Categoria(s) do post: Holacracia

Existem algumas atualizações sobre essa nova área aqui para a gente e eu gostaria de compartilhar com vocês.

Se você não sabe o que é holacracia, veja outros textos do blog a respeito. 😉

Reunião com consultor

Realizei uma reunião este mês com um consultor da Holacracy.org para entender como funcionavam os seus programas e como eu poderia me tornar uma coach certificada para trazer a Holacracia como produto aqui para o Brasil. A reunião foi excelente! Como vocês podem imaginar, existem vários passos a serem implementados, mas já estamos encaminhados, e tudo isso contribuirá enormemente para a agilidade desse processo. (O fato de usar GTD também é um diferencial, visto que o próprio David Allen chama a Holacracia de “GTD para empresas”. É uma coisa a menos para aprendermos.) Ele me passou então os próximos passos, que basicamente são os seguintes:

Implementação da Holacracia na empresa

Nós aqui no Vida Organizada iniciamos esse movimento este ano, apesar de meu contato com a Holacracia ser antigo (desde 2015, através do David Allen). Todos da equipe estão lendo o livro e nós já implementamos a ideia de círculos, papéis, responsabilidades, propósito, Constituição, tensões, Governança, reuniões táticas etc.

Estávamos usando o Notion para essa organização, mas o consultor recomendou que nós usássemos o software próprio da Holacracia, que é o Glass Frog, então estamos migrando.

Glass Frog

Neste exato momento estamos configurando a conta da empresa no Glass Frog, o app criado para gestão dentro da Holacracia, e lá dentro administramos todos esses papéis, círculo, reuniões e projetos. Esperamos concluir a configuração básica ainda este mês e, em agosto, consolidarmos todos os projetos lá dentro.

Formação

Bem, é necessário ter algumas formações para requisitar a licença de uso da metodologia comercialmente.

Duas delas já estão no meu radar para iniciar este ano – a Coaching Certification e o Practitioner Training. Um deles terá sua versão online em outubro e, se casar com as datas do meu Doutorado, já poderei fazer. A de Coaching ainda não tem previsão para um futuro próximo, mas serei avisada quando tiver.

Além disso, eles têm uma espécie de comunidade para estudos de caso, troca de experiências e aprendizado prático da Holacracia durante um ano. Eu e outra pessoa da equipe vamos entrar assim que forem liberadas as inscrições, e aí poderemos aprender com o que já está disponibilizado lá também, para implementarmos internamente.

Sim, a coisa está ficando séria! Mas tem sido muito legal.

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Lisandra Rodrigues comentou:

    Bom dia Thais,
    indico um livro interessante chamado “Então…Floresce” de Jos Shoenmaker que descreve a historia de uma das empresas iniciais da cooperativa de Holambra, desde a história dos imigrantes fundadores até os dias recentes. A forma de organização que utilizam, tambem é baseada em “células”… è um belo estudo de caso (desde a implantação, até o atual pleno funcionamento) e embora eu não seja da área coorporativa me impactou muito quando o li, pensando tratar-se apenas de um livro sobre a história de uma família imigrante.
    O método é baseado na obra de Adriaan Bekman e no Brasil existe um instituto sobre, o IMO-Brasil.

  2. Lucà comentou:

    Que massa!!!!!!