
Você pode achar estranho eu estar falando sobre esse assunto em setembro, mas eu gosto de começar a planejar o meu ano na época do meu aniversário, que acontece este mês. Apesar de vivenciar e respeitar o ano novo civil (que começa no dia 1 de janeiro), eu amo a sensação de “anos novos†de maneira geral – chinês, astrológico, judaico, assim como o meu ano novo pessoal, que começa no dia do meu aniversário. Se a gente parar para pensar, todo dia é um ano novo, e eu sinceramente gosto muito dessa percepção, pois me permite repensar e renovar todos os dias, sem apego ao passado e coisas, situações, que eu não deveria mais vivenciar.
Começar a pensar nesse planejamento me ajuda a revisar o ano que está acabando e o que eu espero para o próximo. Ainda vou fazer várias dessas ações, mas quis compartilhar um post inicial para dizer o que pretendo fazer, para você acompanhar mesmo, se quiser pensar em algo parecido para o seu planejamento anual.
- Todo ano, eu publico aqui no blog um texto no dia do meu aniversário com as minhas percepções sobre a vida no geral. Este ano vou completar 40 anos e sinto de verdade como o início de uma nova fase na minha vida. Até cortei o cabelo. Escrever esse post é sempre uma oportunidade legal de reflexão que eu faço anualmente.
- Eu adoro acompanhar o ciclo de nove anos dentro da numerologia cabalística, influenciada enormemente pela minha amiga Wanice Bon’ívigo. Inicio um ano pessoal 3 entre 25/09/21 e 25/09/22, mas confesso que já venho sentindo os efeitos desse número há algumas semanas (a Wan disse que é normal!). O número 3 é um número especial para mim e tenho certeza que terei um ano maravilhoso, alinhado com a minha própria energia. Além de tudo, 2022 será um ano universal 6, que virá para acolher e dar uma estabilizada nesse 2021 muito doido. Pretendo falar mais sobre isso e todo ano a Wan gentilmente bate um papo comigo sobre esse assunto, e espero que este ano a gente faça novamente.
- Vou revisar todo o meu planejamento de vida, que tem exercícios de auto-conhecimento e o planejamento a longo, médio e curto prazo, fazendo um recorte para o ano em questão. Isso me ajuda muuuuito a ter uma noção de qual deve ser o meu foco para o ano, que área pretendo focar mais, que foco quero dar para cada uma das áreas da vida etc. Eu reviso no final do ano (no verão) mas a base já está bem estabelecida.
- Também gosto de fazer uma reflexão com a mandala do ano usando o tarí´. Algumas pessoas acham engraçado eu gostar do tarí´ mesmo sendo budista. Isso parte de uma concepção um pouco equivocada sobre ambas as coisas. Budismo é a minha religião e afeta as minhas crenças sobre a vida, o divino e o mundo em geral. O tarí´ é uma ferramenta de reflexão e auto conhecimento, não uma “crençaâ€. Logo, uma coisa não afeta a outra. í‰ uma ferramenta, apenas! Divertida e que me permite exercer a criatividade.
- Ainda nessa mesma linha, também gosto de refletir sobre a minha revolução solar, que é basicamente um mapa astrológico sobre a influência dos astros no meu ano. Tenho uma pessoa que todo ano faz esse mapa para mim, e adoro! São reflexões que costumo acompanhar ao longo do ano para refletir sobre como a minha vida está acontecendo. Não se trata de “basear minhas decisões nesses acontecimentosâ€, mas de usar como ferramentas de auto conhecimento, como falei.
Eu sempre faço essas reflexões no papel e depois passo para uma ferramenta para ficar mais fácil de revisar e atualizar com o passar dos meses. Este ano eu fiz no Notion e acredito que manterei lá para o ano que vem.
Todas essas reflexões nessa época do ano me ajudam a ter mais foco em atividades de planejamento e, no final do ano, entre novembro e dezembro, costumo organizar um grande evento aqui no blog para ajudar todo mundo de modo geral a se planejar para o ano que vem. Com todo mundo vacinado, esperando atualizações sobre doses recorrentes de atualização das vacinas, imagino que todos queiram mais do que nunca renovar as energias para o ano novo que iniciará.
Todo dia começa um ano novo, se você quiser. <3
Super me identifico com os seus comentários sobre numerologia pois completei recentemente 40 anos e também estou iniciando o ano pessoal 3. Curiosa para saber mais sobre isso.
Que coincidência! 🙂
Vou postar mais em breve.
A caminho dos 50 anos, resolvi que este ano meu foco vai ser a organização (estou lá no Acampamento…) E minha saúde ….quero chegar inteira e plena na segunda metade da minha vida…..
ThaÃs, gosto muito dos.seus ensinamentos. Estou implantando-os aos poucos pois ainda sou muito desorganizada, mas só tenho a te agradecer por me dar um norte! Que o Universo continue a te abençoarðŸ™ðŸ¾ðŸ™ðŸ¾ðŸ™ðŸ¾
Thais, querida! Adorei ler esse seu post e era exatamente o que eu precisava. Me senti muito contemplada. Também faço aniversário em setembro (fiz logo na primeira semana), e queria aproveitar esse momento de organização do Sol em Virgem e do inÃcio de um novo ano pessoal para iniciar meu planejamento de 2022. Estava inclusive ensaiando te enviar uma pergunta sobre isso: como juntar essas duas coisas, o planejamento do ano novo pessoal com o civil? Mas nesse post você já respondeu lindamente. Que bela sincronia! (não é a toa que te sigo há tanto tempo).
E para completar você também citou alguns elementos que também fazem parte da minha vida: a numerologia cabalÃstica que conheci através de você e da Van, o Budismo que já tenho como filosofia de vida há um bom tempo e, para a minha surpresa, você tambem citou o Tarô e a Astrologia. Eu não sabia que você também fazia uso dessas duas ferramentas de autoconhecimento. E eu queria, com isso, te pedir imensamente, que você pudesse fazer um bate papo no YouTube, ou algo similar, para falar de Planejamento associando essas ferramentas alternativas. Para mim isso é muito importante e tem feito total diferença pra mim. Acredito que outras pessoas podem se encontrar com a organização pessoal a partir disso também. Adoraria te ouvir falando sobre o ser Budista e também usar Astrologia, o Tarô e a Numerologia como ferramentas para o autoconhecimento.
Gratidão!!
Eu ia dizer que tinha uma invejinha de quem não faz aniversário perto do reveillon (o meu é dia 08 de janeiro) porque não junta com a revisão anual. Mas eu percebi que no final das contas eu acabo começando a pensar nessas coisas todo ano em setembro, quando você faz o post, então é como se eu tivesse duas datas pra pensar mesmo haahahaha
Feliz Aniversário atrasado <3