fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Resumo do Mês – Julho 2021

Todo último dia do mês eu gosto de fazer um apanhado de como foi o mês que está terminando para mim, tanto pessoal quanto profissionalmente. Quem for novo aqui no blog pode gostar de saber que faço isso mensalmente. É uma boa oportunidade de rever projetos concluídos, projetos adiados, iniciativas diversas e acontecimentos.

Pergunta 1 da revisão: estou terminando este mês mais feliz que o final do mês anterior?

Sim e não. Sim, porque tive um momento de muita gratidão este mês, relacionado à nossa família. Não sei se já comentei aqui no blog ou só nas redes sociais, mas o Paul está apaixonado por xadrez. Eu sempre gostei de jogar, mas nunca tinha estudado. Agora estamos todos estudando! Até meu marido entrou na empolgação e está estudando todos os dias. Por estudar, me refiro a ler livros, analisar jogadas, resolver exercícios, essas coisas. E teve um dia em que estávamos de noite em casa fazendo um campeonato interno (rs), nós três, jogando, e uma música clássica tocando de fundo. Eu olhei para aquela cena e fiquei lembrando de todas as vezes em que sonhei em ter uma rotina em família assim. É uma pena que tenha acontecido por conta de uma pandemia, mas me senti muito grata por estar vivendo aquilo. Mas o “não” vem da situação como um todo. Eu fico mais pra baixo no frio, afeta muito a minha condição física, me deixa mais letárgica – tudo isso é absolutamente normal, mas não posso deixar de citar.

Pergunta 2 da revisão: como foi o mês de julho do ano passado, em comparação?

No ano passado, estávamos no início da pandemia, praticamente. Uma coisa que me ajudou demais a entender meus sentimentos e a registrar minha rotina foi usar o Bullet Journal – até por isso voltei a usar recentemente. Foi interessante notar que, muito provavelmente, o episódio com a COVID-19 não se deu devido à minha ida ao dentista. Ela aconteceu no final de junho e eu só fui ter sintomas em agosto. Ou seja, pegamos devido a algum vacilo indo ao mercado mesmo ou recebendo alguma encomenda. Revisando o post do mês, acho que foi um bom mês, no ano passado, levando em conta tudo o que estava acontecendo. Eu me sinto piorzinha hoje em comparação com o ano passado.

Pergunta 3 da revisão: quais livros eu concluí nesse último mês?

Ler, eu leio vários ao mesmo tempo, assim como faço consultas. Calculo como um livro lido quando leio do começo ao fim. Faço esse registro pelo Skoob, se quiser me adicionar. Até o momento da escrita deste post eu li 31 livros em 2021. Minha meta anual é de sempre ler um livro por semana, mas não é algo que, se eu não cumprir, vai me frustrar. É apenas um direcionamento.

Este mês eu terminei o livro “Modernidade e Holocausto”, do Bauman, que é um livro fantástico. Mostra como o que aconteceu na Alemanha nazista não foi “um problema da Alemanha”, mas o resultado de uma crise enorme que permitiu a ascensão do partido nazista na década de 1930. Dá vontade de distribuir o livro na rua, de tão necessário que o considero para entender o nosso tempo. Depois finalizei “O homem mais rico da Babilônia”, que ficou atrasado de junho e já tem resenha aqui no blog. Li o livro “O poder do equity”, apenas para conhecer essa ideia. Achei um livro ok – só não estou nesse momento. Vou guardá-lo para referência futura. E, por fim, o livro do Tony Robbins, “Dinheiro”, para o desafio de 12 livros de finanças para este ano.

Pergunta 4 da revisão: como foi o meu mês em relação a cada área da minha vida?

