Categoria(s) do post: Estudos

Neste post eu quero te ensinar como criar uma agenda na Google Agenda para fazer reuniões periódicas de materiais que você esteja estudando.

Avalie se para o seu caso essas revisões sistemáticas são necessárias. Muitas vezes, revisões informais funcionam melhor. Revisões sistemáticas podem ser úteis em caso de provas, concursos, vestibulares e até faculdade, mas evite burocratizar demais o seu processo pessoal. O importante é aprender, não organizar. 😉

Você precisa ir na parte de configurações da sua agenda e clicar em “Criar nova agenda”.

Nomeie essa agenda nova como “Revisões” ou outro nome similar que você prefira.

Vai aparecer assim na sua lista de agendas:

Você sempre pode desmarcar a caixinha quando não quiser visualizar essa agenda.

Como inserir os conteúdos?

Eu gosto da seguinte abordagem para revisões:

  • Quando estudo um tema, tenho uma aula, leio um texto, gosto de fazer uma revisão no mesmo dia, antes de dormir, de noite, em casa, porque prefiro fazer atividades offline de noite. Então sempre que estudo algo, essa parte já está na minha rotina para fazer essa revisão básica no dia mesmo. Nem coloco na agenda.
  • 24h depois, ou no dia seguinte, gosto de revisar o material que estudei ontem. Quando eu estudei, provavelmente li algo, tomei notas de uma aula ou fiz grifos. Minha revisão 24h depois é para ser rápida assim, só lendo os grifos ou anotações. Coloco na agenda:

Eu prefiro inserir o item na agenda como Evento e não como Lembrete pois já tive problemas com a opção de Lembretes na agenda do Google (sumir informação, não sincronizar com celular etc). Mas você pode fazer como preferir.

Eu coloco um emoji de “check” ✓ quando finalizo a revisão – pelo celular ou você pode copiar e colar lá na sua agenda. Ou pode colocar um simples “ok” ou “feito” no lugar. É uma maneira de saber que já fez a revisão. Como você pode imaginar, a ideia é que essa agenda fique cheia com o passar do tempo nos seus estudos.

  • Continuando a revisão, a próxima etapa é agendar para uma semana depois dessa revisão do dia seguinte.
  • Depois, eu agendo para um mês depois da revisão da semana, com recorrência (repetição) para acontecer todo mês, ao infinito e além.

Na revisão depois de uma semana eu posso escolher transformar o resumo em um mapa mental, por exemplo, facilitando as revisões mensais que virão depois.

Eu já tinha feito um post falando sobre esse processo mas quis fazer este com tutorial para o Google Agenda. Espero que tenha sido útil. 🙂

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

6 comentários

  1. Laís Helena comentou:

    Gostei! Para a maioria dos meus estudos eu não preciso fazer revisões assim tão detalhadas, mas estou pensando em implementar para certas áreas.
    Outra coisa que preciso implementar é passar mais tempo colocando as coisas que estudo em prática.

    Abraço!

  2. Wellington Luiz Alves comentou:

    Excelente

  3. Isabela comentou:

    Fiquei pensando em como tu farias esse tipo de planejamento de revisões com o Notion. O Google Agenda não funciona muito bem para mim…

    1. Marina Morais comentou:

      Já vi um controle em forma de tabela no Notion, em em que as linhas são os conteúdos e as colunas as datas das revisões seguintes.
      Adorei o post, Thais!

    2. Ana Cybele comentou:

      Excelente, eu estou adorando usar o Quizlet, não só para idiomas, mas para a parte técnica de cursos na minha área. Experimentei trocar o CPB pelo Quizlet porque estava ficando com a mão cansada de escrever. Maaas como preciso rever mil vezes, acho que vou ter que combinar ambos para forçar a retenção das informações.
      PS: Eu já estava com raiva do Google Agenda por não poder rastrear se os eventos foram concluídos ou não; ele não dá a opção de sinalizar como tarefas e lembretes, vá entender…nunca tinha pensado nesse emoji. Uma dica tão simples e ajudou viu? rsrsr

  4. Renan Lessa da Costa comentou:

    Legal demais! Boa forma pra aplicar aquela técnica de spaced repetition pra memorização e aprendizado