sabe me dizer se o Notion possui ferramenta parecida? Caso não (que foi a resposta que obtive com pesquisa anteriores), como você faz para contornar essa limitação?

    Um abraço

    1. Não uso muito essa pesquisa de qualquer maneira, mesmo no Evernote. Acho útil de ter, mas no cotidiano mesmo eu usei pouquíssimas vezes.

  10. Leonardo comentou:

    Olá Thaís, tudo bem?
    Hoje quando fui acessar minhas notas de aula no Notion, fui notificado que elas não existem mais. Sumiu tudo! Notas de projetos, objetivos, áreas da vida e arquivo de referência. Estou super-chateado com isso. Entrei em contato com o suporte e estou aguardando uma resposta deles. Eu até tinha feito o backup pelo desktop e até consegui restaurar as notas, mas o problema é que elas voltam totalmente sem formatação, desorganizadas e com conteúdo incompleto. Desanimei de usar essa ferramenta. Sinceramente voltarei para o Todoist e Agenda do Google.
    Se você souber de alguma maneira de recuperar minhas notas sem precisar reformatar todo o conteúdo, por favor me avisa.
    Obrigado!

    1. Que esquisito! Acho que tem que aguardar o suporte mesmo. É a primeira vez que fico sabendo de algo assim, então não sei o que te recomendar além disso. =/

  11. Rosângela comentou:

    Thais, tentei importar notas do Evernote no Notion e observei que notas que possui apenas texto fica perfeito, mas algumas notas com figuras, principalmente as anexadas na nota do Evernote, não foram importadas. Você verificou se aconteceu isso com a sua importação?

    Estou utilizando o Notion para estudos, planejamento e acompanhamento de vida e como tenho algumas notas no Evernote, pensei em concentrar tudo no Notion, a partir de 2020.