Categoria(s) do post: Ferramentas de organização, Equipes

Bem, e aqui estamos nós definindo os aplicativos que vamos usar para a nossa gestão interna de projetos e atividades.

É importante dizer que cada pessoa utiliza suas próprias ferramentas para se organizar e essas ferramentas são as escolhidas individualmente de acordo com os gostos, vontades e necessidades individuais. Nenhuma ferramenta é imposta a ninguém para organizar seu próprio fluxo de trabalho.

Uma coisa então é o controle pessoal e outra é o controle feito pela equipe como um todo. Essa diferenciação é essencial.

Estávamos sentindo falta de ter um painel geral com todos os projetos da equipe em andamento, e por isso estamos implementando algumas ferramentas, a saber:

  • Glass Frog, para papéis, responsabilidades, checklists, gestão de reuniões e lista de projetos (índice);
  • Asana, para controle geral de todos os projetos;
  • Grupo da equipe no Telegram para a comunicação pontual e rápida;
  • Loom para registros de processos;
  • Google Agenda, para calendários de atividades que fazem parte da rotina, especialmente o editorial;
  • Google Drive para arquivos.

Por enquanto, parece fazer sentido para nós, mas vale dizer que estamos testando e todo teste leva tempo. Precisamos usar todos os dias para ver se essas ferramentas fazem sentido para a gente.

Aproveito pra te fazer uma pergunta: você curte esses posts sobre organização em equipe? Comenta aqui embaixo se você quer ver mais esse tipo de conteúdo por aqui e se você tem alguma dúvida ou assunto específico que gostaria de ver a respeito. Obrigada!

Deixe seu comentário

27 comentários

  1. Fernanda de Camargo Machado comentou:

    Oi Thais! Para mim, este tipo de post é muito útil, pois estou justamente neste momento de observação de como aprimorar a organização da equipe que coordeno. Grata!

  2. Carol Mancini comentou:

    Thais, a gente usa o Asana e um software próprio da empresa. O Asana pra organização geral é perfeito, porque tem mais recursos gerais, responsabilidades, etiquetas, arquivos, dá para fazer absolutamente tudo por ali, adoro. Pessoalmente, eu uso caderno de papel mesmo hahaha.

    1. Boa! Você sabe que estou testando organizar meus projetos em um caderno e estou curtindo? Se der certo mesmo eu compartilharei aqui num post.

      Obrigada por comentar!

  3. Rosana Maria Merighi comentou:

    Que legal. Tenho muito interesse sim!! Não conheço este Glass Frog… tem algum post falando sobre ele? Grata

    1. Tem sim, outro dia mesmo postei a respeito. Deve estar entre os posts mais recentes do blog. 😉

  4. Patricia Bernardes comentou:

    Ei, Thais! Ferramentas para equipe sempre me interessa e muito, lidero um time no trabalho. O Asana que usam é versão free? Pergunto porque utilizamos o Trello / free e sentimos falta do cronograma por projeto e macro. Está atendendo bem? A única vez que utilizei, achei mais complexo que o Trello, enfim, costume mesmo.
    Obrigada por nos ensinar tanto!

  5. Fabine comentou:

    Oi Thaís! Tudo bom? ☺️
    O registro de processo no Loom é pra consulta, com o objetivo de maior qualidade e rapidez na execução de atividades frequentes? Ou é um registro como um diário de atividades da empresa?

    1. Oi Fabine, tudo bem? Então, a gente tá começando a fazer esse registro de processos para facilitar futuramente a delegação de atividades (para todo mundo) e também para orientação quando alguém sair de férias ou estiver de folga e outra pessoa precisar fazer algo que seja responsabilidade da outra.

