Pular para o conteúdo

Revisão das Áreas da Vida – Agosto 2021

Todo início de mês eu faço três revisões relacionadas às áreas da minha vida:

  1. Roda da Vida, que analisa meus nível de satisfação de cada área, tirando uma fotografia do meu momento;
  2. Mapa Mental c/ as Áreas da Vida, quando tenho a possibilidade de refletir sobre tudo o que se faz presente na minha vida e identificar ações, projetos, rotinas, melhorias e, principalmente, autoconhecimento;
  3. Mapa Mental que reflete todas as minhas atividades profissionais, justamente para que eu reflita sobre como estou alocando o meu tempo de trabalho, se posso ou preciso delegar algo, se as atividades ainda fazem sentido etc.

A Roda da Vida deste mês eu já mostrei em outro post sobre a configuração do Bullet Journal para agosto. Ainda não postei sobre o Mapa Mental com as responsabilidades de trabalho este mês, mas pretendo postar. Está sendo interessante fazê-lo junto com o trabalho que estamos implementando na empresa com a Holacracia e o Glass Frog.

Aqui vai o meu Mapa Mental com as Áreas da Vida atualizado este mês (programa: Mind Meister):

Estou em uma fase muito inspirada espiritualmente, devido ao retiro budista e os votos que estou renovando. Considero que esteja de fato iniciando uma nova fase de práticas e contemplação na minha vida, e isso certamente vai se refletir em tudo.

A foto do centro é esta aqui, com os dogs:

As imagens de cada área eu fiz no Canva personalizadas para o meu mapa.

Foi bem gostoso fazer a revisão este mês. Quer dizer, vejam: este mapa já é usado por mim há muitos anos (acredito que desde 2015 ou até antes!). Então não há muito “o que acrescentar”, e sim revisar e reajustar. Fiz alguns reajustes nos nomes das áreas, que hoje refletem melhor, para mim, o que elas são:

  • Espiritualidade
  • Criatividade
  • Amor
  • Profissional
  • Psicológico
  • Físico
  • Prosperidade
  • Política
  • Lazer
  • Gezellig
  • Estudos

Em Espiritualidade entra basicamente todo o meu caminho no Budismo.

Criatividade traz temas amplos do meu dia a dia que refletem atividades onde posso exercer a minha criatividade, desde música, escrita, desenhos, até o preparo das refeições.

Amor é uma mudança significativa para mim. É a área que eu costumava chamar de Relacionamentos. Se os relacionamentos não forem pautados em amor, não há razão de ser. Então eu mudei o nome dessa área para que ela reflita melhor como me sinto com relação a ela hoje.

Profissional traz a minha trajetória individual. Não coloco responsabilidades e atividades do trabalho aqui – apenas a minha formação universitária, acadêmica, certificações que fiz, idiomas que estudo, soft skills etc. É aquilo que sou profissionalmente independente do trabalho atual.

Físico e Psicológico trazem questões relacionadas à minha saúde.

Prosperidade era Finanças, mas acredito que Prosperidade soe melhor com o que quero focar aqui. Não é sobre dinheiro apenas.

Substituí Contribuição por Política porque acredito que essa é a práxis. E porque estamos em um momento importante no Brasil e no mundo que demanda um engajamento maior de qualquer pessoa que se considere cidadã (pelo menos é como EU me sinto – não se ofenda).

Lazer traz todas as atividades que costumo fazer para relaxar – de organizar as minhas estantes de livros a jogar xadrez.

Gezellig é uma palavra do idioma holandês que não existe tradução, mas que representa um ambiente acolhedor e gostoso, que envolva as luzes, a decoração, a música, os relacionamentos que estão acontecendo ali dentro. Se refere não apenas à Casa, mas a toda essa ambientação criada em “lugares”.

E em Estudos entram as atividades relacionadas ao meu lado intelectual, por assim dizer.

Essa reflexão mensal me ajuda a voltar ao meu centro. É um excelente exercício para se fazer em um domingo de manhã frio e chuvoso, como têm sido os últimos por aqui.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

8 comentários em “Revisão das Áreas da Vida – Agosto 2021”

  1. Muito legal, gostei dessas atualizações de termos!

    Nossa, aqui o frio foi embora, e o calor extremo chegou! UAU! Aqui já estamos perto das máximas do ano passado! Você comprou o ar?

  2. A curiosidade é fogo, mas o que é a limpeza freestyle? dá na cabeça e vou limpar ali, é tipo isso? hahahah
    Obrigada pela sua contribuição para o mundo, sou grande admiradora do seu trabalho e você me inspira muito! <3

  3. Delícia de ler, este post. Muito bom para nos guiar em mapas e revisões de autoconhecimento, especialmente porque você recheou de detalhes. Obrigada! 🥰

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *