Eu tenho recebido algumas perguntas sobre Holacracia e acho isso ótimo! Pois é um assunto fascinante, pois estamos implementando na empresa, pois tem pouco conteúdo em português sobre isso. Mas eu sempre digo que sou iniciante no tema, por mais que já use GTDâ„¢ há praticamente 15 anos, e eles são relacionados, e por mais que eu tenha lido o livro do Brian há pelo menos cinco anos. Eu pretendo fazer o curso, a formação, a certificação, mas por enquanto preciso ter a responsabilidade, sempre que falar sobre um método criado por terceiros, de citar minha condição de fala e de encorajar fortemente que todos que estejam interessados busquem a fonte original. O livro está disponÃvel em inglês e também traduzido para o português na Amazon.
Como diz o capÃtulo 9 do livro, mesmo sem estar pronta, busquei a holacracia. Desde 2016 tenho esse “sonho” de implementar no Vida Organizada, mas é necessário ter pelo menos três pessoas na equipe para fazê-lo. Eu sou uma pessoa muito “fazedora”, o que significa que estudo mas já coloco em prática pra ir aprendendo fazendo, errando e aprendendo do jeito certo, corrigindo os estudos, pedindo ajuda, enfim. De um ano para cá, a equipe passou de duas a sete pessoas, sem contar os consultores e prestadores de serviços. E aà esse sonho se tornou um projeto de verdade, que era iniciar essa implementação, levando em conta que a implementação como um todo é um objetivo de médio prazo que, como tal, levaria de três a cinco anos.



A primeira coisa que aprendi é que não dá para implementar a holacracia “em partes”. Ou implementa totalmente ou não implementa.
Segundo, dei o livro de presente pra todos na equipe. E compartilhei a Constituição em nossa “wiki” da empresa no Notion.
É importante lembrar que a holacracia é um sistema de gestão totalizante. Você pode se beneficiar de algumas práticas implementando sozinho/a, na sua equipe ou em parte da empresa, mas não será nada parecido com a implementação na empresa inteira e uma compreensão geral de todos de como ela funciona – começando pelos “chefes” egocêntricos que não sabem abrir mão de seus “pequenos poderes”.
A holacracia é quase que uma linguagem diferente. Tem todo um sistema de conceitos que precisam ser absorvidos para a prática se tornar consistente. E, como diz o Brian, “normalmente a linguagem é entendida como uma expressão da cultura, mas ela também a cria”. O fato é que, quando você passa a falar sobre papéis, propósito, domÃnios, responsabilidades, tensões, governança, isso afeta a sua vida por completo – não apenas no trabalho como na famÃlia, no cÃrculo de amizades e tudo o mais.
Eu diria que a holacracia amadureceu o meu entendimento sobre o uso pessoal do método GTD™ e o método GTD™ sofre um boost quando implementado junto com a holacracia.
No mais, é testar e aprender, corrigir e estudar, e tentar de novo. Eu pretendo sim tirar a certificação da Holacracy e isso vai me ajudar demais a ensinar sobre esse modelo, mas hora vocês podem continuar conferindo as minhas percepções pessoais.
No momento, uma das melhores coisas é a clareza de definir as responsabilidades para um papel, e não por uma pessoa especÃfica. Eu não sou “a Thais” na empresa, e sim a professora, a CEO, a criadora de conteúdo, a designer. E cada um desses papéis tem um propósito e complexidade em nÃveis diferentes.
“Certamente a holacracia não retira de mim – nem de ninguém – o valor de ser um lÃder bom, atento, consciente. O sistema apenas reparte essa necessidade entre mais pessoas e a transforma em uma competência útil, em vez de um ideal inatingÃvel.”
Brian J. Robertson
Que legal, parabéns por estar curtindo esse “sonho”!
Eu sou muito interessada por esse método também. Trabalho numa empresa onde existe uma ideia de equipe autogerida. No entanto, a hierarquia da empresa continua sendo a velha hierarquia… Eu estudo para tentar implementá-la na equipe com quem trabalho. No entanto, o que me chamou mais a atenção no texto e gostaria de ouvir mais a respeito é: o que seria a “wiki” da empresa e como ela é organizada e alimentada pelos membros? Como é que é passado o conhecimento para os novos membros da equipe?
Oi Thais! Estou acompanhando o clube do livro GTD e agora que está acabando pensei em sugerir o livro da Holocracia como próximo para continuar o clube. Eu estou tentando implementar na minha equipe (somos 3 por enquanto) e acho que poderÃamos aprender muito todos juntos. Beijos!
Você sabe que eu tava pensando nisso? Talvez sim. Mas precisa ser autorizado pela editora. 😉