  • Saúde: meio blé. Não tenho muito o que dizer a respeito disso porque estou me cuidando e me tratando, mas não posso deixar de dizer que não me sinto no melhor momento. Eu tenho SII (Síndrome do Intestino Irritável), que beira uma doença de Crohn, mas não é tão extrema no momento (em 2019 foi punk). Essa situação estava em remissão mas este ano voltou e eu me sinto desconfortável, sentindo a barriga inflamada mesmo, doendo. Estou fazendo ajustes na alimentação para entrar em estado de remissão novamente. Eu parei com a atividade física com o personal trainer, pois não estava me sentindo bem para fazer. Minha prática de yoga está preguiçosa pacas. Paul de férias dorme mais tarde e isso impacta minha rotina de sono o mês inteiro. Enfim, mês meio desanimado para a saúde. Tive um acontecimento fantástico, que foi tomar a primeira dose da vacina, claro! O que já é motivo suficiente para comemorar.
  • Estudos: fiz menos do que gostaria com relação ao Doutorado, mas também aproveitei as férias do curso para descansar mesmo. Aproveitei e “dei um gás” em todos os cursos online que estou fazendo. O estudo é sempre o meu refúgio e me sinto bem fazendo isso.
  • Emocional: totalmente associada à questão do SII, foi um mês difícil. Prefiro não falar tanto sobre isso agora.
  • Trabalho: turma 9 do Método Vida Organizada começou e foi lindo! Também voltei com a Mentoria, com um projeto piloto, que vai rolar durante todo o semestre, e os encontros têm sido bacanas demais. Fiz o mês de organização dos estudos com muito conteúdo legal – adorei esse projeto! Nós estamos nos organizando melhor no trabalho em termos de processos e comunicação e as coisas estão se encaixando mais. A equipe do VO tem me ajudado demais. Chego ao final deste mês muito grata a cada uma delas.
  • Finanças: muita coisa andou em julho graças à minha guardiã das finanças (Ana). <3 Ela está tocando projetos importantíssimos nessa área dentro do Vida Organizada e, em paralelo, estou reorganizando bastante coisa nas minhas finanças pessoais. Ainda tem muita coisa em andamento mas eu pretendo fazer um post este ano contando tudo o que mudei em termos de finanças – a área de foco para o ano.
  • Contribuição: eu não sou muito de ficar falando sobre como contribuo porque não quero que pareça autopromoção. Penso que, antes de fazer caridade e divulgar para o mundo, prefiro que nossa equipe esteja ganhando bem, que minha família esteja bem apoiada e questões do tipo. Mas fiz bastante coisa bacana este mês. Aumentei minhas doações para instituições de caridade que distribuem marmitas e cobertores, por conta do inverno mais intenso aqui em SP. Organizamos uma distribuição de cobertores no Centro da cidade (meu marido foi levar de carro). Divulguei o trabalho de muitos amigos que precisam dessa força. Então foi um bom mês com relação a essa área.
  • Família: tudo indo muito bem. Minha mãe está bem, parentes do marido estão bem, nós estamos bem.
  • Amor: marido e eu estamos muito bem também.
  • Social: como eu venho comentando nos últimos meses, me sinto bastante satisfeita com as coisas desta área no momento. Não estou saindo nem vendo ninguém pessoalmente, e considero isso uma vitória nos tempos que estamos vivendo. Converso com as minhas amigas via mensagens e tenho buscado equilibrar lives e reuniões de trabalho para que não me sobrecarreguem.
  • Lazer: estou assistindo The Handmaide’s Tale finalmente, que é a minha série do momento. Acompanhando a volta do Masterchef e me inspirando com a Helena Rizzo como nova jurada. E a questão do xadrez. Sem dúvida mudou nossa rotina aqui a gente jogar todos os dias – são momentos em família, momentos de estudos, de lazer, então está impactando demais (positivamente) várias outras áreas. Ah, também estou colorindo meus livros de imagens (mandalas, essas coisas) todos os dias. Me ajuda a relaxar. Lazer está bem!
  • Espiritualidade: focada. Nas duas primeiras semanas de agosto participarei do retiro online para uma iniciação importante e que era um objetivo para mim, o que torna tudo muito mais significativo. Esse é definitivamente o tema do mês com relação à espiritualidade. Eu saí do curso do centro budista por achar que não é meu melhor momento de dedicação a ele (tem a ver com o que comentei antes de saúde e emocional). Mas estou pensando em como fazer depois do retiro, com algumas ideias.
  • Plenitude: o lado minimalista e simplificador da minha mente diz que está tudo bem.

Pergunta 5 da revisão: avaliando o mês como um todo, que nota você daria para sua satisfação de modo geral com relação a ele, de 1 a 10?

Eu daria um 6. Sem mais.

Espero que seu mês de julho tenha sido legal. Se quiser, compartilha comigo nos comentários? Obrigada.