Revisão dos meus papéis profissionais – Julho 2021

E lá vamos nós para mais uma das revisões do mês.

Você pode achar que faço muitas revisões, mas na real são as revisões que garantem a clareza da coisa toda.

Se eu apenas montar um painel organizado com tudo e não revisar, em dois dias ele fica desatualizado e me desmotiva a consultá-lo.

A revisão dos meus papéis e responsabilidades profissionais, quando feita mensalmente, me permite olhar o todo e identificar providências que precisam ser tomadas – seja uma atenção maior a uma responsabilidade que talvez tenha se acentuado no último mês, seja delegar alguma atividade que não faz mais sentido que eu faça mediante as outras que são prioridade.

O meu mapa de papéis profissionais continua no Mind Meister:

O grande segredo em cada papel é identificar, para cada responsabilidade, com que frequência devo refletir sobre elas? O que precisa ser feito em cada uma? Tenho projetos relacionados? Objetivos? Preciso apenas revisar de tempos em tempos? Independente do que surja nesse olhar, é fundamental tê-lo ali e não na minha cabeça, de modo que eu consiga refletir de maneira apropriada. E, a cada vez que estudo algum livro ou identifico alguma nova responsabilidade que faz sentido ser minha, o mapa é atualizado.

Você pode querer ler o post de junho para entender melhor o meu raciocínio aqui.

“CEO” eu dei uma destrinchada porque me parecia arrogante demais e não curtia muito usar o termo, apesar de entender o que ele significa. Por isso mesmo complementei com o que me deixa mais confortável. É a pessoa que direciona os projetos, lidera, desenvolve a equipe, enfim.

“Criadora de conteúdo” é um papel que eu amo exercer. <3

Sim, eu sei que é bastante coisa, mas conteúdo é o core do Vida Organizada. “Como a gente pode não fazer isso, se isso é quem a gente é?” (David Allen).

Renomeei os outros dois papéis porque, na real, o “professora” estava vago. Agora sim faz mais sentido para mim, colocando-me como professora do VO e como professora e pesquisadora acadêmica, outro papel.

No “Black Belt”, coloco basicamente a minha prestação de serviços e cuidado com o legado de terceiros, onde me especializei e hoje trabalho como consultora. Ainda estou formatando melhor como essas duas metodologias entram no meu escopo de trabalho, mas faz muito sentido vê-las juntas, porque em ambas sou chamada de faixa-preta. 😇 Eu não faço mais treinamentos de GTD como meu trabalho principal, contudo estou redesenhando tanto com a DAC quanto com a Call Daniel meu trabalho de apoio mesmo, consultoria, mas essencialmente disseminação do legado do David – e isso faço com o conteúdo também. O FL não é do Érico, assim como o GTD não é do Daniel, mas eles representam as respectivas metodologias no Brasil. Eu ainda não conheci o Jeff Walker pessoalmente como eu conheci o David, mas já fiz uma entrevista com o Érico e foi muito legal. Atualmente, eu apoio a Ignição Digital nos eventos e também faço análises de lançamentos da mentoria do Érico, o Insider. Eu absolutamente amo fazer isso, porque é uma oportunidade de ajudar as pessoas a viverem do conteúdo que criam na Internet, algo que sempre acreditei ser o mais importante no marketing de modo geral. É sobre ajudar pessoas.

Estou em um processo de revisar mensalmente e entender como direcionar o que pode ser delegado. Por exemplo, a Newsletter do blog está sob responsabilidade da Dalva <3 – ela coordena o calendário de envios e efetivamente agenda os e-mails. Mas conversamos na última semana sobre como seria importante eu escrever alguns textos “Thais-raiz” (rs, palavras dela) para a galera que se cadastrou na News, então isso entrou na minha lista de responsabilidades como criadora de conteúdo. Por isso que esse tipo de revisão é tão legal – permite que você veja seu trabalho de maneira mais abrangente e entenda o que pode e o que não pode ser delegado. E, muitas vezes, como nesse caso, ao delegar você também percebe uma responsabilidade nova, que não existia, mas que agora, delegando, você consegue operacionalizar. Não é o máximo?

Foi muito legal revisar o mapa esse mês e ver como as coisas estão se tornando cada vez mais claras. Tão vendo como a gente não tem como fazer isso tudo de uma vez? Constrói uma primeira versão do mapa e, mensalmente, atualiza. Isso vai te dando uma dimensão melhor do que é o seu trabalho e te permite refletir, fazer ajustes etc.