Back to basics: desligar as notificações

Existem práticas que se tornam hábitos e, como hábitos, podemos nos sentir tão seguros com elas que essa sensação de segurança nos deixa confortáveis para achar que elas não são mais tãooo necessárias.

“Quando tudo vai mal, leia o manual” – já dizia um mentor meu.

E, no manual do MVO, tem um princípio bem básico, que é: desligue as notificações. Apenas desligue.

“Ah, mas eu não posso desligar o WhatsApp porque recebo chamadas de trabalho e sou freelancer.” Beleza – deixe o Whats ligado e desligue o resto. Deu pra sacar a recomendação? Mantenha o necessário e desligue as notificações do resto. Não é um máquina que te diz o que você deve fazer. É você que coloca limites e estabelece os horários que vai verificar as ferramentas no melhor horário para você.

Se você se sente sobrecarregada/o porque muitas pessoas te mandam mensagens, o erro não está na pessoa que trabalha no melhor horário para ela, mas no muro que você não estabeleceu para trabalhar no melhor horário PARA VOCÊ. Reflita sobre isso.

É claro que depende muito da sua autonomia e hierarquia da empresa como um todo. O post traz uma reflexão para você ver se pode se aplicar à sua realidade atual ou não, e como fazer isso. Se sentir que pode contribuir, deixa um comentário aqui embaixo dizendo como essa recomendação se aplica a você. Obrigada!