      1. Fabine comentou:

        Aaaaah, entendi! Na empresa júnior que eu fazia parte a implementação desse registro foi essencial pra melhorar as atividades. Como os cargos eram rotativos, ter isso escrito em algum lugar nos ajudava nos momentos de troca de gestão. Também ajudava muito no dia a dia pra não ter que reinventar a roda cada vez que a pessoa responsável ia fazer algo. Na época era responsabilidade do setor de qualidade, que ficava sob presidência, por isso perguntei desse jeitinho hahaha legal saber que existem outras abordagens!

  6. Maria Carla Martins comentou:

    Gosto desse conteúdo. Tenho dificuldade em adaptar pra minha realidade (não tenho funcionários mas muitos orientandos trabalhando em diferentes projetos) mas sempre tem algo que consigo aproveitar. Obrigada por compartilhar.

    1. Sim! Eu entendo como equipe todo trabalho que se faz envolvendo outras pessoas. Então penso que se aplica sim, se adaptar! Obrigada pelo comentário.

  7. Letícia Moraes comentou:

    Amei! Gostaria de mais desses conteúdos de organização em equipe :))

  8. Lucà comentou:

    Humm eu não trabalho muito em equipe, então não é o conteúdo que mais gosto…

    Mas, gosto de saber dos avanços e crescimento de vocês, como equipe, isso é legal de acompanhar =))

  9. Marina Maria comentou:

    Curtir, eu curto. Conseguir aplicar são outros quinhentos. É o tipo de coisa que você só consegue implementar quando lidera uma equipe. O máximo que consegui com sucesso foi centralizar documentos no Dropbox. Mas como minha chefia muda a cada 2 anos, não é garantido que a chefia enganará no sistema. Já tive chefias que sim e chefias que não. De qualquer forma, ver as experiências dos outros sempre pode trazer insigjts!

    1. Marina Maria comentou:

      Engatará*

  10. Evelyn dos Santos Mata comentou:

    Thais, eu amo este tipo de post e vários outros sobre produtividade e organização – adorei o de dicas de apps, por ex.

    Estou usando o Trello com a equipe de trabalho e confesso que adorando; mas sempre aprimorando e buscando conhecimento sobre novas tecnologias 🙂

    Muito útil! Obrigada pelo compartilhamento.

  11. Adriano comentou:

    Thais, gostaria muito de ver mais conteúdo sobre isso. Sou arquiteto formado há dois anos e há um mês passei a coordenar uma parte dos projetos no escritório. Gostaria de saber mais sobre como organiza esse registro dos processos. Estou fazendo também! Seria legal ter referências de outras equipes.
    Outro ponto delicado é o cronograma. Uso muito a agenda do Google, mas sinto que faz falta uma ferramenta de cronograma, pra visualizar de forma geral todo o processe do projeto. Alguma dica de ferramenta?

    1. Oi Adriano, tudo bem? No Asana tem! Estamos usando para um projeto também.

  12. arquitetura.mrf@gmail.com comentou:

    Eu curto

  13. Daniele comentou:

    Oi Thais!
    Obrigada por tantas trocas. Gosto muito dessa temática. Tenho muita dificuldade de delegar, sou supervisora de estágio e por vezes não consigo identificar o que é possível repassar a eles sem me gerar ainda mais trabalho. Quem sabe pode me dá algumas ideias .😉

  14. Giovana Pellattiero comentou:

    Thais, primeiro gratidão pelos seus conteúdos. Vc tem mudado a minha vida! Gosto desses post de equipe porque em casa somos em 5. Eu, marido e 3 filhos adolescentes , então vc pode imaginar…. bjs e obrigada

  15. Marcelle Mesquita comentou:

    Thais, a organização da sua empresa é mesclada com a pessoal? Você possui algum tipo de painel para visualização do todo?
    Obrigada pelo conteúdo! ❤

    1. Tenho o meu sistema pessoal. Acho que vale um post explicando melhor. Obrigada pela oportunidade!

  16. Mariana Oliveira comentou:

    Esses post sobre a organização da equipe de vocês são os meus preferidos. Me ajudam muito mesmo.

  17. Melissa comentou:

    Curto muitíssimo posts assim! Muito úteis!