Categoria(s) do post: Diário da Thais, GTDâ„¢, Tecnologia

Há algumas semanas eu compartilhei com vocês que estava testando a organização dos meus projetos no caderno, novamente, após alguns anos, mas que eu já via em perspectiva uma provável migração para o Asana, visto que é a ferramenta que estamos usando hoje em equipe para organizar os projetos do Vida Organizada.

Enquanto que a organização dos projetos da equipe se dá com uma “equipe” Vida Organizada e um “projeto” para cada projeto mesmo do VO, alternando entre projeto em andamento com o í­cone em azul e os projetos em espera (ou incubados) com o í­cone cinza, na versão pessoal eu quis simplificar.

Criei uma equipe privada chamada “Thais” e, dentro dela, apenas dois “projetos”: projetos em andamento e incubados (em espera).

Asana / está em inglês porque alterno os idiomas para ir treinando

Dentro de “Personal Projects” ficam os meus projetos em andamento divididos por seções apenas para facilitar. são essas as seções:

  • Cursos Online
  • Universidade
  • Conteúdo
  • Educação (parte educacional da empresa)
  • Profissional (geral)
  • Pessoal (geral)

Dentro de cada seção, cada “tarefa” é um projeto e, dentro deles, cada “sub-tarefa” vai colocando as ações e etapas de modo geral que preciso fazer.

Uso esse painel para revisar semanalmente e definir as ações que vão para o Todoist. Sim, o Todoist serve para gerenciar diariamente, executando as ações que ali estão. A lista de projetos contém o status geral para acompanhamento semanal.

Se eu clicar em “Painel”, no menu do “Projeto” (quadro), aparece uma visão geral bem legal que me mostra a distribuição por seção e a quantidade geral de projetos, além de outros dados que futuramente eu possa querer acessar.

71 projetos em andamento

Já o quadro de projetos que não estão em andamento (em espera, incubados etc.) eu ainda não passei tudo para o Asana (faço aos poucos), mas também dividi por seções, que por enquanto estão assim:

  • 2022
  • Depois do Doutorado
  • Depois da pandemia
  • Revisar mensalmente
  • Revisar semanalmente

Fazendo dessa maneira fica fácil de alternar o status de um projeto para “em andamento” ou “em espera”. Mais prático que ter uma pastona inteira para todos os projetos, mas isso pode ser contornado criando uma “equipe” para os projetos em andamento e outra para os projetos incubados.

De qualquer maneira, prefiro organizar os projetos no digital que no papel. A sensação de ordem me deixa mais tranquila. O papel uso para planejamentos e rabiscos diversos, então essa vontade é suprida por essa alterní¢ncia de atividades.

Se quiser, posso escrever mais sobre esse uso do Asana para projetos. Caso tenha alguma dúvida especí­fica, por favor, comente aqui, para eu saber o que posso escrever mais a respeito. Obrigada!

Deixe seu comentário

11 comentários

  1. Douglas comentou:

    quero saber mais sobre o Asana sim, parece ser uma ótima ferramenta.

  2. Iris comentou:

    eu descobrir o asana quando cansei um pouco do todoist. Entre idas e vindas entre o todoist e asana resolvi ficar com o asana por enquanto. A minha organização de projetos está na visualização de quadros e estou gostando muito, sem falar que na revisão da semana poder analisar e decidir qual o status está aquele projeto me ajuda muito a saber para onde estou indo. Eu gostaria de ver mais post sobre o asana, tem pouco conteúdo sobre essa ferramenta na internet.

    Um grande beijo.

  3. Kaísa comentou:

    oi, Thais, feliz aniversário!

    Eu queria sim, saber se ele pode ser sequinho ou ativa a safada do microgerenciamento?

  4. Sheila comentou:

    Olá, Thais!
    Seria muito legal se comentasse mais sobre o uso do Asana x Todoist.
    Comecei a usar o Asana há pouco tempo e achei muito legal mas às vezes tenho a impressão de que pode se tornar uma lista de tarefas.
    Pelo que comentou, um não substitui o outro, mas gostaria de saber mais sobre qual a dinâmica que tem utilizado para combinar os dois.

    Obrigada!

    1. Oie! Escrevi a resposta em formato de post e entrará no ar amanhã aqui no blog (28/09/21). Obrigada pela pergunta!

  5. Ana Cristina Borges Carvalho comentou:

    Adorei! Você cogita fazer um workshop de Asana? Eu tenho usado o Trello para gerenciar meus projetos, mas sinto que fica um pouco bagunçado.

  6. Priscila Calmon Garcia comentou:

    Thaís, achei ótima essa explicação! Estava colocando tudo no Notion mas senti que o sistema não estava legal, e também não estava funcionando Todoist + Notion pra mim. Agora vou tentar o Todoist + Asana e ver o que rola. Adoraria que você pudesse fazer um vídeo sobre essa integração, e ainda com o Notion, o Evernote… como tem sido esse uso das ferramentas para você atualmente. Estou focada em descobrir com quais ferramentas meu sistema fica mais claro e funcional para mim 🙂

  7. Marina Flores Pereira comentou:

    Oieeee Thais! tu é minha ” idala ” de vida e organização! sempre quis fazer o teu curso e nunca tive condições, espero que um dia eu consiga. Tenho pecado em conseguir me organizar pessoalmente, não tenho gostado do keep que foi onde eu tentei, meu chefe começou a usar o Asana e adorou, achei que era muito pra equipes mas vi esse teu post e resolvi tentar. Tenho algumas dúvidas se estou fazendo certo, não tem muito a ver com o Asana em si mas maneira que estou organizando as categorias. Poderias me ajudar?