Categoria(s) do post: Rotinas, Tecnologia, Dicas de produtividade

Desculpe o tom imperativo. Esse recado é para mim.

Criei um post-it onde deixo escrito: “não ligue o computador no domingo”. Tem funcionado.

Desde 2014, tenho um estilo de vida e de trabalho que me permite tirar folga na segunda ou trabalhar aos domingos, se eu quiser. É um modelo flexível que depende exclusivamente das minhas escolhas.

No entanto, desde o início da pandemia, absolutamente quase tudo no trabalho gira em torno do computador. Aos poucos, tomei boas providências, como implementar as ‘noites offline”, onde deixo para o período da noite atividades que não demandem conexão com Internet ou até mesmo o uso de aparelhos eletrônicos (com exceção da tv). E, agora, aos domingos, com raríssimas exceções, eu deixo o computador completamente desligado, para dar um “reset” na minha semana mesmo.

Mesmo não trabalhando, muitas vezes usamos o domingo para trabalhos da faculdade, mestrado, cursos, enfim, então achei que seria legal compartilhar a reflexão que fiz. Quem sabe não se aplica a você também?

Se testar, compartilha comigo aqui como se sentiu. 😉 Se quiser, claro. Obrigada.

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

9 comentários

  1. Priscila comentou:

    Essa é uma ótima ideia. Eu tenho tentado também fazer os trabalhos on-line somente na parte da manhã e as coisas da casa (adiantar comida, limpar algumas coisas) na parte da noite, justamente para não precisar ligá-lo. Até tem dado certo, mas o celular é difícil rs. Quanto ao domingo, eu havia deixado para as minhas Revisões semanais e tenho conseguido seguir. No sábado é mais complicado, mas vou tentar migrar. 🤔
    Obrigada pela sugestão!

  2. Flávia comentou:

    Ultimamente tenho sido tão produtiva e gostado tanto disso que no domingo sinto falta de fazer alguma coisa. Parece que só ler ou assistir série não é suficiente.

  3. NATASHA REUWSAAT CAMPACI comentou:

    “Desculpe o tom imperativo. Esse recado é para mim.” Eu ri ❤️ kkkkk

      1. Selma comentou:

        Eu também tenho esse hábito de não ligar o computador no domingo! nem entro no meu quartinho do home office!

  4. Ana comentou:

    Logo que li o título do post pensei “aconteceu alguma coisa, a Thaís não “”fala”” assim!” Mas depois entendi o recado pessoal! Rsrs!
    Essa é uma boa dica, mas também tenho usado o domingo para revisão semanal. De qq forma, estou me estruturando a cada dia para acordar mais cedo, então vou tentar trocar para o sábado!

  5. Fernando B. comentou:

    Tenho feito isso aos sábados. Até o celular e o enfadonho WhatsApp tenho evitado. É mágico. Definitivamente “off-line é o novo peace of mind”.

  6. Clarissa comentou:

    li o post domingo pelo computador 🙁

    mas como eu não tenho TV, acabo ligando o computador pra poder ver alguma coisa, já que ver pelo celular, pra mim, é muito ruim.

    Mas evito ao máximo mexer com tese nos finais de semana, pelo bem da minha cabeça

  7. Fabine comentou:

    Caramba, vou fazer isso no meu sábado. Muito obrigada <3