Categoria(s) do post: Diário da Thais, Tecnologia, Arquivos

Eu já comentei aqui anteriormente sobre o meu teste usando o Notion para organizar listas. Você pode ler as minhas percepções completas no post em si. Em resumo, dá para usar, mas prefiro usar uma ferramenta nativa para listas e, por isso, para a organização das listas que uso no dia a dia, utilizo o Todoist. Eu também reorganizei meu Evernote para armazenar alguns materiais de referência, mas não todos.

Como estou usando o Notion no momento, então?

Basicamente, são quatro páginas principais.

Em Entrada, eu coloco as coletas pelo celular ou outras diversas, para processar e organizar diariamente.

Em Listas, estão as listas que criei antes para testar e estou reformulando. Eu tentei organizar todas no Todoist – até a de Projetos – mas, para mim, funciona melhor no momento manter no Todoist apenas as listas que utilizo diariamente. Então, no Notion, no momento tenho a lista de Projetos e uma página para Checklists semanais, mensais etc.

Em Planejamento, estão as páginas que mais uso no Notion no momento. Planejamento anual, dos trimestres, dos meses e das semanas. A página do ano, 2021, fica nos favoritos para eu acessar mais facilmente. Eu uso o conteúdo dentro dela para fazer todos os meus planejamentos de “frequência”: ano, trimestres, meses, semanas. Tem funcionado maravilhosamente bem, cada vez mais.

Em Arquivo, estão materiais de referência de diversos assuntos organizados por ordem alfabética. Arquivos da empresa, do Doutorado, coisas desse tipo. Estou em um momento de entender o que funciona melhor de arquivar no Notion ou em outros lugares, como o Evernote. Mas acredito que esteja chegando em uma separação legal.

Ainda não está “redondinho”, mas quando está? Por isso quis fazer este post compartilhando como tenho usado no momento, para ficar como referência, pois muitas pessoas me perguntam. Quando eu fizer uma atualização significativa, farei um novo post compartilhando. 😉

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Camile Carvalho comentou:

    Adorei como você está organizando seu sistema! Eu também repensei usar o Notion como sistema de arquivamento. Para mim, que sou super visual, não ter a noção de tudo o que tenho ali me atrapalha um pouco pelo fato do sistema ser páginas dentro de páginas.

    No Evernote gosto de clicar em um caderno e ter a visão geral de tudo que está ali dentro e preferi deixar os arquivos lá. Porém, agora que descobri o Nimbus Note, estou apaixonada por ele e migrando tudo pra lá pra fazer uns testes e está rodando super bem, tanto pra administrar o sistema GTD quanto pra armazenar minhas notas. O legal é que parece o Evernote mas as configurações dentro das notas é semelhante ao Notion. 🙂

    Adoro quando você compartilha screenshot das suas telas, inspira bastante, principalmente a descrição dos seus projetos (às vezes tenho dificuldade de como escrevê-los).

    Abraços, Thais!

  2. João Ras comentou:

    Bom dia, Thaís! Tudo bem?
    Você tem um template compartilhado no Notion? Em caso positivo, poderia disponibilizar o link ou o nome dele? Achei bem interessante sua organização dos projetos neste app bem potente, pois a visualização ampla permite acesso à criatividade, inspiração e controle do que estamos engajados! O todoist tem me atendido bem para as “próximas ações”, mas gostei bastante da sua postagem e vou experimentar, depois conto como ficou. Paz e bem, João Ras.